Curiosidades

Formas para bolo: saiba como não errar nas suas escolhas

abril 22, 2019

Diante de um mercado cada vez mais competitivo e exigente, preparar bolos com sabores e formatos diferenciados tornou-se um grande desafio até para os confeiteiros mais experientes. No entanto, muitos profissionais não sabem quais são as formas para bolo disponíveis nos dias de hoje e de que maneira é possível aproveitá-las a fim de oferecer melhores produtos.

Para ajudar você a produzir bolos cada vez mais bonitos e saborosos, trouxemos dicas incríveis sobre as mais diversas formas para bolo que vão transformar o dia a dia da sua cozinha. Continue a leitura e saiba mais sobre elas!

Aprenda a escolher a forma ideal 

Quem cozinha, seja em casa ou profissionalmente, sabe que existem vários utensílios culinários que têm como objetivo preparar as mais diversas receitas doces ou salgadas e apresentar diferentes tipos de pratos na cozinha do dia a dia.

Sendo assim, para fazer bolos que agradem tanto aos olhos quanto aos paladares mais exigentes, fique atento na hora de escolher as formas que serão usadas no momento de preparar as receitas!

As formas redondas com mais de 30 cm de diâmetro, por exemplo, são perfeitas para assar bolos grandes, mas, como são maiores, requerem o uso de um difusor de calor, o qual deve ser colocado no centro da forma antes de irem para o forno. Desse modo, evita-se que a iguaria queime nas bordas e o seu interior fique cru.

As formas para bolo, seja com formato redondo ou retangular, de até 7 cm de altura costumam ser ideais para as receitas que levam manteiga, assim como as de 5 cm são as mais indicadas para fazer pão de ló!

Ainda, podemos falar das famosas formas que apresentam um furo no meio, cuja finalidade é assar qualquer tipo de bolo sem que haja alteração na massa. A não ser que você tenha formas de fundo removível, essa também é a melhor opção para desenformar o bolo com mais facilidade.

Conheça os tipos de formas para bolo

A seguir, preparamos uma lista com os principais tipos de formas para bolo com o propósito de facilitar o trabalho de quem prepara receitas frequentemente. Confira!

Formas de alumínio

Os tradicionais itens de alumínio são os mais utilizados na cozinha, uma vez que costumam assar desde carnes até os deliciosos bolos caseiros. O alumínio tem o poder de assar a massa por igual e mantê-la aquecida por mais tempo. 

O único porém é o fato do material não ser antiaderente, o que pode fazer com que a massa fique grudada em alguns pontos da forma. Contudo, se a forma estiver muito bem untada, isso não será um problema.

Formas de teflon

Quando o assunto é aderência, podemos dizer que tanto as panelas quanto as formas de teflon são as mais recomendadas para cozinhar as mais variadas receitas! Isso acontece porque o polímero politetrafluoretíleno (PTFE), utilizado na fabricação de tais utensílios, apresenta um dos mais baixos coeficientes de atrito comparados aos outros materiais sólidos, o que garante melhor antiaderência dos ingredientes.

No entanto, há uma pequena desvantagem do teflon em relação aos demais materiais utilizados na cozinha: ele pode ser facilmente riscado ou danificado por colheres, garfos, facas ou espátulas de metal. Portanto, na hora de manusear as formas de teflon, não esqueça de usar adereços feitos de silicone a fim de evitar danos.

Formas de silicone

Por falar em silicone, é importante destacar aqui que as formas feitas nesse material têm sido a preferência da maioria dos cozinheiros e confeiteiros, devido à versatilidade que apresentam no preparo de muitas receitas.

Elas podem tanto ser usadas em temperaturas quentes (no forno ou micro-ondas) quanto irem para o congelador sem apresentar problema algum, sendo que costumam ter uma vida útil de aproximadamente dez anos — o que é muito tempo quando o assunto se trata de utensílios culinários.

Além disso, pelo fato de ser extremamente maleável, o silicone pode ser moldado de muitas maneiras diferentes. Logo, é possível ter os mais diferentes tipos de formas para bolo, facilitando assim a apresentação e a decoração deles.

As formas de silicone também são práticas e fáceis na hora de untá-las ou mesmo lavá-las, permitindo que quaisquer resquícios de alimentos que possam ficar grudados no fundo sejam retirados facilmente.

Aposte nos diferentes modelos

Após saber quais são os materiais mais usados na confecção de formas para bolo, é chegada a hora de escolher quais os modelos que podem ser utilizados para oferecer iguarias maravilhosas e muito saborosas aos seus clientes. Vamos conhecer algumas delas?

Espiral

Não há dúvidas de que o modelo espiral é uma das formas mais clássicas de preparar bolos, utilizados pelos confeiteiros do mundo todo. Experimente preparar o tradicional bolo de fubá ou baunilha e despeje uma generosa calda de creme bem clarinho com o auxílio de bicos especiais sobre eles. Beleza e sabor em um só prato!

Conheça também a linha de formas e assadeiras Nordic Ware, que apresenta vários modelos para confeitar bolos bonitos e diferenciados.

Rosa 

Encontradas nas versões de teflon ou silicone, as formas de bolo em formatos de rosas também são excelentes alternativas para encher os olhos e a boca dos seus mais exigentes clientes. A dica é preparar uma massa simples de pão de ló e colocar uma calda de morango ou frutas vermelhas por cima. Recomendado para aniversários de meninas ou encontros de amigas!

Castelo

O modelo castelo é o mais procurado para comemorar os aniversários de crianças, pois os bolos ficam bonitos, divertidos e encantam os olhinhos dos pequenos. Assim sendo, prepare uma massa que já tenha sabor, como chocolate, coco ou limão, e não use qualquer tipo de calda, porque elas podem contribuir para um (indesejado) desmanche do bolo.

Coração

O formato coração é indicado para celebrar o Dia dos Namorados, o Dia das Mães ou até uma simples receita que deseje preparar para o amor da sua vida! A forma em questão pode ser encontrada em teflon, silicone e alumínio em lojas especializadas ou grandes mercados de todo o país.

Como você pôde conferir, as formas para bolo podem ser encontradas nos mais variados tamanhos, modelos e materiais a fim de proporcionarem o preparo de deliciosas receitas desse tipo de confeito. Portanto, não deixe de adquiri-las e complete os utensílios da sua cozinha!

Aproveitando o assunto (e como você deve estar bem animada com a ideia de comprar seus utensílios), visite o site da Chef Center e conheças os melhores produtos para cozinhar receitas deliciosas!

 

You Might Also Like

No Comments

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: