Empreendedorismo

Como estabelecer o preço do ovo de Páscoa? Saiba aqui!

março 29, 2019

Assim que o Carnaval termina, lojas e confeitarias começam a expor os deliciosos ovos de Páscoa com os mais variados valores. Além disso, muitas pessoas também se preparam para produzir e vender os seus próprios produtos, a fim de aumentar a renda familiar. Mas qual é o preço do ovo de Páscoa que deve ser cobrado por quem fabrica a iguaria artesanalmente?

Afinal, diante de tanta concorrência, é importante saber precificar os ovos de Páscoa de modo correto, a fim de obter bons lucros e fidelizar os consumidores da sua confeitaria, não é mesmo?

Para calcular um preço que seja justo para você e seus clientes, trouxemos dicas práticas e eficazes, que vão dar o valor ideal ao seu produto. Então, vamos conferir?

Defina o tipo de ovo de Páscoa

Antes de mais nada, é imprescindível definir qual é o tipo de ovo de Páscoa que você pretende comercializar. O mercado oferece vários deles, sendo que cada um apresenta características próprias.

A seguir, conheça os modelos mais procurados e que prometem fazer sucesso, não somente neste ano, como nos próximos também:

  • ovo simples;
  • ovo simples + bombons;
  • ovo de colher;
  • ovo infantil;
  • ovo trufado;
  • ovo decorado;
  • bombons artesanais.

Ao escolher o estilo de ovo de Páscoa que deseja vender, vai ficar mais fácil pesquisar os preços dos ingredientes, assim como descobrir onde comprá-los, uma vez que haverá perda de tempo se você for de loja em loja.

Ao definir o tipo de produto, você vai poder se especializar em um ou dois ovos e, desse modo, eles ganharão em sabor e qualidade!

Considere o preço dos ingredientes

O segundo passo para definir o preço do ovo de Páscoa é anotar em uma planilha os valores de todos os ingredientes que você vai utilizar na fabricação dos produtos, tais quais:

  • chocolate em barra para derreter;
  • massa de recheio (se houver);
  • formas de tamanhos variados;
  • embalagens apropriadas (papel-celofane, fitas etc.)

Ao obter a soma dos materiais citados acima, é comum somar mais 10%, referente aos gastos de água, luz, gás, entre outros custos fixos.

Apenas para ilustrar o caso, vamos supor que o valor dessa fase seja de, aproximadamente, R$ 50,00 e que você consiga produzir 10 ovos. Isso significa que cada unidade vai ter um custo direto de R 5,00. Desse modo, já é possível ter uma ideia dos gastos que terá em cada ovo de Páscoa produzido!

Estipule o tempo gasto

Também é necessário calcular o tempo que será gasto para produzir os 10 ovos de Páscoa. Então, vamos imaginar que você vai fazê-los em 3 horas, incluindo as compras, o preparo das receitas e a limpeza da cozinha.

Logo, divida os 180 minutos (3 horas) por 10 unidades e o resultado será de 18 minutos. Consequentemente, esse será o tempo gasto para produzir cada unidade do produto!

Pesquise o preço dos concorrentes

Pesquisar os preços dos ovos de Páscoa dos concorrentes é essencial para ter uma base de referência para os seus produtos. Para isso, você deve ir a lojas e supermercados da cidade e, também, anotar os valores que encontrar pela internet.

O preço de venda tem que cobrir todos os custos, gerar lucros e, ainda, ser competitivo em relação aos concorrentes. Ou seja, o ovo de chocolate que você fabrica deve estar equilibrado com os valores dos demais vendidos no mercado!

Considere a mão de obra

Confeiteiros que produzem doces e outros quitutes caseiros têm o hábito de cozinharem sozinhos. Contudo, muitas vezes, é necessário ter a ajuda de parentes ou amigos para dar “aquela mãozinha” na hora de preparar, embrulhar ou mesmo limpar a cozinha.

Nesse caso, combine qual é o valor que poderá ser pago para as pessoas que estão ajudando você. A dica é, inicialmente, oferecer algo em torno de 3 a 5% do lucro de cada unidade. Mas leve em conta o fato de que muitas pessoas não fazem questão de receber nada em troca, pois apenas querem ajudar!

Para calcular a remuneração do confeiteiro, ou seja, o quanto o próprio empreendedor deve retirar todo mês, a principal dica é pesquisar a média de salário desse profissional no mercado. Contudo, avalie o lucro mensal da empresa antes de definir o ganho pessoal e ajuste o valor para menos, caso seja necessário.

Avalie a qualidade

Para atrair novos clientes e fidelizar os já conquistados, você vai ter que focar na qualidade dos ovos de Páscoa que oferece. De nada vai adiantar saber precificar os produtos, se eles não forem saborosos e bem-feitos.

Muitas vezes, para baratear os custos de produção, os confeiteiros acabam comprando ingredientes de origens duvidosas, que oferecem artigos com preços baixos demais.

Em vista disto, não hesite em procurar bons fornecedores das matérias-primas utilizadas na fabricação. Mesmo que seja preciso pagar um pouco mais pelos ingredientes escolhidos, é válido lembrar que os seus clientes vão ter a oportunidade de saborear um ovo de Páscoa muito mais gostoso!

Escolha a embalagem

Você já deve ter ouvido falar que a “embalagem valoriza o produto”, não é mesmo? Não por acaso, já que, antes de provarmos as deliciosas iguarias, a imagem que nos chega primeiro é a do ovo de Páscoa embrulhado como se fosse um presente!

Portanto, procure por embalagens que valorizem os ovos de Páscoa e aprenda a fazer a melhor decoração. Desde o papel-alumínio que vai embalá-lo até as fitas que darão o toque final, tudo deve ser escolhido com carinho para que o cliente sinta-se motivado a adquirir o produto.

Também, não se esqueça de colocar etiquetas em cada ovo de Páscoa com as datas de fabricação e de validade de cada item. Assim sendo, o consumidor vai se sentir mais confiante ao adquirir o seu produto!

Produzir ovos de Páscoa tem sido a opção de muitas pessoas que desejam aumentar a renda familiar. No entanto, podemos acrescentar que o ato de cozinhar é algo prazeroso e que aumenta a nossa autoestima, uma vez que nos sentimos úteis e valorizados.

Então, ponha a mão na massa e não tenha medo de dar o correto preço do ovo de Páscoa a fim de obter o lucro desejado. Para que isso aconteça, basta seguir as dicas simples e práticas que trouxemos para você neste post. Boas vendas e sucesso sempre!

Quer saber como fazer promoções em datas especiais? Então, leia o artigo que preparamos para você!

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