Receitas

Aprenda já como fazer cobertura e decoração de bolo de aniversário!

maio 15, 2019

Embora existam muitos confeiteiros atuando no mercado alimentício, são poucos os que conseguem se destacar. Em geral, eles estão preparados para utilizar técnicas criativas de decoração de bolo de aniversário infantil, por exemplo, que visam atender um público cada vez mais consciente e exigente.

Afinal, há inúmeras maneiras de confeitar bolos, tortas e doces, combinando sabores de massas, recheios, coberturas e enfeites, o que pode garantir o sucesso dos produtos e, ainda, dar o toque de personalidade essencial para esse tipo de atividade.

A seguir, você vai aprender a fazer uma bela decoração de bolo de aniversário com dicas de coberturas e arrasar, seja na cozinha da sua casa ou na sua própria confeitaria. Então, vamos conferir?

Pasta Americana

Não há dúvidas de que a pasta americana é uma das coberturas mais usadas atualmente. Por ser maleável e lisa, cobre bolos e outros confeitos com perfeição. Além da facilidade de ser espalhada sobre as superfícies dos doces, ela pode ter várias cores, dependendo apenas da criatividade e do tema da festa!

Receita de pasta americana

  • 6 colheres (sopa) de água;
  • 2 pacotes de gelatina em pó sem sabor;
  • 2 colheres (sopa) de gordura vegetal hidrogenada;
  • 2 colheres (sopa) de glucose de milho;
  • 1 kg de açúcar de confeiteiro.

Após dissolver a gelatina, leve-a ao fogo em banho-maria e adicione a glucose de milho e a gordura vegetal hidrogenada até dissolver bem. Desligue o fogão e acrescente o açúcar aos poucos, ao ponto de formar uma massa. Espalhe sobre uma bancada até a hora de abrir. 

Decoração

É possível decorar os bolos com pasta americana, modelando bonecos, corações, estrelas, fitas e até os nomes dos aniversariantes, sempre de acordo com o tema da festa. Como a massa permite que se modele elementos figurativos, a opção é perfeita para os aniversários infantis!

Fondant

Normalmente, o fondant é usado em forma líquida, o que costuma resultar em uma cobertura de açúcar grossa ou fina. De aparência bem delicada e esbranquiçada, fica perfeita quando compõe a decoração de bolo de aniversário mais simples ou de doces mais sofisticados.

Receita de fondant

  • 1 kg de açúcar de confeiteiro;
  • 150 ml de água;
  • 2 e 1/2 envelopes de gelatina sem sabor;
  • 1 colher (sopa) de glicerina;
  • 1 colher (chá) de essência de baunilha;
  • 1/2 colher (sopa) de glucose líquida.

Misture a água e a gelatina em uma travessa de vidro ou porcelana. Coloque a vasilha de água e gelatina em banho-maria e depois que retirar do fogo, adicione a glucose e a glicerina.

Em outra tigela, despeje o açúcar e deixe um buraco no meio, pois ali será colocada a essência de baunilha e o restante dos ingredientes. Mexa tudo com uma colher e sove com as mãos. É recomendado aplicar sobre um bolo que seja mais grudento.

Decoração

O fondant também permite o molde de figuras para serem colocadas em cima ou ao lado do bolo. Existe também a opção de colocar um item texturizado sobre a superfície, marcando-a delicadamente com o auxílio de um rolo. Em seguida, basta retirar a placa e pronto!

Buttercream

Embora seja muito gorduroso, o buttercream é bastante utilizado nos EUA e, atualmente, está conquistando o paladar do brasileiro também. Ele é feito à base de manteiga e tem como principais vantagens a cremosidade e a facilidade de ser aplicado sobre bolos e cupcakes.

Receita de buttercream

  • 200 gramas de manteiga sem sal em temperatura ambiente;
  • 5 xícaras de açúcar de confeiteiro;
  • 5 colheres (sopa) de leite gelado;
  • 1 colher (sopa) de essência de baunilha.

Bata a manteiga com 4 xícaras de açúcar e vá acrescentando o leite gelado. Depois adicione o restante do açúcar até atingir o ponto do creme, que não deve ser nem tão mole e tampouco duro.

Decoração

A decoração de bolo de aniversário pode ficar perfeita com a utilização do buttercream com bolachas, placas de texturas e confeitos coloridos, que ficarão dispostos na superfície ou ao redor da iguaria. Aproveite para contornar o bolo com fitas de cetim lisas ou estampadas.

Merengue

O tradicional merengue é, basicamente, uma mistura de açúcar e claras. O modo de preparo é simples e o custo da receita é baixo. No entanto, por ser muito fluida, a cobertura não se adapta muito bem a certos tipos de decoração de bolo de aniversário, por exemplo. 

Receita de merengue

  • 3 claras de ovos;
  • 200 gramas de açúcar refinado;
  • 50 ml de suco de limão;
  • 2 ou 3 gotas de corante culinário (opcional).

Coloque na batedeira as claras em neve e adicione o açúcar aos poucos, enquanto o creme vai sendo batido. Em seguida, acrescente o suco de limão até que a massa fique totalmente homogênea. Deixe na geladeira por 30 minutos e o merengue está pronto para ser usado.

Decoração

Os bolos cobertos com merengue são facilmente decorados com bicos de pontas variadas ou, ainda, com frutas — morangos, kiwis, pêssegos em calda e ameixas pretas sem caroços são excelentes opções. Também é possível espalhar pequenos bombons sobre a superfície, assim como as famosas Carolinas!

Chantilly

O chantilly, feito à base de creme de leite fresco, é a cobertura preferida dos bolos de padaria! O produto é cremoso, levemente adocicado e combina bem com a maioria dos doces. No entanto, ele costuma conter alto teor de gordura.

Receita de chantilly

  • 2 colheres (sopa) de manteiga;
  • 4 colheres (sopa) de açúcar refinado;
  • 1 lata de creme de leite fresco;
  • 1 colher (café) de essência de baunilha;
  • 1 pitada de fermento químico em pó.

Coloque o açúcar, a manteiga e a essência de baunilha em uma batedeira e bata em velocidade alta até formar um creme. Em seguida, adicione o creme de leite e o fermento em pó e bata por mais 5 minutos.

Decoração

Como o chantilly é bastante cremoso, opte por decorar o bolo com o auxílio de bicos ou acrescente pequenos elementos sobre o quitute, como confeitos coloridos de chocolate e amendoim, frutas picadas ou flores comestíveis.

Enfim, ao conhecer as dicas de coberturas para decoração de bolo de aniversário, você poderá aprimorar ainda mais os deliciosos bolos que costuma preparar. Portanto, não deixe de experimentar as saborosas receitas que trouxemos no post. Bom apetite!

Agora que você sabe como fazer uma decoração de bolo de aniversário única, aproveite para assinar a newsletter da Chef Center e receber, em primeira mão, as novidades que preparamos para você!

 

You Might Also Like

No Comments

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: