Dicas

Guia do cupcake perfeito: tudo que você precisa saber!

janeiro 16, 2019

Irresistíveis, os bolinhos com recheio e cobertura são, atualmente, os queridinhos das festas, lembrancinhas de chá ou de qualquer outra comemoração que queira mais cor e sabor na mesa.

O cupcake vem se tornando um dos doces mais populares da confeitaria e sua versatilidade é seu maior triunfo, pois tem uma massa básica que pode ser usada em quase todas as receitas, além de permitir diferentes tipos de decorações e recheios.

Por ter se tornado uma verdadeira febre que agrada a todos, a produção e venda vem crescendo, e a cada dia mostra um empreendimento que pode ser feito de casa e próximo da sua família. Iniciar um negócio, no entanto, não é tão simples como parece. Além de acertar nas receitas, é necessário criar uma marca, divulgar seu produto e gerenciar seu futuro negócio.

Quer saber como fazer cupcake e começar a vender? Então continue lendo este texto. Nós falaremos sobre quais são os acessórios necessários, principais tipos de massa, como divulgar na internet e muitas outras dicas para deixar sua guloseima perfeita para dar água na boca!

Escolha a maneira que você vai trabalhar

Uma das primeiras decisões que você terá que tomar e que vai influenciar na venda dos cupcakes, é a forma como os bolinhos serão vendidos na sua região.

Apesar de não ser um doce tão trabalhoso — e se você fizer em casa não terá tanto investimento —, a maneira como você oferecerá para os clientes é que vai lhe ajudar a ter maior alcance ou não. Por isso, nós separamos algumas das principais opções de venda. Escolha a que melhor se encaixar ao seu projeto e mão na massa! 

Montar uma loja

Montar uma loja só de cupcake é uma alternativa que precisará de um investimento grande, mas que trará ótimas possibilidades e retorno futuramente. Isso porque você pode vender diretamente para o público, além de trabalhar com encomendas. 

Caso essa seja sua preferência, escolha muito bem a localização da sua loja. Lembre-se: quanto mais pessoas passarem pelo local, melhor! Também é essencial montar um ambiente aconchegante, trabalhar bem a divulgação — não somente do espaço, mas também dos produtos — e contar com a melhor equipe de funcionários

Vender cupcake diretamente

O seu orçamento está um pouco apertado e não tem como abrir uma loja agora? Não tem problema. Você pode vender diretamente para as pessoas em diversos locais.

Para isso, você vai precisar ter alguns acessórios como bolsas térmicas e embalagens para transportar os docinhos. Você pode vendê-los para funcionários de lojas de shoppings, em escolas ou faculdades, empresas, ou até mesmo batendo de porta em porta. Lembre-se também de falar com os seus colegas, familiares e vizinhos. 

Contudo, se você preferir ficar em um único lugar, não esqueça de calcular um ponto estratégico para oferecer o seu produto. É essencial que tenha um grande fluxo de pessoas. 

Negociar com revendedores 

Esta é uma outra oportunidade para você começar a vender cupcakes e ganhar um dinheiro extra. Você pode tentar parceria com diversos estabelecimentos — desde cafeterias, bistrôs, restaurantes, mercadinhos e docerias — que poderão revender o seu doce. 

Faça uma lista com os estabelecimentos mais próximos da sua casa, procure contato com o gerente ou o dono e apresente os seus cupcakes fazendo uma demonstração. Assim que pegar confiança, elabore uma nova lista com novos lugares. Dessa vez, arrisque ir um pouco mais longe da vizinhança. 

Agora que você decidiu de que maneira vai trabalhar, quer saber um pouco mais sobre como fazer cupcake com os acessórios necessários, quais ingredientes utilizar, como escolher os sabores e muito mais? Continue a leitura! 

Acessórios necessários antes de colocar a mão na massa

Confeitar é uma das melhores partes para os amantes de um bom doce. E para preparar cada receita, é necessário que o confeiteiro tenha precisão. 

Mas para que tudo funcione em harmonia e antes de você colocar a mão na massa — literalmente —, é bom saber quais acessórios são necessários para fazer os deliciosos cupcakes. 

Batedeira

Peça-chave na hora de misturar os ingredientes, inclusive em grandes quantidades, a batedeira é a queridinha de quem trabalha com confeitaria. Entre os diferentes tipos existentes, a batedeira planetária é a mais indicada para quem deseja trabalhar com doces. 

Indicada para cupcakes, ela tem um modelo completo e profissional, e vem acompanhada de batedores resistentes e tigelas para serem utilizados em massas e misturas. 

Formas para assar

Existem diferentes formatos de formas para doces no mercado. Para os cupcakes, porém, elas são necessárias para moldar ainda mais, dando sustentação para as forminhas de decoração. As formas vem com 6, 12 ou 24 cavidades, e podem ser de alumínio.

Na Chef Center, por exemplo, você encontra as assadeiras nas cavidades de 12 ou 24. Contudo, caso você não possa adquirir a sua forma agora, existem outras soluções: 

  • utilize formas de alumínio para empadas, pois elas também servem. Basta colocá-las em uma forma maior para não ter problemas na hora de retirá-las do forno; 
  • opte por usar três forminhas de papel, uma dentro da outra. Assim, haverá firmeza e você conseguirá evitar que a massa abraça demais;
  • tente usar formas individuais de silicone

Forminhas de papel

É quase impossível falar em cupcakes sem mencionar as forminhas de papel. 
Além de darem um toque especial na decoração do evento, elas podem indicar o sabor e são irreverentes! 

Existe uma variedade de forminhas, por isso, se você for fazer para alguma ocasião especial, preste atenção nas edições exclusivas, como as de natal, páscoa, dia dos namorados etc. 

Como dissemos, existem vários tipos de forminhas, todavia, as formas padrão de cupcakes são as de número zero e tem cerca de 5 cm de largura. Já as de mini-cupcakes tem cerca de 3cm e dão um aspecto mais delicado ao doce. Mas com certeza você vai encontrar outros tamanhos, como o jumbo, que é o dobro do tamanho normal.

Bicos para confeitar

Não confeitar o cupcake perde um pouco a graça, não é verdade? Além de ser delicioso, o cupcake conquista pelos olhos e, logo em seguida, ganham nosso paladar.

E para isso ser possível, existem diversos modelos de bicos para confeitar. Entre eles, então o pitanga, perlé, babado, serra e pétala e folha. Com eles você terá o acabamento necessário na hora de decorar o seu doce.

Além do bico, você deverá comprar um saco de confeitar. Eles são utilizados para colocar a cobertura, que é a parte diferencial dos cupcakes. 

Cortadores 

Esse equipamento, como o próprio nome já diz, serve para cortar massas, biscoitos e pasta americana, por exemplo. Existem diversos formatos e tamanhos: coração, gota, flores, estrela, entre outros. 

E os cortadores são excelentes para criar decorações mais divertidas, sobretudo se for uma festa de criança.

Ingredientes para um cupcake de sucesso

Para início de conversa, o sucesso de uma boa receita de cupcake é a qualidade dos ingredientes utilizados. Muitas vezes as receitas são replicadas e acabam apresentando resultados diferentes. Isso acontece porque os ingredientes podem variar de uma marca para outra — ao comprá-los, tenha o costume de ler a embalagem. 

Aqui, nós listaremos os principais ingredientes para cupcake básico. Mas não se esqueça que existem diversas opções. Use a sua criatividade e prepare uma deliciosa sobremesa! Você vai precisar de: 

  • 2 ovos;
  • 1 xícara (chá) de açúcar;
  • 2 colheres (sopa) de manteiga em temperatura ambiente;
  • 1 colher (sobremesa) de essência de baunilha;
  • 2 xícaras de farinha de trigo;
  • 2 colheres (chá) de fermento em pó; 
  • 1 xícara de leite. 

O modo de preparo é muito simples e prático, e para facilitar ainda mais o processo, segue abaixo todo o passo a passo: 

  1. Peneire a farinha de trigo junto com o fermento e reserve;
  2. Bata os ovos com o açúcar até formar um creme; 
  3. Após bater os ovos, acrescente a manteiga e bata até misturar. Diminua a velocidade e vá adicionando a essência de baunilha aos poucos; em seguida, intercale com o leite e a farinha de trigo. Bata até misturar;
  4. Preencha as forminhas de cupcake, deixando um espaço — de um dedo, por exemplo — para que os bolinhos cresçam ao assar; 
  5. Leve ao forno pré aquecido a 180 ºC por, aproximadamente, 30 minutos. Você também pode deixá-los dourar. 
  6. Deixe esfriar e faça um corte em círculo no centro bolinho. Desse jeito, será possível tirar o miolo e recheá-lo. Porém, não retire todo o fundo para que o recheio não vaze.

​Como escolher os sabores com melhor custo-benefício?

Como os cupcakes são muito versáteis, eles podem ser servidos em diversas ocasiões: festas infantis, casamentos e até mesmo na reunião com a família e amigos. E há uma infinidade de sabores que podem ser usados para alegrar a comemoração e deixar o dia mais saboroso. 

Para ganhar dinheiro, no entanto, é importante saber fazer diferentes sabores de cupcakes. Desse modo, você conseguirá ampliar o leque de possibilidades dos seus clientes. Quer saber quais são os melhores sabores de cupcakes para a sua venda? Então veja as combinações mais pedidas que separamos para você!

Baunilha

Saber fazer um cupcake de baunilha — que é um sabor bem básico — é um grande começo para investir. A versão mais tradicional é com buttercream, um creme amanteigado. Mas esse sabor também tem uma combinação perfeita com ganache de chocolate ou frutas. 

Chocolate

Por ser o queridinho de muitas crianças e também dos adultos, o chocolate é um sabor curinga para quem quer começar a vender cupcakes. Pode apostar: ele combina com qualquer comemoração — até mesmo para o natal, já que as festas de final de ano estão se aproximando. 

Doce de leite

Esta opção é para agradar àqueles que apreciam um cupcake mais doce. Caso opte por essa alternativa, faça o bolinho com a massa branca simples, deixando o doce de leite brilhar na hora de colocar a cobertura. 

Brigadeiro

Ao leite, meio amargo ou branco. Quem é que não gosta de um bom brigadeiro? E que tal apostar em cobrir o cupcake com este delicioso doce típico da culinária brasileira? Lembre-se que o brigadeiro precisa estar com uma consistência mais firme. Deste modo, ele não corre o risco de escorrer pela forminha. 

Além dos sabores citados acima, você ainda pode investir nos cupcakes de churros, cenoura, negresco, amendoim, brownie, entre outros. 

Principais tipos de massa de cupcake

A massa é tão importante quanto o recheio e a cobertura, pois ela não pode estar ressecada, mas também não precisa ser tão gordurosa. Ao contrário do que muitas pessoas pensam, a massa do cupcake é diferente da massa para bolo, principalmente em relação ao modo de fazer. 

As receitas de cupcakes batem pouco na batedeira, pois normalmente são apenas para misturar os ingredientes. A dica é preparar a massa um dia antes da montagem, isso evita o ressecamento. Além disso, utilize todos os ingredientes em temperatura ambiente. 

Abaixo, listaremos as principais massas mais utilizadas no mercado. Mas não se esqueça que há diversas versões, e que a escolha é de sua preferência e da combinação com o recheio e a cobertura.

  • genoise tradicional; 
  • chocolate; 
  • limão;
  • amanteigada de laranja;
  • nozes; 
  • cenoura.

Melhores coberturas de cupcake

A cobertura pode ser feita com diversos tipos de receitas: creme de manteiga, chocolate, chocolate branco, chantilly, entre muitas outras opções. Além de ser deliciosa, a cobertura para cupcakes deixa os bolinhos ainda mais bonitos e prontos para decorar qualquer mesa. 

A receita de marshmallow, por exemplo, é uma boa alternativa para os dias quentes, principalmente se for deixar a mesa arrumada algumas horas antes do início do evento. A seguir, veja alguns exemplos:

Buttercream

Uma das coberturas mais populares é a buttercream, sobretudo nos Estados Unidos — país onde o cupcake foi criado. Essa cobertura trata-se de um creme preparado com manteira, leite, essência de baunilha, açúcar de confeiteiro e o corante de sua preferência. 

Marshmallow

Delicioso, o marshmallow deixa o cupcake lindo e brilhante. Ele deve ser aplicado sempre fresco, porque perde a textura facilmente depois de um tempo. Prefira essa cobertura no inverno, porque ela pode derreter com o calor. 

Colorida

Colorir o cupcake é superdivertido e alegre, por isso muitos pais investem nessa cobertura para a festa dos seus filhotes. O principal tipo de cobertura colorida, e a mais usada também, é a de chantilly

Firme

Toda cobertura pode ficar dura. Na verdade, o ponto ideal é bem consistente. Ou seja, se ela ficar mole é sinal que não chegou ao ponto ideal. Para essa opção, você pode utilizar o brigadeiro, pois ele tem uma consistência firme, além de não derreter no decorrer do evento. 

Temas decorativos de sucesso

O legal dos cupcakes é a possibilidade de você brincar com cores, formas, recheios e coberturas, tudo para garantir uma apresentação de encher os olhos e ter um sabor irresistível. 

Além de ser itens obrigatórios, usar as forminhas é uma das maneiras mais práticas para decorar seu cupcake. Atualmente, existe uma variedade enorme no mercado.São diferentes cores, estampas e tamanhos. 

Para as festas de casamento, uma ótima decoração é apostar em enfeites que remetem a flores delicadas. Para um aniversário mais descontraído, como uma festa de 21 anos, você pode arriscar em cores mais vivas. 

Há também os toppers, que são aquelas figuras coladas em palitinhos que ficam dentro do cupcake. É possível fazer de quaisquer personagens e para qualquer ocasião, desde chá de revelação até uma festa mais formal, como o de uma empresa, por exemplo. 

A decoração com pasta americana também é uma boa saída, pois ela permite modelar todos os detalhes do doce. O bom é que a pasta já é vendida pronta, basta apenas sovar bem e modelar. 

Como congelar e descongelar o cupcake? 

Para garantir que exista tempo suficiente para montar e decorar o cupcake, e também para que não haja atrasos nas entregas, às vezes é necessário preparar as massas e recheios com antecedência. Mas como mantê-los fresquinhos?  Veja as dicas de como armazenar, congelar e descongelar sem perder a qualidade, textura e o principal: o sabor. 

Primeiro, certifique-se de que o seu freezer esteja limpo, sem nenhum resíduo de alimentos que possam alterar o sabor das massas e dos recheios. 

Armazenando

Se você quer guardar o cupcake o máximo de tempo possível e manter os sabores intactos, você deve seguir alguns passos. São eles: 

  • deixe os cupcakes esfriarem até a temperatura ambiente; 
  • após esfriarem, coloque-os dentro de uma caixa com tampa; 
  • não cubra os docinhos com papel ou plástico; 
  • eles deverão ficar lado a lado e não empilhados. 

Deixá-los na temperatura ambiente também ajuda a manter a textura e umidade. O ressecamento será muito menor do que se estivessem na geladeira, por exemplo. Eles estarão perfeitos até 48 horas depois, mantendo o sabor e frescor. 

Congelando

Você quer antecipar sua encomenda e congelar os cupcakes para aquela próxima festa? Não sabe o que fazer nesta hora? Então pega o bloquinho e a caneta para anotar as dicas.

Caso os cupcakes esfriem em temperatura ambiente, eles podem ser embalados individualmente. Em seguida, coloque-os em outro recipiente vedado ou em sacos ziplock.

Contudo, se o doce já estiver com recheio e cobertura, o trabalho será um pouco maior. Você pode embalar de forma individual e depois colocar em um depósito firme para não se moverem.

Descongelando

Chegou o dia do evento. Mas como trazer estes bolinhos novamente à tona? É bem simples! 

Tire-os do congelador e remova a embalagem ainda congelados. Deixe-os em temperatura ambiente.

Saiba como divulgar seu trabalho na internet

Agora você sabe como fazer cupcake, não é verdade? Porém, se você ainda tem dúvidas de como começar a divulgar o seu trabalho na internet, tudo bem. Isso é completamente aceitável para quem está começando agora. 

Mas, antes de começar, você precisa ter isso em mente: ter uma ótima receita e vontade de vender não é suficiente. Isso porque o sucesso das suas vendas dependerá se uma boa divulgação.

E há uma explicação: o Brasil é, atualmente, um dos países com o maior número de  usuários nas redes sociais. Ou seja, além dos seus amigos e parentes, é necessário conquistar os clientes que estão no ambiente virtual — e possuem grande potencial de compra, viu? 

Apesar da divulgação boca a boca ser muito significativa, ela não alcança tantas pessoas como a internet. Se você consegue uma presença ativa nos meios de comunicação, por exemplo, o alcance do seu estabelecimento passa de restrito do seu bairro para toda a cidade, dependendo da estratégia que você adotar. 

Mas você deve estar se questionamento como começar a divulgação, não é mesmo? Por isso, confira essas dicas. 

Inicie no Facebook e Instagram

O seu investimento inicial pode ser no Facebook e Instagram. Dedique-se às postagens interativas e chame a atenção do seu público. Você também pode fazer alguns sorteios para atrair novos clientes.

No feed do Instagram, as pessoas costumam se interessar mais por imagens estáticas. Sendo assim, faça fotos dos seus produtos valorizando-os. Além disso, use o recurso do stories. Apesar de desaparecer depois de 24 horas, o espaço de conteúdo é um pouco maior. 

Publicações patrocinadas

Além das postagens orgânicas do Facebook e Instagram, que tal guardar um pouco do dinheiro e apostar em publicações patrocinadas? Isso pode ajudar a ter uma cobertura um pouco maior de pessoas alcançadas. 

Outra dica também é incentivar a interação com o público. Para isso, faça perguntas e posts que sugerem compartilhamento. 

Aposte em um blog

Se você tem um tempo para cuidar da divulgação do seu produto ou alguém possa lhe ajudar, esta é uma boa ideia. Manter um blog como página especial do site pode atrair novos consumidores. 

Você pode misturar conteúdo informativo sobre a sua mercadoria, receitas ou até mesmo textos mais livres com dicas. Mostre para o leitor que você está presente com informações interessantes, pois isso agrega valor à marca. 

Ainda está com dúvidas se vale a pena investir nas redes sociais? Se a sua resposta foi sim, então dê início ao seu empreendimento e, ao começar a usar as plataformas, monitore os resultados: anote quem é o seu público e em qual desses canais ele atua frequentemente. Assim, você conseguirá aumentar o seu desempenho. 

Com todas essas dicas, fica impossível não saber como fazer cupcake, não é? Neste post você viu tudo que precisa para montar esse doce tão maravilhoso e que da água na boca! Falamos também sobre como divulgar suas guloseimas de maneira eficaz. Agora, certamente ficou mais fácil de entender e você já está pronto para colocar a mão na massa! 

O que você achou deste conteúdo? Bom? Então, compartilhe este texto nas suas redes sociais e ajude outros confeiteiros a dominarem o mundo dos cupcakes!

You Might Also Like

No Comments

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: