Curiosidades

Descubra como vender bolo e fazer da sua confeitaria um sucesso!

maio 6, 2019

A venda de bolos pode ser muito lucrativa, afinal, quem não gosta de saborear uma fatia quentinha no meio da tarde? Além disso, são eles os protagonistas de muitas datas comemorativas  — aniversários, casamentos, batizados, chá de bebê etc. Porém, para conseguir ter um negócio bem-sucedido, é preciso saber como vender bolo da maneira certa.

Uma confeitaria de sucesso não depende apenas do talento do confeiteiro, pois a capacidade de gestão do empreendimento também diz muito sobre os resultados obtidos. Dessa forma, ter visão empreendedora, conhecer técnicas variadas, usar produtos de qualidade e trazer inovações são atitudes que vão fazer sua marca ter um diferencial diante dos concorrentes.

Está pensando em começar um negócio e precisa aprender como vender bolo? Então, confira a seguir algumas práticas essenciais para o sucesso da sua confeitaria!

Foque na qualidade e bom atendimento

Pode parecer clichê, mas a verdade é que oferecer qualidade na preparação dos seus bolos é o que ajudará firmar sua confeitaria no mercado.

Então, mantenha um bom nível na escolha da matéria-prima, dos utensílios, das embalagens… em tudo! Isso porque, quando o trabalho é bem-feito, fica muito mais fácil fidelizar os clientes e fazer com que eles sejam defensores da sua marca.

Outro aspecto que deve ter qualidade é o atendimento. É bastante comum que os clientes tenham dúvidas quanto aos seus produtos, peçam descontos e sejam exigentes.

Por isso, um bom vendedor de bolos precisa saber lidar com algumas situações, mostrando sempre disposição e paciência para atender às pessoas que se interessarem pelos seus produtos.

Melhore suas técnicas continuamente

Essa é uma das dicas mais importantes dessa lista para quem quer saber como vender bolo e se destacar na área. Afinal, muitas pessoas que trabalham com confeitaria se mostram relutantes em aprender técnicas diferentes das formas que já usam.

Contudo, isso é um grande erro, pois, dificilmente alguém cresce na sua área de atuação sem conhecer as inovações que estão em alta.Lembre-se que os seus concorrentes podem passar na sua frente, se especializando e atraindo os seus clientes em potencial.

Por isso, estude sempre, participe de cursos e de eventos relacionados, bem como mantenha contato com outros profissionais da área. Dessa forma, não faltará inspiração para sempre trazer as melhores novidades, diferenciando seu negócio.

Esteja preparada para fazer qualquer tipo de bolo

À medida em que a sua confeitaria estiver começando a receber mais encomendas, você vai notar que alguns dos pedidos vão ser diferentes daqueles que já fazem parte do seu dia a dia. Por exemplo, alguns clientes podem ter alergias ou intolerância a determinadas substâncias — como lactose, glúten — ou preferir a versão vegana ou fit. Você certamente não vai querer perder a venda por não ter aquela alternativa na manga, não é mesmo?

Outro cenário possível é quando o cliente chega com ideias diferentes de decoração para o bolo, ou porque ficou encantado com algum modelo que viu na internet ou sua festa tem um tema bem específico. Por isso, é tão importante manter-se à disposição e estar preparado para conseguir realizar os pedidos dos seus clientes.

Garanta utensílios essenciais para o negócio

Mesmo que você não comece o seu negócio com uma cozinha completa e cheia de equipamentos para confeitaria, é necessário ter em mente que garantir utensílios de qualidade é um investimento importante.

Comece com aquilo que é essencial, assim você não terá muitos gastos para iniciar a sua confeitaria. Contudo, invista em qualidade para não ficar na mão se os equipamentos deixarem de funcionar quando você mais precisar. Ou seja, o barato pode sair caro, afinal você precisará repor o utensílio para continuar trabalhando.

Agora, pegue papel e caneta, pois listaremos alguns utensílios essenciais a seguir:

Use embalagens personalizadas com o nome da marca 

Outro detalhe que você precisa considerar são as maneiras de embalar o seu produto. Além de serem responsáveis pelo armazenamento e preservação dos bolos, por que os embrulhos também não podem ser uma propaganda do seu trabalho? Esse é um dos objetivos das embalagens personalizadas.

Por isso, invista no desenvolvimento da sua logomarca e sempre a use em suas embalagens. Isso servirá como um lembrete para todos, que o produto foi feito pelas suas mãos. Sem falar que é a chance de mostrar seu profissionalismo, dedicação e cuidado com os seus produtos, ou seja, você só tem a ganhar.

Faça a divulgação nas redes

Você já tem receitas saborosas, embalagem marcante e diferenciais na área, mas como fazer a divulgação do seu produto? É preciso que seus clientes tomem conhecimento do seu trabalho e, para isso, você pode utilizar as redes sociais. 

Crie um perfil para sua marca e mantenha contato com seus clientes, tirando todas as suas dúvidas quanto a modos de preparo, preços, rendimentos, etc. Lembre-se de tirar fotos das suas produções e compartilhe-as com o seu público sempre que possível, assim as pessoas lembrarão do seu trabalho sempre que elas precisarem.

Outra vantagem é que seus clientes enviarão comentários positivos sobre seus bolos e isso aumenta sua credibilidade diante dos outros seguidores.

Entenda como funciona o mercado

Uma das dificuldades das pessoas que estão aprendendo sobre como vender bolo é entender o mercado em que elas atuam. Na verdade, muitos se preocupam apenas com as questões mais funcionais e esquecem que é preciso desenvolver uma visão de negócios mais consolidada.

Por exemplo, você sabe o que seus possíveis clientes querem? Aliás, você consegue determinar o seu público-alvo? Quem são os seus concorrentes e o tipo de trabalho que eles executam? Como fazer a precificação adequada para o mercado local? São várias as questões que precisam ser respondidas, pois não adianta insistir em um produto que as pessoas não estão interessadas ou manter valores muito fora da média da região.

Pronto, agora você já sabe como vender bolo, não tem mais desculpas para dar o primeiro passo e começar uma confeitaria de sucesso.

Tenha em mente todas as nossas dicas e não esqueça que ter uma mão boa para doces e conhecer receitas incríveis não é o bastante para empreender. Por isso, dedique-se ao seu projeto e sempre estude o mercado para encontrar formas de gerenciar seu negócio com eficiência.

Ficou alguma dúvida sobre como vender bolo ou quer compartilhar sua experiência com a gente? Então não se esqueça de colocar seu comentário aqui no blog!

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