Dicas, Empreendedorismo

6 dicas incríveis para uma promoção de Páscoa que traga resultados

março 25, 2019

ovo-de-pascoa

A Páscoa vem aí! Queremos saber quais são as suas estratégias para vender mais nesta época do ano.

Você oferecerá um ovo de chocolate? Ou encherá a sua doceria de coelhinhos? Que tal lançar mão de outras estratégias inovadoras? É isso que mostraremos neste post.

Daremos dicas incríveis para uma promoção de Páscoa que traga resultados de verdade. Também ensinaremos como estudar a concorrência, se planejar, fazer a divulgação corretamente e oferecer atendimento individualizado.

Preparado para vender mais? Então, continue a leitura e coloque nossas dicas em prática hoje mesmo!

1. Aproveite a venda sazonal e planeje-se

Venda sazonal significa que determinado produto está em alta em uma época do ano. Ou seja, toda Páscoa os chocolates são mais procurados porque está todo mundo quer presentear com esse produto. Logo, se você sabe disso, por que não se planejar para vender mais nessa época?

A primeira coisa que você deve fazer é pensar em uma linha de produtos especiais para apresentar nesse período. Se já tiver um carro-chefe  um queridinho entre os seus produtos , mantenha. Mas pense também em uma novidade que vá mexer com a imaginação dos seus clientes e despertar neles a vontade de experimentar o seu lançamento.

Depois, estabeleça um planejamento para a divulgação dos produtos, data de início e limite para o recebimento de encomendas, prazo de entrega (se isso fizer parte do seu negócio) e possíveis promoções.

Desse modo, você consegue ter um controle de cada etapa do trabalho e tem tempo suficiente para cumprir cada uma delas ou promover um reforço caso alguma não vá tão bem assim.

2. Estude a concorrência

Durante a fase de planejamento da sua linha para essa época especial do ano, dê uma olhadinha na concorrência para descobrir quais são os lançamentos, o que vende e de que forma você pode se diferenciar.

Exemplo: se os concorrentes fazem ovos de Páscoa para comer de colher, que tal inventar um recheio inusitado para o doce, que só você tenha? Desse modo, você trará algo novo a esse nicho de mercado.

3. Divulgue nas redes sociais

Você planejou, inventou um produto ou organizou a sua linha e agora só falta contar para todo mundo essa grande novidade. Um jeito simples e sem grandes custos de fazer isso é usar as redes sociais.

Se ainda não tiver, crie páginas para a sua confeitaria nas redes sociais, descreva seus produtos e diga se atende algum segmento especial (doces para dietas, por exemplo). Depois, divulgue os lançamentos da linha e poste fotos saborosas, que despertem a vontade de experimentar o seu produto.

Use as redes sociais ainda para fazer promoções, como um dia de degustação de determinada sobremesa, por exemplo. Ou o sorteio de um ovo de Páscoa em tamanho menor para os seus seguidores. Faça desse canal um ponto fixo de comunicação com seus potenciais clientes.

4. Aposte no diferencial dos produtos

Você já tem uma receita que desenvolveu ou melhorou, mas isso ainda não é suficiente. Portanto, aposte no diferencial dos produtos. Tenha embalagens bonitas, desenvolva uma identidade visual  de preferência, algo que os torne conhecidos também em termos estéticos  e valorize a beleza do doce.

Faça, por exemplo, tags com marcas de patinhas de coelhinhos e dê de brinde para quem comprar ovos de Páscoa para crianças. Elas poderão servir para uma divertida caça ao tesouro e de lembrança no futuro dessa experiência tão especial para os pequenos.

Para os adultos, faça um marca páginas de livros com orelhinhas de coelho. É um brinde simples e simpático que cumpre a função de “lembrar” ao seu cliente no futuro onde ele já comprou um bom ovo de Páscoa.

5. Personalize o atendimento

Lembra do canal de comunicação direto que você pode criar com seu cliente por meio das redes sociais? Aproveite tanto esse meio quanto a sua loja para desenvolver um atendimento especializado e personalizado.

Lembre aos seus clientes que a Páscoa está próxima, pergunte o que eles gostariam de ver entre os seus produtos, ouça a opinião deles e trate-os muito bem nos seus espaços  tanto físicos quanto virtuais.

Se tem alguém do lado de fora da sua loja esperando por outra pessoa, convide-o para entrar, ofereça uma prova dos seus chocolates e fale sobre eles, mas sem ser chato ou insistente.

Traga as pessoas para perto do seu produto e transforme isso em uma experiência positiva.

6. Prepare um ambiente temático na promoção de Páscoa

Leve o clima de Páscoa também para dentro de sua loja. Enfeite o espaço e lembre a quem passa do lado de fora que a data está próxima e seria bom adiantar a compra dos presentes.

Crie uma vitrine bonita e atraente, respeitando os princípios do visual merchandising, e, se for o caso e couber no seu orçamento, cogite trabalhar com panfletagem para divulgar o carro-chefe de sua linha ou alguma promoção que pretende fazer.

Ainda no seu espaço, crie algum tipo de brincadeira. Essa estratégia diverte as crianças e descontrai os adultos. Pode ser uma caça a ovinhos de chocolate, um “siga as patinhas do coelho” ou algo do tipo.

Trabalhar a temática da comemoração ajuda a estimular a compra do produto em questão pelo cliente. Se não por ele, por incentivo de terceiros, como filhos, namorada ou outros membros da família.

A maior parte das dicas é simples e sem custos para fazer a sua promoção de Páscoa. Basta se planejar com tempo suficiente, adotar as estratégias e colher os louros de uma ação de vendas sazonal bem implementada.

No que diz respeito ao investimento para a ação, estabeleça um percentual de 8 a 9% do faturamento bruto que você espera alcançar. Use esse valor para enfeitar seu espaço, distribuir brindes e agradar seu cliente de modo geral. Acredite, será um investimento que valerá a pena!

Se você gostou das nossas dicas sobre promoção de Páscoa ou ficou com alguma dúvida de como colocá-las em prática, que tal deixar o seu comentário? Teremos o maior prazer em ajudar!

You Might Also Like

No Comments

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: