Técnicas

Aprenda como usar o bico pitanga para confeitar

maio 31, 2019

Confeiteiro ou consumidor, todos sabem o poder de atração que um bolo ou um doce bem decorado tem sobre nós, não é? A verdade é que, realmente, o ser humano primeiro come com os olhos — e, por isso, é preciso caprichar no visual para aumentar as vendas das suas delícias.

Uma ferramenta muito importante nessa decoração é o bico pitanga! Se você não conhece, certamente já viu inúmeras vezes o efeito belíssimo que ele produz na decoração das mais diversas pâtisseries, entre coberturas de bolos e topos de doces.

Quer saber mais sobre um dos principais itens da confeitaria e como utilizá-lo para agregar valor aos produtos que você vende? Basta continuar a leitura!

Confira os principais tipos de bicos de confeitar

Confeitar é mesmo uma arte! E não estamos falando apenas do sabor dos produtos. A decoração também requer inspiração, prática e algumas ferramentas.

Nesse sentido, digamos que as coberturas, por exemplo, são as tintas, e os bicos de confeitar são os pincéis. Por meio deles, é possível deixar o seu trabalho ainda mais bonito e único.

Os bicos mais utilizados atualmente na decoração de bolos, cupcakes e doces em geral são:

  • pétalas: faz pétalas de flores, drapeados, plissados, arcos e festões;
  • folhas: com um bom controle para fazer o formato correto e as ranhuras, é possível fazer folhas perfeitas;
  • perlé: são os bicos mais comuns, com um furo redondo, usados para escrever, fazer bolas e muito mais; o pontiagudo é ideal para colocar recheios;
  • serra: faz efeitos perfeitos de cestas, ondulados e fitas, geralmente, possuem um lado serrilhado e o outro, liso;
  • múltiplo e chuveiro: têm múltiplos furos (em linha reta ou como um chuveiro). Com eles, é possível fazer desde linhas e cordas até cabelos e estrelas;
  • babados: faz babados e conchas que ficam lindos em acabamentos;
  • diversos: existem bicos que ajudam a fazer corações, árvores de Natal, cordões e o que mais a sua imaginação mandar;
  • flores especiais: como você pode imaginar, faz flores incríveis, nos tamanhos pequeno, médio e grande;
  • pitanga: extremamente versátil, cria o efeito de conchas, flores, estrelas e muito mais. É o que veremos a seguir!

Conheça o bico pitanga e como utilizá-lo

Como dissemos, o bico pitanga é bastante utilizado na decoração de bolos, doces, cupcakes tortas e várias outras delícias da confeitaria que demandam um visual impecável. Isso porque ele é bastante versátil, permitindo ao confeiteiro criar diversos desenhos.

Utilizado em graus, por exemplo, o bico ajuda a fazer lindas pitangas (daí o nome!). Quando posicionado de forma mais inclinada, ele dá vida a conchinhas e desenhos contínuos: basta segurar firmemente o saco e deixar a massa sair, enquanto você faz movimentos circulares ou o que a sua imaginação mandar. Experimente, ainda nessa posição, fazer acabamentos retos ou em zigue-zague, repletos de ondas e frisos.

Uma dica: mantenha a cobertura a ser utilizada em uma textura mais firme, para facilitar no seu controle e para que a temperatura ambiente não interfira no acabamento. Imagine você decorar um bolo inteiro, pitanga por pitanga, e, ao final, perceber que as primeiras que foram feitas já estão derretendo?!

Realmente, são muitas as possibilidades. O bico pitanga tem ainda, diversos tamanhos e aberturas, deixando as ranhuras mais suaves ou profundas. Além disso, existe o bico pitanga aberto e fechado — que dão acabamentos diferentes na decoração. Veja só!

Bico pitanga aberto

Esse tipo de bico é bastante utilizado para criar desenhos como conchas, flores e estrelas, além de dar o toque final no acabamento de bolos e tortas.

Bico pitanga fechado

Assim como o pitanga aberto, o fechado também permite a criação de estrelas e conchas, mas garante ranhuras mais acentuadas. Esse formato de bico também desenha belíssimas flores-de-lis.

Sabe aquela decoração clássica de cupcakes, com um chantilly que vai subindo, com um visual de ondas? É feito com o bico pitanga fechado! Veja outras duas ótimas ideias de coberturas de bolo feitas com a utilização do bico pitanga.

É importante lembrar que, provavelmente, nas primeiras vezes em que você utilizar o bico pitanga (ou qualquer outro bico de confeiteiro), o seu trabalho pode não ficar perfeito. É assim mesmo! É preciso prática, paciência e delicadeza para saber controlar a pressão da mão e seguir firme nos movimentos. Mas você consegue, basta treinar bastante.

Veja a forma correta de higienizar os bicos

Depois de começar a se arriscar e criar os seus primeiros desenhos com os bicos de confeitar, vem a dúvida: como lavar os bicos de forma correta? Afinal, trabalhar com a produção de alimentos é um assunto sério e toda a higiene é pouca para manter a segurança alimentar dos produtos que você comercializa — e a saúde dos seus consumidores. Além disso, a limpeza correta ajuda a conservar os bicos por mais tempo.

Por isso, considere algumas dicas:

  • utilize água quente para os bicos de inox e água morna para os bicos de plástico: em um recipiente, coloque a água e um pouco de detergente e mergulhe os bicos;
  • utilize escovinhas próprias para esse fim: com duas pontas diferentes, elas alcançam todos os cantinhos dos bicos;
  • você também pode usar palito de dente, agulha, haste flexível e, até mesmo, uma escova de dentes macia para ajudar na remoção dos resíduos;
  • assim que os bicos estiverem sem vestígios de cobertura, enxague em água corrente ou lave-os novamente em água quente ou morna;
  • coloque os bicos em pé sobre um pano estendido, para que a água (de fora e de dentro) escorra bem;
  • para garantir que não fique nenhuma gota dentro do bico, use o secador de cabelos — na temperatura mais fria já é suficiente.

Pronto! Agora que você já sabe tudo sobre o bico pitanga, é só começar a colocar a mão na massa (e na cobertura!) para criar bolos, tortas, doces e o que mais você quiser ainda mais bonitos. Seus clientes, com certeza, vão adorar esse diferencial — e o resultado, você vai ver nas vendas.

Gostou deste conteúdo e quer garantir agora mesmo os seus bicos de confeitar? Confira em nosso site esses e outros produtos incríveis para decoração e todo o universo da confeitaria!

You Might Also Like

No Comments

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: