Receitas

Aprenda como fazer chocotone de forma rápida e fácil

janeiro 22, 2019

O tradicional panetone pode ser a cara do Natal, mas sua versão de chocolate está cada vez mais presente na mesa dos brasileiros. Trata-se, por isso, de uma boa opção para vendas. Mas você sabe como fazer chocotone?

A guloseima, que traz a mesma massa do panetone, tem agradado bastante aos apaixonados por chocolate. Além disso, o chocotone deixou de ser um quitute específico do Natal: as pessoas têm buscado pelo produto inclusive em outras épocas do ano. Então, você não pode deixar de aprender a fazer essa delícia!

Quer descobrir um pouco da história do panetone e conferir uma receita incrível de chocotone? Continue a leitura!

Como surgiu o panetone?

A história do pão doce recheado com frutas cristalizadas começa em Milão, na Itália. Contudo, a origem exata é um mistério. Como em todo bom mistério, algumas lendas são atreladas à história: a mais famosa delas conta que o panetone surgiu devido a um “erro” cometido por um padeiro.

Segundo a teoria, ainda na Idade Média, um rapaz muito dedicado chamado Toni trabalhou até tarde na padaria em busca de terminar os quitutes para o Natal. Porém, o padeiro estava cansado e acabou acrescentando uvas-passas ao pão doce. Quando viu o erro, tentou reverter a situação, colocando ingredientes como ovos, farinha, frutas cristalizadas.

Toni, que estava esperando a bronca do patrão, teve uma surpresa quando o chefe gostou do resultado. Na verdade, seu trabalho foi tão apreciado que recebeu o nome de “Pane di Toni” (“Pão de Toni”). Assim, com o passar do tempo, o quitute passou a ser chamado de panetone.

Outra versão

Em outra versão da lenda, a criação do panetone foi motivada pelo amor. Tudo porque um rapaz, também chamado Toni, era apaixonado por uma moça e queria muito impressionar o pai dela, um grande padeiro da região que não aprovava o relacionamento. Assim, o jovem criou o pão com frutas cristalizadas e a iguaria tornou-se muito popular, recebendo depois o nome de “Pão de Toni”.

Seja qual for a história correta, o importante é que temos essa saborosa guloseima em inúmeras versões hoje. Que tal aprender como fazer chocotone de forma simples e rápida? Veja uma receita incrível a seguir.

Como fazer chocotone?

O chocotone é uma versão do panetone que usa gotas de chocolate no lugar das tradicionais frutas cristalizadas e uvas-passas. Além de ter uma boa procura, a receita não exige procedimentos complexos ou utensílios de confeitaria muito diferentes. Ou seja: trata-se de uma opção excelente para vender, já que você pode atribuir um preço acessível ao produto.

Então, vamos ver como fazer chocotone e deslanchar as vendas? Acompanhe o passo a passo necessário.

Ingredientes

Para obter um chocotone de massa fofa, leve e com bolhas de ar, é preciso ficar bastante atento quanto aos ingredientes usados. Afinal, cada um deles tem sua importância para o resultado. A seguir, confira todos os itens dos quais você vai precisar:

  • 240 g de farinha de trigo;

  • 15 g de fermento biológico fresco;

  • 3 colheres de sopa de água morna;

  • 3 colheres de sopa de leite em pó;

  • 2 colheres e meia de sopa de açúcar;

  • 1 ovo e duas gemas;

  • 4 colheres de sopa de leite morno;

  • 4 colheres de sopa de margarina (temperatura ambiente);

  • 1 colher de sopa de essência de panetone;

  • 1 pitada de sal;

  • 1 xícara de chocolate (picado ou em gotas).

Modo de preparo

Separou os ingredientes? Então, é hora de colocar a mão na massa! Em um recipiente, misture as 3 colheres de farinha de trigo, o fermento biológico e a água morna. Escolha um lugar um pouco abafado, como o seu forno ainda desligado, para deixar a mistura descansar e crescer por cerca de 20 minutos.

Passado esse tempo, acrescente o resto da farinha de trigo, o açúcar e o leite em pó. Em seguida, junte o ovo e as gemas, o leite morno, a essência de panetone, a margarina — que deve estar em ponto de pomada, ou seja, com aspecto um pouco amolecido — e a pitada de sal.

Misture tudo muito bem, com a ajuda de uma colher ou em uma batedeira para massas mais pesadas. Quando chegar ao ponto ideal, a mistura ficará lisa e bem elástica.

Finalizando

Divida a massa em dois recipientes (o que dará cerca de 250 gramas para cada) e incorpore bem o chocolate em ambas as partes. Depois, coloque a misture em um local adequado — você pode utilizar as formas de panetones comuns.

Antes de levar a massa ao forno, deixe-a descansar por aproximadamente 40 minutos em um lugar abafado. Se o clima estiver mais frio, prolongue o tempo. Você verá que a mistura crescerá bem, chegando ao topo da forminha.

Levando ao forno e embalando

Em seguida, leve o chocotone para assar no forno preaquecido a 180° C por 30 minutos (ou até a parte de cima ficar bem dourada). Depois que esfriar, coloque-o em um saco plástico. Capriche na embalagem e faça um bonito laço. Afinal, a apresentação conta bastante e contribui para atrair clientes!

Essa é apenas uma das receitas incríveis que aproveitamos para mostrar a você como fazer chocotone. Um toque especial a ser usado na guloseima é a criatividade. Por isso, não tenha medo de inovar e deixar o quitute com a sua identidade culinária.

Você pode acrescentar nozes ou castanhas a essa mistura, por exemplo. Com certeza, o resultado ficará incrível. Que tal recheá-lo com chocolate trufado ou brigadeiro? As opções são ilimitadas, então fique livre para criar!

E então, aprendeu como fazer chocotone? Como foi possível notar, a receita é simples, mas requer paciência para esperar o tempo adequado entre os processos. A parte mais importante é a hora da fermentação, responsável por boa parte da textura desse pãozinho delicioso. Assim, dobre a atenção nesse passo e siga todas as nossas dicas. Sem dúvidas, o seu chocotone vai ser um sucesso!

Gostou da receita? Você pode usá-la como base, deixando sua criatividade aflorar e trazer inovação ao chocotone. Não se esqueça de deixar um comentário abaixo com suas opiniões e ideias, ok? Até a próxima!

 

You Might Also Like

No Comments

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: