Dicas

Guia dos principais doces com chocolate: aprenda quais são e como fazê-los

abril 10, 2019

Quando uma pessoa decide ir à confeitaria para comprar uma sobremesa, quase sempre os doces com chocolate são eleitos os favoritos. Seja puro, na forma de cobertura, pavê, creme, bolo ou mousse, o chocolate é a presença certa em diversas receitas e faz muito sucesso ao redor do mundo.

Além de delicioso, o doce é muito versátil e democrático: consegue atender a um público bastante diversificado e agradar aos mais variados paladares com seus diferentes níveis de doçura. O chocolate não só fornece energia ao corpo, como estimula a produção de serotonina, hormônio responsável pelo bem-estar.

Alguns tipos não contêm lactose, sendo ideais para pessoas com intolerância ao açúcar do leite. Outros são ricos em polifenóis, ótimos antioxidantes que combatem o envelhecimento precoce.

Neste post, vamos mostrar um guia completo sobre os principais doces com chocolate. Abordaremos sobre a sua história, os principais tipos, além de deliciosas receitas de bolo de chocolate envolvendo essa gostosura. Boa leitura!

História do chocolate

O chocolate é um doce derivado da amêndoa fermentada e torrada do cacau. Os primeiros relatos de seu consumo informam que, por volta de 1500 a.C., os membros da civilização Olmeca, habitantes dos atuais México e Guatemala, já consumiam o produto. Posteriormente, Astecas e Maias, povos da mesma área, desenvolveram o costume de beber o chocolate, considerado sagrado.

As sementes eram torradas e adicionadas a iguarias — como uma base de milho fermentado ou pimenta — resultando em um sabor bastante diferente do que se conhece atualmente. Nas cerimônias religiosas, o cacau torrado era servido com mel e especiarias. Devido à sua importância, já foi achado pintado nos artefatos e templos maias, bem como em pinturas de deuses e reis bebendo chocolate.

Por meio do comércio feito pelos conquistados espanhóis, o chocolate chegou à Europa e acabou por se difundir pelo mundo todo. No início, era considerado um alimento especial pelo seu grande valor nutritivo. Apenas mulheres, nobres e sacerdotes podiam consumir o doce em cultos da Igreja Católica.

Aproximadamente em 1600, as primeiras tentativas de adicionar açúcar ao alimento aconteceram. Foi nesse período que a corte da França teve contato com a bebida e, em 1659, David Chaillou abriu a primeira loja de chocolate em Paris.

Dois anos antes, um comércio parecido apareceu na Inglaterra para competir com as casas de café. A bebida era julgada como luxuosa e apenas homens podiam visitar esses locais.

A Primeira Revolução Industrial, que aconteceu por volta de 1750, foi o passo principal para que o chocolate deixasse de ser feito conforme as tradições maias. Gradualmente, o cacau se popularizou e se diversificou com a adição de outros ingredientes.

Em 1828, o holandês Conrad van Houten encontrou um modo de extrair a gordura dos grãos de cacau moídos para transformá-los em manteiga de cacau. Assim, o hábito de ingerir chocolate em pedaços só se tornou popular 20 anos depois, em 1847, quando uma firma inglesa produziu chocolate doce em barras para comer (e não somente chocolate em pó para beber).

Na Suíça, finalmente surge a mistura de açúcar, leite e chocolate, o que dá origem ao chocolate como conhecemos atualmente.

Tipos de chocolate

O chocolate tem como ingrediente principal o cacau, que é uma planta nativa da América. Ele apresenta diversos nutrientes, como cálcio, manganês, ferro, magnésio e vitaminas. Além disso, é rico em polifenois, substâncias consideradas antioxidantes que melhoram o sistema cardiovascular e imunológico.

O chocolate também estimula a produção de feniletilamina no organismo, substância precursora da serotonina e que provoca sensação de bem-estar quando consumida.

Para você aproveitar todos os benefícios, é importante conhecer as características de cada chocolate e os seus diferentes tipos, a fim de avaliar qual o melhor para você.

Chocolate ao leite

O chocolate ao leite é o mais consumido no Brasil. Ele apresenta entre 10% a 25% de cacau e mais de 12% de açúcar e leite, sendo considerado o mais doce. Comparado com o amargo, tem menor teor de cacau e maior valor calórico.

Ele ainda leva a adição de leite em pó para chegar à cor marrom clara, sabor adocicado e textura cremosa. Ademais, pode conter a adição de gordura hidrogenada, não sendo a versão mais saudável. Por isso, não é muito recomendado e, se consumido em excesso, pode engordar.

Como o chocolate ao leite tem menos massa de cacau, é pobre em fitoquímicos e nutrientes, o que não proporciona benefícios ao organismo como a versão amarga.

Chocolate amargo

É o chocolate que apresenta a maior concentração de cacau puro, chegando até 80% da fórmula. É composto de sementes de cacau, um pouco de açúcar e manteiga de cacau. Por não conter leite, sua cor é mais escura, sendo considerado a melhor opção para aproveitar todos os benefícios do fruto.

Esse tipo de chocolate é mais puro, nutritivo e oferece propriedades antioxidantes, o que colabora para a saúde do coração.

Chocolate meio amargo

Este tipo de chocolate apresenta uma coloração escura por não conter leite, mas leva mais açúcar que a versão amarga, o que suaviza o seu sabor. Ele é feito com até 55% de cacau e tem menos calorias. No entanto, observe sempre a embalagem para saber a sua composição, pois alguns tipos contêm adição de leite e gordura.

Chocolate branco

As sementes de cacau não fazem parte do chocolate branco. Ele é composto por açúcar, leite e grande quantidade de manteiga de cacau, sendo considerado o mais calórico. Também é o que traz menos benefícios para a saúde, já que não contém as substâncias benéficas do cacau.

Chocolate sem lactose

A intolerância à lactose consiste na dificuldade de digerir o açúcar presente no leite por falta de uma enzima. É aí que entram os chocolates sem lactose, que podem ser feitos com leite de soja ou chocolate amargo.

Eles são ótimas opções para intolerantes, veganos e alérgicos à proteína do leite. Neste último caso, porém, é necessário verificar se a ausência da lactose também indica a isenção de ingredientes que levam a proteína láctea.

Logo, muitas pessoas optam pelos chocolates à base de soja. No lugar do leite, eles possuem um extrato de soja 100% vegetal sem glúten ou lactose. Estão disponíveis em barras, bombons e ovos de páscoa, sendo ideais para celíacos e diabéticos. Por isso, não deixe de experimentar doces sem lactose e surpreenda-se.

Alfarroba

A alfarroba é o fruto de uma árvore usado para substituir o cacau na produção do chocolate. Ela apresenta pouca gordura e é uma boa alternativa ao chocolate, pois o sabor é similar e não provoca compulsão alimentar.

O fruto é fonte de fibras, vitaminas e potássio. Além disso, não contém cafeína, glúten e lactose em sua composição. Esse produto pode ser encontrado em pó, barra, ovos de páscoa, gotas e bombons. Por não conter açúcar em sua receita, pode ser consumido por diabéticos.

Chocolate diet

Geralmente, o chocolate diet é chamado assim por não conter açúcar em sua composição, o que pode ser uma ótima opção para os diabéticos. Ele é feito de manteiga e massa de cacau, soro de leite e leite em pó. Apesar de não ter açúcar, essa opção não é a menos calórica, pois existe um acréscimo de gordura para manter as características do produto.

Ademais, para substituir o açúcar, são utilizados adoçantes como a sacarina e o sorbitol. Por isso, é muito importante procurar um nutricionista ou médico para que ele possa definir as quantidades ideais de consumo.

Chocolate orgânico

O cacau usado nesse tipo de chocolate é orgânico, ou seja, produzido livre de fertilizantes químicos e agrotóxicos. Existe a garantia de que o produto foi cultivado, colhido, preparado e transportado em um local sem a contaminação de produtos químicos. Por isso, o chocolate orgânico traz mais benefícios ao meio ambiente e à saúde.

Principais doces feitos de chocolate

Com os diversos tipos de chocolate existentes no mercado, é possível preparar receitas incríveis envolvendo esse ingrediente delicioso. Por agradar a diversos paladares, o chocolate faz muito sucesso no preparo de bolos, mousses, brigadeiros e outras inúmeras opções.

Se você também não resiste ao sabor desse alimento, confira as melhores receitas de doces com chocolate para deixar seus amigos e familiares com água na boca!

Receitas de doces com chocolate sem lactose

Mousse de chocolate

Ingredientes:
  • 200 g de chocolate meio amargo sem leite;
  • ½ xícara de leite de coco pronto ou leite vegetal caseiro;
  • 3 claras;
  • frutas vermelhas a gosto;
  • folhas de hortelã a gosto;
  • crocante de amêndoas a gosto.
Modo de preparo:
  • com o auxílio de uma batedeira, bata as claras em neve e reserve;
  • derreta o chocolate em banho-maria ou no micro-ondas;
  • tire do banho-maria e coloque o leite de coco;
  • misture até que fique homogêneo;
  • adicione as claras em neve delicadamente à mistura do chocolate;
  • coloque a mousse em um recipiente;
  • adicione as frutas vermelhas, o crocante de amêndoas e a hortelã por cima;
  • leve para a geladeira por pelo menos 2 horas antes de consumir.

Cookie

Ingredientes:
  • ¼ xícara de chá de farinha de arroz;
  • ¼ xícara de chá de fécula de batata;
  • 1 colher de coco ralado;
  • 1 pitada de bicarbonato de sódio;
  • 1 pitada de goma xantana;
  • ½ xícara de chá de açúcar mascavo;
  • 2 colheres de açúcar demerara;
  • 1 colher de farinha de linhaça hidratada com água;
  • 2 colheres de óleo de coco.
Modo de preparo:
  • em uma tigela, misture todos os ingredientes secos;
  • acrescente o óleo de coco e a linhaça. Misture com as mãos até que vire uma massa;
  • molde com as mãos e coloque em uma forma untada ou com papel-manteiga;
  • asse em forno preaquecido a 200°C por cerca de 20 minutos ou até dourar.

Receitas com chocolate branco

Brigadeiro branco

Ingredientes:
  • 1 lata de leite condensado;
  • 1 colher de manteiga;
  • 100 g de chocolate branco derretido em banho-maria;
  • raspas de chocolate branco a gosto.
Modo de preparo:
  • leve a manteiga e o leite condensado ao fogo;
  • quando estiver quente, acrescente o chocolate branco derretido e continue mexendo por 20 minutos ou até desgrudar o fundo da panela;
  • desligue o fogo e transfira o brigadeiro para uma tigela untada com manteiga;
  • deixe esfriar e modele os doces com a mão untada com manteiga;
  • por fim, passe nas raspas de chocolate branco e coloque em formas de papel.

Torta de chocolate branco com maracujá

Ingredientes:
  • ½ xícara de manteiga;
  • 1 xícara de farinha de trigo;
  • 1 ovo;
  • 1 pitada de açúcar;
  • 1 pitada de sal;
  • 400 g de chocolate branco derretido;
  • 1 lata de leite condensado;
  • 1 lata de creme de leite;
  • 1 colher de manteiga;
  • 1 colher de glucose de milho;
  • 1 lata de suco de maracujá;
  • 3 claras em neve;
  • 1 envelope de gelatina sem sabor.
Modo de preparo:
  • usando as mãos, misture o sal, o açúcar e a farinha com a manteiga até obter uma farofa grossa;
  • acrescente o ovo e misture até obter uma bola. Não sove a massa;
  • coloque a massa na geladeira coberta com plástico filme por 15 minutos;
  • unte as laterais e o fundo de uma assadeira redonda;
  • acrescente feijão cru e leve para o forno preaquecido a 180°C por aproximadamente 20 minutos;
  • deixe esfriar e retire o feijão;
  • para o recheio, derreta o chocolate branco em banho-maria;
  • tire do fogo e acrescente a glucose de milho, o suco de maracujá, a manteiga, o leite condensado e o creme de leite;
  • misture bem e deixe esfriar;
  • hidrate a gelatina conforme as instruções da embalagem e junte-a ao recheio;
  • incorpore as claras em neve delicadamente;
  • despeje sobre a massa e leve para gelar até o dia seguinte;
  • use as raspas de chocolate branco para decorar.

Receitas de bolo de chocolate

Bolo vulcão de chocolate

Ingredientes:
  • 100 g de manteiga;
  • 4 ovos;
  • 1 e ½ xícara de açúcar;
  • 1 xícara de chocolate em pó;
  • 1 xícara de leite;
  • 2 xícaras de farinha de trigo;
  • 1 colher de fermento em pó;
  • ½ colher de bicarbonato de sódio;
  • 1 lata de leite condensado;
  • 100 g de chocolate meio amargo;
  • 1 colher de manteiga;
  • 1 caixa de creme de leite;
  • chocolate granulado a gosto;
Modo de preparo:
  • bata o chocolate em pó, o açúcar, os ovos e a manteiga em uma batedeira até ficar homogêneo;
  • desligue a batedeira e acrescente o leite, o fermento, a farinha de trigo e o bicarbonato, misturando bem;
  • coloque a massa em uma forma untada com manteiga e polvilhada com farinha de trigo;
  • leve ao forno preaquecido a 200°C por cerca de 40 minutos. Espere esfriar e desenforme;
  • para o recheio, coloque o leite condensado, o chocolate e a manteiga em uma panela;
  • mexa bem e leve ao fogo médio por cerca de 10 minutos ou até desgrudar do fundo da panela;
  • desligue o fogo, acrescente o creme de leite e mexa bem;
  • espere esfriar e faça uma camada de brigadeiro em todo o bolo;
  • decore com granulado.

Bolo de chocolate simples

Ingredientes:
  • 1 xícara de leite;
  • 1 xícara de óleo;
  • 2 ovos;
  • 2 xícaras de farinha de trigo;
  • 1 xícara de cacau em pó;
  • 1 xícara de açúcar;
  • 1 colher de fermento em pó.
Modo de preparo:
  • coloque todos os líquidos no liquidificador e bata até misturar bem;
  • passe a massa para uma tigela e acrescente os secos, sendo o fermento por último;
  • unte e enfarinhe uma forma;
  • leve a massa em forno médio a 180°C por aproximadamente 20 minutos.

Receitas com chocolate amargo

Torta de chocolate com morango

Ingredientes:
  • 300 g de biscoito maisena;
  • 2 colheres de cacau em pó;
  • 3 colheres de manteiga;
  • 600 g de morango;
  • 300 g de ricota;
  • 250 g de iogurte natural desnatado;
  • 4 colheres de açúcar;
  • 300 g de chocolate amargo;
  • ½ xícara de leite desnatado.
Modo de preparo:
  • preaqueça o forno a 180°C;
  • lave e corte os morangos;
  • triture os biscoitos no processador e adicione a manteiga e o cacau até virar uma farofa;
  • coloque a mistura pressionando o fundo de uma forma de fundo removível;
  • asse por aproximadamente 10 minutos ou até dourar. Deixe esfriar;
  • para o creme branco, amasse a ricota, misture com o açúcar e o iogurte;
  • coloque o creme sobre a massa e, em seguida, distribua os morangos. Leve para gelar;
  • derreta o chocolate com o leite em banho-maria. Misture bem e espere esfriar;
  • cubra a torta e leve novamente para gelar por cerca de 2 horas ou até ficar firme;
  • desenforme e decore a seu gosto.

Fondant de chocolate com nozes

Ingredientes:
  • 150 g de nozes sem casca;
  • 250 g de chocolate amargo;
  • 7 colheres manteiga;
  • 4 ovos grandes;
  • 3 colheres de açúcar;
  • 2 colheres de amido de milho;
  • 2 colheres de raspas de laranja.
Modo de preparo:
  • preaqueça o forno a 180°C;
  • em uma panela, coloque a manteiga e o chocolate amargo picado. Leve ao banho-maria em fogo médio por 5 minutos e reserve;
  • em uma batedeira, coloque os ovos, o açúcar e o amido de milho e bata em velocidade alta por 5 minutos até ficar uma espuma esbranquiçada;
  • desligue a batedeira, coloque a massa em uma tigela e adicione as raspas de laranja e o chocolate derretido, misturando bem;
  • em um refratário untado e enfarinhado, coloque a mistura de chocolate e adicione as nozes picadas grosseiramente;
  • leve para assar por aproximadamente 30 minutos;
  • sirva o fondant de chocolate com nozes quente e com uma bola de sorvete.

Receitas com chocolate ao leite

Charlotte de chocolate e morango

Ingredientes:
  • 1 xícara de açúcar;
  • 2 claras;
  • 1 caixa de creme de leite;
  • ½ envelope de gelatina sem sabor;
  • ½ xícara de chocolate ao leite;
  • 1 pacote de biscoito champanhe;
  • óleo para untar;
  • 1 caixa de morangos.
Modo de preparo:
  • leve o açúcar com as claras ao banho-maria e mexa até que o açúcar se dissolva;
  • bata a mistura em uma batedeira até que um merengue se forme. Reserve;
  • misture a gelatina com o chocolate ao leite derretido e o creme de leite e esquente em fogo baixo até a gelatina dissolver;
  • incorpore delicadamente esse creme à mistura batida. Reserve;
  • forre o fundo e as laterais de uma forma de fundo removível com os biscoitos champanhe. A forma precisa estar untada com óleo;
  • adicione o creme de chocolate e leve para gelar por 3 horas ou até ficar firme;
  • desenforme e decore com morangos. Sirva frio.

Flã de chocolate com morango

Ingredientes:
  • 300 g de chocolate ao leite (picado);
  • ½ lata de leite condensado;
  • ½ caixinha de creme de leite;
  • 1 envelope de gelatina sem sabor hidratada e derretida conforme o fabricante;
  • óleo para untar;
  • 350 g de morangos em cubinhos;
  • ½ xícara de açúcar de confeiteiro.
Modo de preparo:
  • derreta o chocolate no micro-ondas por 2 minutos, mexendo a cada 30 segundos;
  • misture o creme de leite com o leite condensado e o chocolate derretido, mexendo sempre até incorporar tudo;
  • acrescente a gelatina derretida ainda quente, mexa bem e despeje em uma forma untada com óleo e passada em água fria. Leve para gelar até firmar;
  • antes de servir, misture o açúcar de confeiteiro com os cubinhos de morango e deixe repousar por 15 minutos;
  • desenforme o flã e sirva com o morango e a calda que se formou.

Receitas de doces com chocolate diet

Suflê de chocolate

Ingredientes:
  • 2 claras;
  • 2 colheres de adoçante;
  • 2 colheres de amido de milho;
  • 150 g de chocolate amargo diet.
Modo de preparo:
  • em uma panela, adicione ½ xícara de água, o amido de milho e o adoçante;
  • leve a mistura ao fogo baixo e mexa sempre até que se incorpore;
  • coloque as claras na batedeira e bata até obter o ponto de neve. Acrescente a mistura da panela ainda quente na batedeira e bata por mais 5 minutos;
  • em uma tigela coloque ½ xícara de água quente e o chocolate. Misture até o chocolate derreter;
  • acrescente metade das claras e misture. Em seguida, incorpore o restante das claras e mexa delicadamente;
  • coloque em formas para suflê untadas com manteiga. Lembre-se de deixar um espaço, pois o suflê cresce;
  • leve ao forno preaquecido a 180°C por 15 minutos;
  • sirva quente.

Cupcake de chocolate

Ingredientes:
  • 1 xícara de farinha de trigo;
  • 1 colher de sobremesa de fermento em pó;
  • 3 colheres de adoçante;
  • 2 tabletes de chocolate diet picado;
  • 1 ovo;
  • 100 ml de leite;
  • ¼ de xícara de óleo;
  • 1 colher de essência de baunilha;
  • 100 g de chocolate ao leite diet;
  • ¼ de xícara de chá de creme de leite light.
Modo de preparo:
  • em uma tigela, misture os ingredientes secos;
  • em outra vasilha, coloque o ovo e bata até virar um creme espumoso. Adicione o óleo e o leite e bata alternando com a baunilha;
  • abra um buraco na vasilha com farinha e despeje essa mistura de ovos;
  • misture suavemente com uma espátula;
  • despeje a massa em forminhas de cupcake untadas e enfarinhadas;
  • leve para assar por 20 minutos;
  • para a cobertura, derreta o chocolate em banho-maria, acrescente o creme de leite e decore os cupcakes com a cobertura.

Como vimos, os doces com chocolate fazem muito sucesso entre as pessoas. Por isso, não deixe de experimentar as receitas para que você possa surpreender seus familiares e amigos. Invista em um chocolate de boa qualidade e utilize aquele que você mais gostar.

E aí, curtiu nosso conteúdo e quer complementar a sua leitura? Então confira 13 fatos sobre o chocolate que você não sabia!

You Might Also Like

No Comments

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: