Dicas

5 dicas incríveis para escolher as forminhas para doces finos

maio 15, 2019

O planejamento de um grande evento como um casamento ou uma festa de 15 anos passa por todos os detalhes da festa. Afinal, os envolvidos querem que a data seja o mais especial possível, e pequenos ajustes podem fazer toda a diferença. Um dos pontos mais importantes de qualquer festa é o buffet, com destaque para os doces que são servidos.

Estamos falando não só do sabor e da qualidade dos docinhos em si, mas também da arrumação que vem com eles. A mesa de doces é uma parte importante da decoração, e, por isso, precisa combinar com o resto da festa. Para ajudá-lo nesse quesito, elaboramos o artigo de hoje com dicas de como escolher as forminhas para doces finos. Acompanhe!

Importância das forminhas para doces finos

Como dissemos, a mesa de doces e tudo o que a compõe — a toalha colocada na mesa, os suportes para os doces, o toque final das flores e, é claro, as forminhas — é uma parte importante da decoração de qualquer evento. Tudo deve estar em harmonia para enriquecer a ornamentação do espaço.

Podemos dizer que as forminhas são o toque final de refinação. Se forem escolhidas da maneira correta, elas podem ser usadas em favor do ambiente. Afinal, de nada adianta fazer doces lindos e saborosos se, quando eles são dispostos na mesa, deixam de ser atrativos por causa das forminhas que estão em volta.

Como veremos, existe uma grande variedade de cores, formatos e materiais, e a escolha deve ser feita com cautela.

Principais tipos de forminhas para doces finos

Antes de falarmos sobre como escolher a melhor forminha para cada doce, vale relembrar quais são os principais tipos de forminhas disponíveis e seus usos mais comuns:

  • Poá — são aquelas feitas de tecido ou papel que têm estampas criativas (bolinhas, flores, desenhos). Por seu tom alegre, esse tipo de forminha normalmente é utilizado em eventos despojados, mas também cabe em festas formais;
  • Eva — são aquelas feitas do material EVA, que pode ser cortado em diferentes estilos. Dessa maneira, a forminha pode ter qualquer formato (ex: cestinha, concha). Ela pode ser um componente legal para mesas de doces criativas;
  • Papel de seda — as forminhas feitas desse material são mais delicadas que as outras e estão disponíveis em diversas cores;
  • Tecido — as forminhas de tecido variam bastante em relação a forma e cor. Por isso, podem ser usadas em diferentes situações;
  • Renda — essas são forminhas bem especiais e delicadas, que normalmente combinam com eventos clássicos e formais;
  • Biscuit — pra quem quer inovar, existem ainda as forminhas feitas de biscuit, que podem ter qualquer formato.

Dicas para escolher as forminhas para doces finos

A ideia é que as forminhas ajudem a criar o visual ideal de acordo com o evento. Pode parecer um pouco complicado, já que existem tantas alternativas de material. Mas não se preocupe. Para ajudá-lo, listamos outras questões que devem ser levadas em consideração na hora de escolher forminhas para doces finos.

1. Considere o tipo de evento

O primeiro ponto a considerar é o tipo de evento que será realizado. Toda a decoração segue o tom do evento, o que não é diferente para as forminhas escolhidas.

Por exemplo, se o evento for uma festa de criança, é possível escolher forminhas com cores vibrantes e materiais chamativos. Por outro lado, se o evento é uma confraternização formal de uma empresa, é melhor apostar em forminhas neutras e delicadas.

É claro que nesse ponto também é preciso levar em conta o gosto e a opinião do cliente. Pode ser que, mesmo sendo um evento tradicional, ele opte por uma forminha moderna com materiais diferenciados. O importante é que ele esteja satisfeito com todos os detalhes.

2. Conheça os tipos de doce

O próximo ponto diz respeito ao tipo de doce colocado em cada forminha. Mais uma vez, existe uma infinidade de doces finos diferentes e é importante que a forminha combine com o que está sendo servido.

Doces simples, de uma cor só, podem ser ornados com forminhas elaboradas, chamadas de autodecorativas. São aquelas que, por si só, já fazem a decoração ser chamativa. Se os doces forem mais elaborados, com toppings (frutas, chocolates) ou mais de uma cor, vale apostar nas forminhas simples. Assim, um não “briga” com o outro na decoração.

3. Escolha o material da forminha

Como mostramos, existem diversos materiais com os quais é possível fazer forminhas. Para decidir qual deles usar, verifique o estilo do evento. Outros pontos a serem considerados são:

  • para doces com formatos diversificados (como as trufas), escolha uma forminha com material maleável;
  • caso você queira realçar o próprio formato ou cor do doce, escolha materiais transparentes.

Nesse ponto, também vale lembrar que o preço varia bastante de acordo com o material da forminha. Por isso, antes de escolher um material específico, é fundamental saber o orçamento do cliente.

4. Preste atenção no tamanho da forminha

Quando se trata do tamanho, a dica mais importante é não escolher forminhas que sejam maiores do que os doces, pois passa uma impressão de desleixo e o doce não fica muito visível. Normalmente, esse não é um problema grave pois as forminhas para doces finos têm um tamanho padrão.

5. Escolha a cor da forminha

Pode parecer óbvio, mas vale ressaltar: a cor da forminha precisa combinar com as cores da decoração do evento. Você pode usar uma combinação de cores ou optar por uma cor só em tons diferentes.

Lembre-se também das cores metalizadas, como prata e dourado. Elas também são ótimas opções porque destacam os docinhos e ajudam a dar volume à mesa de doces.

Independentemente do estilo do evento — elegante, despojado, divertido, clássico —, sempre existirá uma forminha ideal para combinar com a decoração e dar o toque final. Por isso, vale a pena saber mais sobre o assunto a fim de escolher forminhas para doces finos que componham o ambiente da melhor maneira.

Depois deste artigo, você já está pronto para escolher as forminhas para doces finos para o seu evento, não é? Então não perca mais tempo: entre no nosso site e escolha os modelos!

You Might Also Like

No Comments

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: