Conheça técnicas e ferramentas para decoração de doces

A escolha da decoração de doces é a cereja do bolo para qualquer festa: seja em aniversário infantil, na cerimônia de casamento, na celebração do batizado ou até mesmo no chá revelação, a mesa com as sobremesas chama a atenção dos convidados. 

É verdade que montar a mesa de doces é uma das etapas mais divertidas, além de ser um diferencial para o confeiteiro em tempos de concorrência. No entanto, há diversas opções de decoração que podem variar de acordo com a temática da festa. Por isso, cada escolha é fundamental para que o resultado seja delicioso e incrível.

Quer saber mais sobre decoração de doces e conferir as principais ferramentas que podem ser utilizadas? Então, continue lendo este post e tenha várias inspirações para as próximas guloseimas! 

Escolha os moldes para doces 

Bateu aquela incerteza sobre qual molde usar na hora de fazer os seus doces? Você fica na dúvida se é melhor usar uma forma de acetato, silicone ou policarbonato? Fique tranquila! Ter essas dúvidas é mais normal do que parece ser. 

A verdade é que não existe um molde melhor do que o outro. O que existe é um modelo mais específico e que terá melhor adequação ao seu produto. Portanto, compreender qual tipo de doce você pretende fazer é importante na hora de escolher um molde.

E se está começando no mundo da confeitaria, anote essas dicas para não desperdiçar dinheiro: dê prioridade para os desenhos mais clássicos.

Conheça os tipos de assadeiras

Usar uma assadeira parece ser uma tarefa simples, não é mesmo? Às vezes, porém, não é levado em conta qual tabuleiro será utilizado. E você sabia que isso pode alterar o resultado final do seu doce? 

É que de acordo com o material utilizado, o tempo de cozimento, consistência e uniformidade mudam. E é por esse motivo que é tão indispensável saber quais são os principais tipos de assadeiras

Algumas podem ser antiaderente, aço inox e de alumínio. Elas também podem ser formadas de vidro, cerâmica ou silicone. 

Utilize bicos para confeitar

Confeitar doces é uma verdadeira arte — afinal, eles conquistam primeiro pelos olhos, não é mesmo? E os bicos para confeitar são produtos fundamentais nessa hora.

Há diversos modelos no mercado, podendo ser de plástico, alumínio ou aço inox. Ao todo, cinco tipos são indispensáveis para a cozinha de um confeiteiro. São eles: 

  • perlé;

  • pitanga;

  • serra;

  • babado;

  • pétala e folha.

Lembre-se de que os primeiros trabalhos de decoração podem não ter uma aparência tão bem-apresentada, porém, com um pouco mais de prática — e paciência — pode ter certeza que eles terão a modelagem correta. 

Use forminhas diferenciadas

As forminhas são uma das grandes aliadas na hora de finalizar um doce decorado. Além de darem o formato para o seu produto, elas também garantem a delicadeza no acabamento.

Atualmente, existem diversas opções, com diferentes cores, tamanhos, formas e texturas. Mas usá-las vai muito além da finalização. Isso porque essas peças são fundamentais na hora de transportar os doces, pois trazem segurança.

Em uma festa de casamento, por exemplo, você pode investir em formas de cores mais delicadas. Se o evento for um aniversário mais descontraído, porém, não tenha medo e arrisque em cores chamativas. Mas não vá exagerar, tá bem?

Agora, que tal você conferir o tipo de forma mais adequado para o seu doce? Além disso, continue a leitura e veja algumas técnicas que deixarão a decoração de doces impecável! 

Combine os doces com as cores da festa

A identidade visual tem sido explorada em diversas comemorações. Para que isso seja possível, empresas com buffets, por exemplo, podem ser contratadas para desenvolver ilustrações, seja para os convites, seja para as lembrancinhas.

Pensando nisso, procure conversar com o seu cliente e, caso haja necessidade, dialogue também com outros profissionais que estão preparando o aniversário. Dessa maneira, vocês podem pensar juntos na melhor decoração — tanto para os doces como para o ambiente da festa. 

Anote esta dica: é importante demais que o confeiteiro esteja em sintonia com a identidade visual da festa. Não se esqueça disso! 

Aposte em doces personalizados

O que chama mais atenção: uma mesa com doces personalizados ou com doces simples? Se pensou nos personalizados, então chegou a hora de começar a investir nisso! Você pode optar por personagens animados ou que representem o aniversariante. Há também símbolos que remetem a algum hobbie ou profissão.

E você tem variadas opções para decorá-los. As modelagens podem ser feitas com pasta americana, merengue francês, italiano ou suíço. Você pode apostar em colocar também a inicial do nome ou confetes.

Mas preste atenção para não exagerar nos doces personalizados. Aqui, também vale a máxima de conversar, primeiramente, com o cliente. Assim, você consegue entender qual é o desejo dele e o clima da celebração. 

Capriche na montagem da mesa

Como dissemos no começo deste texto, a decoração de doces é o ponto central de muitas festas, e, exatamente por isso, a montagem da mesa merece uma atenção especial e deve ser bem caprichada! 

Assim que você identificar a identidade visual do aniversário, entender o que o cliente deseja, escolher as formas e os bicos de confeitar e preparar os doces personalizados, chegou a hora de planejar a montagem dos doces. Para que tudo saia como planejado, mantenha a calma! Do contrário, todo o seu trabalho realizado até o momento poderá não ser valorizado.

Escolha as travessas e bandejas que serão utilizadas no local. Tenha atenção também a altura de cada recipiente que embalará as guloseimas. O importante é você ter certeza que nenhum doce ficará encoberto por outro, ficando assim escondido.

Você também pode apostar em espalhar alguns doces pela mesa dos convidados e na mesa do bolo. Desse jeito, todos os espaços disponíveis serão ocupados — isso ajuda a não ficar com aquela impressão de que há muitas áreas vazias no local.

Neste post você viu quais são as ferramentas para decoração de doces e quais técnicas utilizar. Agora, ficou mais fácil de entender, não é mesmo? Coloque as nossas dicas em prática para fazer lindas decorações e alavancar ainda mais as suas vendas! 

Gostou do nosso conteúdo? Na Chef Center você consegue encontrar todos os itens que listamos. Venha conhecer a nossa loja! 

 


Deixe uma resposta