Aprenda como usar placa de textura da maneira certa

A arte de confeitar tem ganhado destaque no dia a dia na cozinha de quem gosta de preparar doces e bolos artesanais com toques de sofisticação e elegância. No entanto, muitos confeiteiros não sabem como usar placa de textura, a fim de que os seus produtos fiquem ainda mais bonitos e saborosos!

A placa de acetato é usada para decorar iguarias adocicadas, por meio do uso de chocolate temperado e, atualmente, é possível encontrar no mercado várias texturas diferenciadas do utensílio para dar o acabamento ao produto.

Para ajudar você a aprender a usar a placa de textura de modo correto, trouxemos dicas simples e funcionais que prometem deixar os seus bolos e doces muito mais apetitosos. Então, vamos conferir? 

O que é chocolate temperado?

Antes de mais nada, vamos falar um pouco sobre o chocolate temperado. Afinal, embora o termo seja bastante utilizado na gastronomia, muitos confeiteiros iniciantes não sabem ao certo do que se trata.

Se ainda não trabalhou com temperagem, não se assuste! A técnica consiste em aquecer e resfriar o chocolate, a fim de obter uma textura mais brilhante e fácil de modelar na hora de preparar bombons, ovos de Páscoa, trufas, bolos, entre outras deliciosas sobremesas.

O processo é usado para que o chocolate não fique com aspecto emborrachado e derreta com mais facilidade. Ou seja, a temperagem tem como objetivo cristalizar a manteiga do cacau presente no produto e, desse modo, garantir que ele ganhe um brilho acetinado e o imprescindível toque crocante.

Ainda é válido dizer que todo chocolate precisa ser temperado. Entretanto, cada qual tem uma temperatura de aquecimento específica. Por exemplo, o tipo branco necessita de menor aquecimento do que o chocolate ao leite!

Depois da breve explicação sobre a técnica de temperar o chocolate, vamos entender como usar placa de textura e valorizar ainda mais os seus doces de batizados, casamentos e afins!

Como usar placa de textura?

Conhecidas também como tapete decorativo ou de decoração, a placa de textura, geralmente, é feita de plástico ou silicone e pode ser adquirida em lojas especializadas em artigos de confeitaria.

Os preços são bem acessíveis e você encontra uma variedade de desenhos diferentes, tais como: folhagens e flores, corações de diversos tamanhos, ranhuras, motivos geométricos e abstratos, estrelas e tantos outros.

Também é válido dizer que as placas de texturas são reutilizáveis, ou seja, é possível usar uma delas para decorar um bolo e, em seguida, lavá-la para utilizar em outro confeito.

A seguir conheça o passo a passo de como usar a placa de textura e entenda que não há segredos para começar a trabalhar com o utensílio agora mesmo!

Aplique a camada de chocolate

Depois de escolher o chocolate e temperá-lo da maneira adequada, é hora de espalhar as camadas sobre a placa. O indicado é que sejam utilizadas duas camadas do produto sobre ela.

A primeira camada tem como objetivo preencher todas as lacunas do tapete decorativo. Assim, você garante que a sobremesa não tenha falhas no desenho ou na textura e, também, que não sejam criadas bolhas de ar no chocolate, o que pode comprometer a arte final do seu trabalho.

Outra dica para evitar as bolhas de ar é bater a placa, de maneira delicada, contra a mesa.

A segunda camada, por sua vez, serve para cobrir totalmente a placa, de modo que ela não fique descoberta em ponto algum. Geralmente, duas camadas são suficientes, mas alguns culinaristas utilizam uma a mais, caso o chocolate apresente uma textura mais fina e delicada.

Teste a textura do chocolate

O produto precisa estar no ponto certo antes de ir para a geladeira. Então, o recomendado é que você coloque a ponta do dedo sobre o chocolate e observe se ele gruda no dedo. Caso isso aconteça, espere um pouco mais até que a digital fique impressa no chocolate.

Coloque a placa no bolo

Caso você vá decorar um bolo, é importante saber que a placa de textura deve ser envolvida no bolo já assado e o chocolate deve estar maleável.

Espere alguns minutos

O recomendado é que você deixe o bolo esfriar com a placa por cerca de 15 minutos na geladeira. O tempo costuma ser o suficiente para que o utensílio seja retirado sem estragar a decoração.

Retire a placa de textura

Ao retirar a placa de textura, tenha muito cuidado. Puxe lentamente uma das pontas do objeto, de modo que ela se solte sem muito esforço. Em seguida, descole delicadamente a peça do bolo, a fim de que o chocolate não se quebre ou venha a ter falhas.

Quais são as técnicas mais utilizadas?

Há várias maneiras de utilizar a placa de textura. A seguir, você vai conhecer as mais usadas pelos confeiteiros e pelas pessoas que gostam de cozinhar!

Técnica de textura

A técnica é utilizada para decorar doces e bombons banhados e, também, bolos cobertos por chocolate. Logo após banhar os quitutes ou passar o produto na superfície do bolo, você vai colocar a placa de textura sobre eles, a fim de marcá-los. Assim que eles secarem, você vai retirar o utensílio de maneira delicada.

Uma ótima dica é circundar o bolo com a textura que preferir e, então, colocar no centro do bolo uma generosa camada de merengue ou doce de leite. Complete a decoração espalhando uma porção de morangos graúdos (ou outra fruta de sua preferência) sobre a cobertura!

Técnica de recorte

Outra técnica muito utilizada para decorar confeitos é a de recorte. Você vai espalhar o chocolate temperado sobre a placa e vai afiná-lo de acordo com a espessura que desejar. Em seguida, vai esperar o produto secar e retirar a placa cuidadosamente.

Corte a placa de chocolate no formato que desejar e enfeite os doces. Por exemplo, recorte pequenos quadrados e distribua envolta do bolo. Ou, ainda, coloque pequenos pedacinhos sobre trufas ou cupcakes para dar o toque de sofisticação aos quitutes!

Ao aprender os segredos de como usar placa de textura, você vai garantir mais requinte e beleza aos seus confeitos. Em vista disto, não deixe de adquirir os vários modelos disponíveis no mercado e passe a agregar mais valor ao seu trabalho!

Conheça as variedades de placas de textura e outros utensílios que a Chef Center tem para você e valorize ainda mais os seus produtos!


Deixe uma resposta