Dicas

Como fazer um bolo bonito e atraente para conquistar mais clientes? Descubra!

maio 19, 2019

Apesar de ser considerado muito glamouroso, o ramo de confeitaria exige que o confeiteiro seja dedicado, preparado e saiba como fazer bolo da maneira mais bonita e criativa que os demais. Afinal, o segmento tem atraído muitos cozinheiros que querem investir na área, o que torna o mercado cada vez mais competitivo!

Além de ser dotado de muita criatividade, o profissional precisa ter habilidades manuais, uma vez que todo o confeito é realizado de modo artesanal e deve aguçar os sentidos humanos, principalmente o paladar.

Em vista disto, listamos neste post as principais dicas de como fazer bolo para ajudar você a preparar as melhores iguarias de confeitaria e oferecê-las aos seus clientes. A seguir, descubra quais são elas!

11 equipamentos que não podem faltar para fazer o bolo perfeito

Como em uma orquestra, a confeitaria exige que tudo funcione de maneira harmoniosa. Portanto, o confeiteiro precisa ter em mãos equipamentos essenciais, a fim de fazer bolos cada vez mais bonitos e atraentes.

Conheça 11 utensílios que não podem faltar no dia a dia da sua cozinha!

1. Acessórios para medir

Balança de precisão, colheres medidoras e xícaras são acessórios fundamentais para fazer bolos, tendo em vista que as quantidades dos ingredientes devem ser extremamente precisas.

Imagine, por exemplo, se houver muita farinha no bolo. Ele vai ficar duro demais, ou ainda, se forem adicionadas mais colheres de margarina do que a receita pede, o bolo pode ficar sem a consistência necessária.

2. Fouet

Chama-se fouet (a pronúncia correta é fuê), o acessório que se assemelha às pás de uma batedeira. Apesar de ter a mesma função do eletrodoméstico, ele é utilizado com a força das mãos e dos punhos.

Assim sendo, o fouet bate, mistura e aera todos os ingredientes, sendo que a principal vantagem de usar o utensílio é adicionar pequenas quantidades e obter o ponto exato da massa ou calda que está sendo preparada.

3. Batedeira

Embora o foeut possa ser usado para misturar os ingredientes de um bolo, muitas vezes não é possível usar somente ele na cozinha. Logo, a batedeira torna-se acessório de confeitaria indispensável para bater massas em grandes quantidades ou aquelas mais pesadas.

Se for utilizar o eletrodoméstico para misturar pequenas quantidades, a batedeira de mão junto a um bom recipiente faz o trabalho perfeito. Já para as grandes receitas, o recomendado é usar as profissionais, com capacidade para 2 litros ou mais.

4. Potes e tigelas

Sem dúvidas que os potes e as tigelas usados na cozinha são utensílios essenciais para o sucesso das receitas. Os menores servem para guardar alimentos picados que ainda não entraram no preparo, assim como para armazenar pequenos volumes de caldas e recheios.

Ademais, os recipientes grandes servem para reunir todos os ingredientes que serão usados no preparo da receita. Nesse caso, é aconselhável que eles tenham bordas altas, a fim de evitar o transbordamento dos alimentos misturados e, também, que a cozinhe fique muito suja!

5. Espátulas de silicone

Conhecidas como pão-duro, as espátulas de silicone são também são acessórios fundamentais no dia a dia de quem cozinha. Afinal, elas servem para raspar potes, misturar ingredientes quentes e frios e espalhar recheios e coberturas nos bolos.

Porém, ao comprar as espátulas, certifique-se do tamanho e da resistência dos cabos e, ainda, se a parte feita de silicone não vai soltar dentro da massa. Sendo assim, opte sempre por utensílios de qualidade para obter os melhores resultados.

6. Facas

Ao perguntar para um bom chef qual é o acessório mais importante na hora de cozinhar, certamente ele vai responder que é a faca! Não por acaso, uma vez que serve para descascar, picar e fatiar vários ingredientes e alimentos, dentre eles o pão.

Por conta disso, tenha sempre em mãos facas de tamanhos e formatos variados, como as grandes e pequenas, para serem usadas em diferentes momentos e de acordo com as receitas.

7. Acessórios para confeitar

Quando falamos a respeito de como fazer bolo, logo pensamos nos acessórios para confeitar doces que não podem faltar na cozinha. Entre elas, destacamos a espátula de confeiteiro, cuja aparência assemelha-se a uma faca, porém, sem corte. Sua finalidade é alisar recheios e coberturas de cupcakes e bolos.

Também é importante ter à disposição os bicos de confeitar de modelos variados. Apesar de os mais populares serem os bicos pitanga, folha, perlé, serra e babados, as flores com bico de confeitar costumam ser bastante procuradas pelos quituteiros, pois transformam doces e bolos em verdadeiras obras de arte!

8. Peneiras

Em geral, as farinhas usadas em várias receitas devem ser peneiradas, tendo em vista que podem existir bolinhas aglomeradas, que não vão se dissolver quando entram em contato com os elementos líquidos. Sendo assim, ao passarem pela peneira, elas tendem a se separar!

Além da farinha, alguns ingredientes líquidos também precisam ser peneirados, como os grumos de sucos de frutas (limão, laranja, maracujá etc.) utilizados para fazer caldas e recheios.

Portanto, é importante ter vários modelos de peneiras, tanto no que se refere ao tamanho dos furos quanto às medidas de circunferência.

9. Termômetro digital

Nós sabemos que, na hora de confeitar doces e afins, a precisão da temperatura dos ingredientes é algo indispensável na confeitaria. A temperagem do chocolate é uma delas, pois o processo exige o uso do termômetro em três fases distintas.

Além disso, ao fazer o caramelo, também é recomendado medir a temperatura com o propósito de a calda não queimar e, consequentemente, deixar um gosto amargo no fundo.

Entretanto, fique atento no momento de adquirir o apetrecho, pois o termômetro usado para fazer a temperagem do chocolate não é o mesmo utilizado para preparar o caramelo!

10. Sifão culinário

O chantilly é um ingrediente que pode fazer toda a diferença na confeitaria, independentemente dos aromas e sabores que você vai adicionar ao creme de leite, assim como a consistência que pretende dar ao seu produto.

Logo, ter um sifão culinário — estrutura composta de tubo de metal — pode ser um diferencial da sua marca, pois possibilita um preparo mais rápido do que o chantilly feito na batedeira. Ainda, podemos acrescentar o fato de o produto permanecer pronto e conservado para ser usado em outras receitas.

11. Formas

Outro item essencial da confeitaria são as formas para assar e congelar bolos e doces, cujos tamanhos e formatos devem ser os mais variados possíveis, desde as com ou sem fundos falsos até as utilizadas para fazer cupcakes.

Contudo, a dica é ficar atento ao material das formas que você vai usar na cozinha, porque existem modelos antiaderentes, de alumínio, silicone e ferro fundido, sendo que cada um deles vai necessitar de tempos de forno diferentes.

Receitas curinga de massa

Além do recheio e da cobertura, deve-se levar em consideração a escolha da massa que vai ser utilizada no bolo, afinal, ela compreende a maior parte do confeito. Portanto, saber qual é o tipo de massa e os ingredientes que serão utilizados para prepará-la é fundamental se você quiser fazer um bolo bonito e atraente!

Pão de ló

O pão de ló é feito com ovos, farinha e açúcar, o que resulta em uma massa leve e aerada. A base neutra pode ser utilizada em bolos cujos recheios sejam de mousse, mousseline, geleias, doce de leite ou frutas frescas. Porém, não apresenta estrutura para suportar a pasta americana, sendo as caldas ou o açúcar de confeiteiro as melhores opções de cobertura.

A dica é bater bem os ovos e utilizar essência de baunilha para saborizar a massa. Ainda é importante destacar que a farinha deve ser incorporada fora da batedeira e polvilhada por cima, ao dobrar a massa com uma espátula.

A receita do clássico pão de ló é composta de 300 g de açúcar e 300 g de farinha para cada ovo, sendo que o forno precisa estar preaquecido a 180 graus. Entretanto, para saber se está no ponto, coloque a palma da mão sobre a massa, sem que ela grude.

Genoise

Embora a genoise seja feita do mesmo modo que o pão de ló, a manteiga clarificada, derretida e morna é acrescentada no final do preparo, na proporção de 10 g por ovo.

Apesar de também ser leve e aerada, a consistência é um pouco mais elástica, tendo um sabor neutro e marcante. O produto é ideal para fazer rocamboles recheados de doce de leite ou goiabada cremosa.

Chiffon

Por ser feita com óleo, a massa à base de ovos, farinha e açúcar fica mais estruturada e úmida. A versão utiliza claras batidas separadas, que serão acrescentadas no final do preparo.

O resultado é um bolo úmido e muito saboroso, que fica perfeito com coberturas de pasta americana ou ganache de chocolate ao leite ou chocolate branco. Ainda, pode-se dizer que é ideal para fazer naked cakes!

Amanteigados

BoIos amanteigados são bem estruturados e muito saborosos e, por tal motivo, são ideais para serem esculpidos ou cobertos com pasta americana. É possível acrescentar castanhas e frutas, como no bolo inglês, devido à textura densa da massa.

Red Velvet

A maravilhosa massa de Red Velvet tem sido uma das opções mais pedidas nas confeitarias de todo o país, uma vez que encanta os olhos e agrada todos os paladares, principalmente os mais exigentes!

Durante a Segunda Guerra Mundial, devido à escassez de alguns ingredientes na Europa, fizeram com que os confeiteiros utilizassem a beterraba para compor a massa de bolos. Desde então, a iguaria tornou-se conhecida como Red Velvet.

Ainda na composição da massa, é comum adicionar limão e vinagre, pois, quando esses ingredientes entram em contato com o cacau, tendem a reforçar ainda mais a tonalidade avermelhada do produto.

Como escolher o recheio ideal

Quem trabalha na confeitaria sabe que não há limites para a criatividade. Afinal, sempre estão surgindo tendências novas, assim como ingredientes inovadores, sem falar, é claro, do modo como os doces são apresentados e servidos!

No caso dos bolos, o assunto torna-se mais delicado ainda, tendo em vista que, além da massa e da cobertura, deve-se pensar no melhor recheio para tornar o quitute impecável do início ao fim.

Logo, selecionamos as principais ideias de recheios para bolos com o propósito de incrementar ainda mais os produtos da sua confeitaria. Mas, lembre-se de que, além das sugestões aqui apresentadas, você não pode deixar de investir em novos ingredientes, a fim de oferecer sempre sabores diferentes aos seus clientes!

Creme de gemas

À versão brasileira do creme de confeiteiro é acrescentado o leite condensado para dar consistência mais rápida ao produto. Em geral, ele é usado para rechear sonhos, bombas, torta de frutas e mil folhas.

Chantilly com creme de leite caseiro

O tradicional chantilly acompanha muito bem massa folhada, torta e sorvete de qualquer sabor. Também é excelente alternativa para rechear bolos, bastando apenas misturar com pedaços de frutas frescas (abacaxi, morango, kiwi etc.) ou em compostas.

Creme de limão

Além de ser muito saboroso, o creme de limão é absurdamente fácil de fazer! Ele costuma ser usado para cobrir tortas, mas também serve como cobertura de bolos. Se você trocar o suco de frutas, como por um de maracujá, por exemplo, vai conseguir obter a mesma consistência do creme de limão.

Ganache

A famosa ganache de chocolate é muito utilizada, não só como recheio de bolo, mas também como cobertura de trufas, pães de mel e outros doces. A consistência desejada pelo confeiteiro vai depender da quantidade de licor ou rum que ele acrescentar durante o preparo, sendo a dica opcional!

Marshmallow

O clássico recheio de marshmallow, feito com glucose, gelatina e açúcar, é um dos mais procurados nas confeitarias de todo o mundo. Não por acaso, já que o sabor adocicado e cremoso encanta desde os pequenos até os adultos. Se for usado como cobertura, é aconselhável pulverizar raspas de limão sobre a superfície, com o intuito de acrescentar mais sabor ao confeito.

Baba de moça

Se você quiser obter uma massa mais molhadinha, então utilize a tradicional baba de moça no recheio do bolo. Além de ser extremamente saborosa, o creme confere sofisticação e elegância aos doces.

Prestígio

O recheio de prestígio está na lista de quem pergunta como fazer bolo bonito e atraente para oferecer aos clientes. Ele é rápido e fácil de fazer. A sugestão é usar o creme para rechear o bolo de chocolate ou até o pão de mel, pois o resultado é surpreendente!

Doce de leite caseiro

Você pode fazer o doce de leite caseiro usando apenas a panela de pressão. Dessa maneira, é possível obter a cremosidade perfeita para rechear bolos, principalmente os preparados com a massa de pão de ló. Outra dica é usar nas camadas internas do rocambole.

Brigadeiro mole

Ao brigadeiro pode ser adicionado o creme de leite, com a finalidade de tornar o creme mais cremoso e, consequentemente, perfeito para rechear os bolos nas mais variadas massas. Se optar por usá-lo também como cobertura, experimente acrescentar lascas de amêndoas ou confeitos coloridos.

Creme rápido de chocolate

O creme rápido de chocolate é muito utilizado em recheios e coberturas de bolos, tortas e crepes. É possível obter um toque de sabor e glamour ao acrescentar pedaços pequenos de frutas, como morango ou banana, ou ainda, frutas secas, tais quais nozes, castanhas e amêndoas.

Chocolate branco

Experimente variar as receitas do seu cardápio, oferecendo bolos cujos recheios sejam feitos de chocolate branco. A opção é clássica e confere sofisticação aos quitutes, pois o sabor cremoso e a coloração clara remetem aos doces mais requintados!

Nozes

O recheio de nozes é fantástico e costuma liderar a preferências nos bolos de casamento. Afinal, o clássico sabor está associado ao requinte e à nobreza que o evento pede. Além disso, combinam com cremes brancos, damascos, doce de leite e frutas variadas.

Quatro leites

Feito com leite condensado, creme de leite, leite de coco e leite em pó, o recheio quatro leites é indiscutivelmente saboroso e delicado. A consistência cremosa do produto é ideal para rechear ou servir como cobertura para bolos e afins.

Buttercream

O recheio buttercream tem sido bastante usado na confeitaria. O creme à base de manteiga é gostoso e fácil de preparar, sendo que casa muito bem com vários tipos de massa. Também serve para cobrir os confeitos.

Decoração do bolo: 7 tendências para apostar

A confeitaria é um segmento da gastronomia que está constantemente lançando moda. Por isso, é importante estar atento o tempo todo, para conseguir acompanhar as novidades e oferecer os melhores produtos aos seus clientes.

Seja por meio de um curso de decoração de bolo ou seguindo as tendências por meio das mídias sociais, procure estar por dentro do que acontece no ramo e coloque em prática no dia a dia da sua cozinha!

A seguir, você vai conhecer 7 tendências para apostar na decoração de bolo!

1. Naked Cake decorado

Um dos destaques no que diz respeito à decoração de bolos, o Naked Cake é a opção ideal para quem não abre mão da beleza do confeito, porém com um toque de simplicidade. Esse modelo traz várias camadas de massas unidas pelo recheio, cuja exposição faz parte da decoração. A ornamentação pode ser feita com flores, frutas e papel de arroz!

2. Glow Cake e flores em shiny buttercream

O bolo coberto com glitter comestível é conhecido como Glow Cake e tem feito muito sucesso nas confeitarias de todo o país. Além de ser bonito, ele também compõe a decoração de festas e eventos, pois o creme produzido à base de glucose, glaçúcar, chantilly e manteiga confere um sabor especial ao confeito.

2. Textura em chocolate

As raspas e as texturas feitas com chocolate têm sido bastante utilizadas quando o assunto é decoração de bolos. Por conseguinte, vale investir nesse tipo de enfeite para tornar o seu bolo mais bonito e atraente. Experimente utilizar chocolate ao leite, meio amargo, ou ainda, o chocolate branco!

3. Drip Cake

Conhecido também como bolo escorrido, o Drip Cake é uma das sugestões para decorar confeitos de festas e afins. O creme, que parece escorrer do topo, cria um belo visual, principalmente se houver frutas, flores, macarons, castanhas, nozes ou até damascos secos picados.

A glaçagem ou bolo de vidro é uma técnica mais fluída, cujo acabamento confere brilho e beleza ao bolo. A textura semelhante ao vidro é obtida a partir do uso da gelatina junto a outros ingredientes. Ou seja, é fácil de fazer e bonito de se ver!

4. Lambeth

A técnica de origem inglesa agrega beleza e requinte, sendo que consiste na rica ornamentação do bolo, feito com bicos de confeitar. Escolha uma única cor ou mais que uma para criar os elementos que vão estar sobre e ao redor do quitute.

5. Espatulado

Com cobertura de buttercream e o auxílio de uma espátula é possível fazer a cobertura do bolo, de modo que ele fique simples e bonito ao mesmo tempo. Essa tendência da confeitaria tem sido muito requisitada para enfeitar bolos de casamento.

6. Hand Painted Cake

Em tradução literal, o bolo pintado à mão é mais uma das fortes tendências da confeitaria, não somente no Brasil, mas como no mundo inteiro. Seja à mão livre ou feitas à base de moldes, as pinturas podem ser elaboradas nos mais diversos temas. Experimente pintar corações para o Dia dos Namorados, ou ainda, rosas para o Dia das Mães, pois o sucesso estará garantido!

7. Metalizado

Ao falarmos sobre como fazer bolo, principalmente quando pensamos em decoração, não podemos esquecer as coberturas metalizadas. Imagine o sucesso que um bolo dourado, prateado, bronze ou rose gold pode fazer diante dos seus clientes. Afinal, a novidade acaba de chegar no país e já está sendo usada como um diferencial nas confeitarias mais antenadas às tendências do setor.

Ao longo deste post sobre como fazer bolo, você aprendeu quais são as melhores massas para prepará-los, assim como os recheios mais utilizados e, ainda, os tipos de decoração que estão bombando nas confeitarias de todo o Brasil. Então, aproveite as nossas dicas e mãos na massa agora mesmo!

Se gostou do artigo sobre como fazer bolo bonito e atraente, assine a newsletter da Chef Center e receba mais novidades saborosas como esta!

You Might Also Like

No Comments

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: