Receitas

Não sabe como fazer bolo arco-íris? Siga essa receita completa!

maio 15, 2019

Conhecido também como Rainbow Cake, o bolo arco-íris tem se tornado a preferência das crianças e adultos quando o assunto é o mundo das festas infantis! E não é por acaso, já que o confeito é colorido e repleto de sabor. Mas, afinal, você sabe como fazer bolo arco-íris?

Para que não haja mais dúvidas sobre a receita e o modo de preparo, listamos o passo a passo do bolo arco-íris para você fazer em casa ou, ainda, vender na padaria ou confeitaria. Prepare-se para colocar as mãos na massa!

Ingredientes para o pão de ló

O primeiro passo para fazer um belo e delicioso bolo arco-íris é preparar a massa de pão-de-ló, que vai ser colorida ao longo da receita. Anote os ingredientes:

  • 6 ovos médios;
  • 1 ½ xícaras (chá) de água filtrada;
  • 1 ¾ xícaras (chá) de açúcar refinado;
  • 3 xícaras (chá) de farinha de trigo peneirada;
  • 2 colheres (chá) de extrato de baunilha;
  • 1 colher (sopa) de emulsificante usado para fabricar sorvetes;
  • 1 colher (sopa) de fermento químico em pó;
  • 1 pitada de sal;
  • corantes comestíveis.

Ingredientes para o recheio de leite em pó

Para preparar a receita, nós vamos utilizar o recheio de leite em pó, pois a criançada adora e, realmente, é muito saboroso! Você vai precisar de:

  • 100 g de manteiga sem sal e no ponto de pomada;
  • ½ lata de leite condensado;
  • ½ lata de creme de leite gelado;
  • 5 colheres (sopa) de leite em pó.

Ingredientes para o glacê (cobertura)

Já para fazer o glacê, conhecido popularmente como cobertura, serão necessários os seguintes ingredientes:

  • 5 colheres (sopa) de leite em pó;
  • ½ colher (sopa) de emulsificante;
  • ½ lata de leite condensado;
  • ½ lata de creme de leite.

Preparo da massa

Após separar todos os ingredientes, é hora de saber como fazer o bolo arco-íris na prática. Vamos aprender de que maneira a massa é feita!

  1. Coloque todos os produtos na batedeira, com exceção do fermento químico e dos corantes. Em seguida, bata por 5 minutos. O emulsificante vai fazer com que o ar seja incorporado na massa, deixando-a mais leve e volumosa. Em vista disto, não utilize uma vasilha pequena enquanto ela estiver sendo batida!
  2. Depois de 5 minutos, adicione o fermento e bata por mais alguns segundos.
  3. Divida a massa em porções iguais, colocando as partes em 5 potes diferentes. A seguir, adicione algumas gotas de corante em cada um dos recipientes e misture bem, a fim de que fiquem com uma coloração uniforme. As cores sugeridas são amarelo, rosa, verde, azul e violeta.
  4. Use formas de aproximadamente 15 a 17 cm de diâmetro e unte somente o fundo, sendo que as laterais não precisam ser untadas. Para facilitar na hora de desenformar os bolos, utilize papel-manteiga no fundo.
  5. Asse em forno preaquecido, em temperaturas que podem variar entre 180 a 200 ºC, pelo tempo aproximado de 25 minutos ou até a massa ficar douradinha por dentro. Não deixe de fazer o tradicional teste do palitinho!
  6. Espere as massas esfriarem um pouco e, então, despregue as laterais com o auxílio de uma espátula ou faca, tomando cuidado para não quebrar os bolinhos. Se precisar, nivele os topos das massas de maneira bem delicada.
  7. Para montar o bolo, basta colocar uma das massas na forma e, em seguida espalhar uma fina camada de recheio. Repita o processo com todas as cores.
  8. Cubra a forma com plástico filme e guarde na geladeira por, no mínimo, 3 horas. O ideal é que fique de um dia para o outro, assim garantindo o acabamento perfeito!

Preparo do recheio

Basta seguir o passo a passo do recheio e o bolo arco-íris vai estar quase pronto! Vamos lá!

  1. Coloque o leite condensado e a manteiga na batedeira e misture até que se forme um creme bem clarinho. Em seguida, vá adicionando o leite em pó aos poucos. Espere que tudo esteja bem misturado.
  2. Adicione o creme de leite gelado e continue batendo todos os ingredientes até que fiquem totalmente incorporados.
  3. Cubra a tigela com um pedaço de plástico filme e deixe o creme reservado na geladeira. Na hora em que for usá-lo, não esqueça de mexer um pouco, pois a manteiga tende a endurecer o conteúdo.

Preparo da cobertura

Coloque todos os ingredientes da cobertura na batedeira em velocidade alta durante 3 minutos e pare apenas quando a consistência for de glacê. Depois disso, reserve.

Montagem

Antes de iniciar a montagem do bolo arco-íris, coloque uma faixa de acetato nas laterais da forma para que o bolo fique reto. O acetato é o material mais indicado, já que pode ser ajustado ao tamanho da forma.

Para montar o bolo, vai ser preciso colocar a massa uma por uma, sendo que o recheio deve estar distribuído entre elas em camadas finas, conforme já explicamos acima. Sempre finalize com o fundo da massa para cima, pois o bolo vai ficar mais reto!

Depois de deixar o confeito de um dia para o outro na geladeira, é chegado o momento de retirar o acetato da forma antes de cobri-lo. Reserve um pouco do glacê em um saco de confeitar com bico pitanga. Espalhe o glacê sobre todo o bolo e alise a superfície com uma espátula.

Lembre-se que você não deve ter pressa alguma nessa fase, pois o acabamento do Rainbow Cake tem que estar perfeito! Para finalizar a iguaria, utilize o bico de confeitar e complete a decoração com confeitos coloridos.

Além do leite em pó, outros recheios também costumam encantar os paladares tanto das crianças quanto dos adultos. Acompanhe quais são elas:

  • brigadeiro;
  • chocolate branco;
  • pasta de amendoim;
  • cream cheese;
  • doce de leite misturado a creme de leite (para que o recheio não fique extremamente doce).

Saber como fazer bolo arco-íris não é nada complicado. Essa receita tão requisitada pode ser feita tanto por confeiteiros profissionais quanto pelos que estão iniciando a carreira. Além de bonito, o sabor do bolo é maravilhoso e conquista até os mais exigentes paladares!

E então, você animou com a ideia de preparar essa sobremesa incrível? Gostaria de produzir em uma escala maior? Então continue conosco e saiba tudo sobre como abrir uma confeitaria!

 

You Might Also Like

No Comments

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: