Receitas

Passo a passo: saiba como fazer uma torta holandesa deliciosa!

janeiro 16, 2019
Tempo de leitura 5

Sabe aquela sobremesa que é tão boa que não tem quem ache defeito? A torta holandesa é uma delas! A combinação de um creme espesso branco, cobertura de chocolate e biscoito faz com que ela seja querida por praticamente todo mundo.

Diferentemente do seu nome, a torta holandesa não foi criada na Holanda. Ela é invenção de uma brasileira de Campinas que deu esse nome para torta como uma forma de homenagear a Holanda e os bons momentos que viveu na Europa.

No entanto, há certa confusão entre a torta holandesa e a torta alemã. As duas são realmente parecidas, só que a última também leva biscoito no meio do recheio, fazendo com que pareça mais um pavê do que realmente uma torta.

Você sabe como fazer torta holandesa? Então, acompanhe quais os principais ingredientes que precisará e o passo a passo para fazê-la aqui neste post.

Receita — Tradicional

Fazer uma torta holandesa parece simples, mas necessita de alguns cuidados para que o resultado fique bom. De modo geral, o importante é priorizar por ingredientes de qualidades, pois são eles que farão a diferença no sabor que a torta precisa.

Ingredientes

  • 1 pacote de bolacha tipo maisena;
  • 1 pacote de bolacha tipo maria cobertas de chocolate;
  • 1 lata de leite condensado;
  • 1 lata de creme de leite;
  • 200g de creme de leite fresco para o chantili;
  • 200ml de leite integral;
  • 2 colheres de sopa de água;
  • 2 colheres de chá de gelatina incolor sem sabor;
  • 100g de chocolate meio amargo picado;
  • 1 colher de chá de essência de baunilha;
  • 3 gemas.

Utensílios

Modo de preparo

Creme branco

Peneire as gemas e as coloque junto com o leite integral e o leite condensado em uma panela de tamanho médio. Misture tudo e leve para cozinhar em fogo baixo. Não pare de mexer. Assim que o creme engrossar e a mistura começar a levantar fervura, desligue o fogo. Espere a mistura esfriar.

Em seguida, dissolva a gelatina na água e, assim que o creme estiver frio, acrescente a gelatina e misture bem. Deixe o creme reservado na geladeira.

Enquanto isso, bata o creme de leite fresco até virar chantili. Depois, acrescente esse chantili ao creme que está na geladeira. Aproveite e coloque uma colher de chá de essência de baunilha no creme. Misture com delicadeza e volte tudo para a geladeira.

Coberta de chocolate

A cobertura da torta holandesa é uma ganache de chocolate. Para fazer isso, leve uma panela com o chocolate meio amargo picado para o fogo e, assim que começar a derreter, acrescente o creme de leite. Vá mexendo para que os ingredientes misturem bem. Quando a mistura ficar com o aspecto brilhante e homogêneo, retire do fogo.

Montagem

Pegue a forma de fundo removível e cubra-a com plástico filme, incluindo o fundo e as laterais. Em seguida, faça uma camada de biscoitos maisena no fundo da forma e nas laterais coloque as bolachas tipo maria cobertas de chocolate.

Depois do fundo e das laterais estarem montados, despeje o creme branco no fundo que está com a camada de biscoitos maisena. Alise bem o creme com uma espátula para que não fique desnivelado. Leve ao congelador por 15 a 20 minutos.

Em seguida, retire do congelador e acrescente a coberta de ganache no topo. Deixe na geladeira por cerca de 4 horas antes do momento de servir. Depois é só desenformar a torta!

Receita — Versão com coco

Ingredientes

  • 2 pacotes de biscoitos tipo maisena;
  • 50g de coco para decorar.
  • 2 colheres de maisena;
  • 2 gemas;
  • 2 latas de creme de leite;
  • 1 lata de leite condensado;
  • 1 garrafa de leite de coco (200ml).

Modo de preparo

Forre o fundo da forma com fundo removível com plástico-filme e depois coloque os biscoitos tipo maisena no fundo e também nas laterais. Em seguida, para o creme, leve ao fogo a maisena, o leite de coco, o leite condensado e as gemas já peneiradas. Vá mexendo tudo em fogo baixo até o creme engrossar. Depois disso, retire a mistura do fogo e coloque o creme de leite nela.

Feito o creme, despeje toda a mistura na forma com biscoitos e leve para descansar na geladeira até firmar. Isso leva em torno de 6 horas. Passado o tempo necessário, desenforme a torta com cuidado para que não se despedace e em seguida decore a parte superior com coco ralado.

Variações e receitas similares

A receita de torta holandesa recebeu diferentes versões e adaptações. Algumas versões não levam a gelatina na mistura branca, mas caso você queira ter certeza de que o creme firmará, é recomendável que utilize. Além disso, há variações com diferentes sabores. Uma das mais bem-aceitas atualmente é a versão com leite ninho.

A base da invenção da torta holandesa reside na receita de um pavê. Quem gosta da sobremesa, provavelmente também vai adorar a torta alemã, que é da mesma criadora da torta holandesa. A alemã se assemelha ainda mais com um pavê, já que tem camadas de biscoitos na sua mistura e também leva na sua cobertura uma camada consistente de ganache.

Para os mais aventureiros, é provável que gostem da sobremesa tiramisù. Diferentemente das duas anteriores, essa receita é tipicamente italiana. Ela também consiste em camadas de bolacha, mas, em vez das de maisena, são utilizadas as bolachas champanhe, além de também levar café e cacau na composição.

Neste post você viu que fazer uma torta holandesa não é tão complicado como parece, mas requer alguns cuidados com a procedência dos produtos e também com as etapas da receita.

Além disso, há mais de uma maneira de prepará-la para quem quer variar um pouco da versão mais tradicional. Agora, é só seguir cada uma das etapas e se aventurar na cozinha! Não se esqueça de nenhum detalhe, ok?

E aí, aprendeu a como fazer torta holandesa? Quer aprender outras receitas também? Então, é só curtir nossa página do Facebook para não perder nenhum conteúdo como esse. Até a próxima!

Você também pode gostar

Sem comentários

Deixe uma resposta

Scroll Up
%d blogueiros gostam disto: