Dicas

Segredos de como fazer um creme de manteiga perfeito

junho 9, 2019

Poucos ingredientes, sabor agradável, textura ideal para diversos usos: o creme de manteiga, ou buttercream, é realmente uma receita coringa que todo confeiteiro deve ter na manga. Contudo, embora seja uma preparação muito simples, é bem fácil de errar se você não souber alguns truques de como fazer creme de manteiga.

Então, se o seu buttercream já passou do ponto, ficou com bolhas ou cheio de grumos, este post é para você. Vamos apresentar a seguir como fazer para evitar esses problemas, dicas de uso e, ainda, uma receita do creme de manteiga perfeito.

Continue lendo e confira!

Como o creme de manteiga pode ser usado?

A versatilidade é a marca registrada do buttercream. Há dois motivos para isso: o primeiro é que o sabor não é muito marcante, o que é ideal para cobrir bolos sem deixá-los com gosto enjoativo. A segunda razão é a textura, que é perfeita para cobertura de cupcakes, por exemplo, além de ser fácil de manusear, principalmente para os iniciantes na confeitaria.

A consistência certa para os tipos de utilização do creme de manteiga é:

  • firme: para formas, como flores, folhas, laços etc.;
  • média: para a cobertura de bolos e cupcakes;
  • fina: para detalhes, como arabescos, bordas, letras, desenhos.

Para conseguir um creme mais encorpado, tudo o que você precisa fazer é adicionar mais colheres de açúcar à sua receita. Os utensílios para o manuseio do creme podem ser bicos de confeiteiro ou espátulas, para um acabamento mais liso.

como-fazer-um-bolo-bonito-e-atraente-para-conquistar-mais-clientes-descubra.jpeg

Quais os segredos para a preparação do buttercream?

Preparado para finalmente conseguir fazer um buttercream lisinho e muito saboroso? Então, acompanhe abaixo nossas dicas e segredos para conseguir fazer um creme de manteiga perfeito!

Coloque os ingredientes em temperatura ambiente

Você já deve ter recebido essa recomendação em outras receitas e, no caso do buttercream, esse é um passo fundamental. Não é para menos, já que a maciez é um pré-requisito indispensável para que esse creme fique perfeito.

Deixando a manteiga fora da geladeira por cerca de 3 horas, você conseguirá fazer com que ela chegue a uma textura de pomada, ou seja, ela terá uma consistência mais mole. Porém, não deverá estar muito líquida. Lembre-se de que, se ela estiver dura, você levará mais tempo para conseguir bater os grumos e chegar a textura correta.

Bata bem o creme

Como fazer creme de manteiga é algo muito delicado, é preciso ter bastante atenção para a textura dele. Por exemplo, para chegar a um sabor e consistência aveludada, a manteiga deve ser batida muito bem na batedeira até ela ficar mais branca e fofa.

Outra vantagem de bater bem a sua manteiga é que, assim, ela não ficará com sabor predominante aos outros ingredientes, deixando o creme enjoativo. Lembre-se de que a característica principal do buttercream é o gosto suave, que funciona como uma base para outros sabores a incluir, como baunilha e chocolate.

Outra dica na hora de bater seu buttercream: se a sua batedeira tiver opções de batedores, use o tipo pá ou raquete, pois é o modelo mais indicado para não incorporar ar à sua mistura. Caso contrário, é possível que o seu creme de manteiga fique com bolhas — o que deixa sua cobertura com uma aparência desagradável.

Não substitua a manteiga

Embora ela esteja até no nome do creme, muitas pessoas ainda insistem em substituir a manteiga por margarina, por exemplo. Essa atitude pode fazer com que toda a receita desande. Afinal, a margarina tem menos gordura e não oferece toda a sustentação que esse tipo de cobertura exige.

Use o açúcar correto

Você já ouviu falar de açúcar impalpável? Trata-se de uma versão com grãos muito fininhos e que tem amido em sua composição — o que impede a umidade. Esse é o tipo ideal para usar no seu creme de manteiga, pois tem a granulação perfeita para uma mistura mais homogênea.

Você pode usar o açúcar de confeiteiro, que também tem consistência fina e é mais fácil de encontrar no mercado. Contudo, a substituição para o açúcar normal, cristal ou refinado não é indicada, já que a diferença de granulação é bem grande.

flores-de-buttercream

Como fazer o creme de manteiga perfeito?

Agora que você já conhece os segredos de como fazer um creme de manteiga perfeito, já está mais que na hora de saber a receita completa. Pegue papel e caneta e acompanhe as proporções a seguir!

Ingredientes

  • 200 g de manteiga sem sal (temperatura ambiente);
  • 2 xícaras de açúcar impalpável (ou açúcar de confeiteiro);
  • 2 colheres de sopa leite.

Modo de fazer

O primeiro passo é bater bem a manteiga em velocidade alta até que ela fique branca e com consistência fofa. Em seguida, diminua a velocidade e adicione o açúcar aos poucos, até que vire uma mistura homogênea e sem a espessura granulada do açúcar.

Por fim, adicione o leite, bata por mais 5 minutos e está pronto seu creme de manteiga tradicional.

produtos-de-confeitaria-iniciantes

Outros sabores

Tenha em mente que o buttercream é igual uma tela em branco que você pode pintar o que desejar. Isso se deve à suavidade do creme, que pode receber outros sabores. Por exemplo, você pode adicionar a essa mistura duas colheres de sopa de essência de baunilha (ou a sua essência favorita) para dar um toque especial.

Você pode também fazer a versão achocolatada. Para isso, coloque 200 g de chocolate meio-amargo ou branco derretido e bata levemente por mais alguns minutos. Lembre que ele não pode estar quente no momento da mistura.

Leite em pó, doce de leite, café, frutas… As opções são muitas. Então, divirta-se descobrindo novos sabores! Ah, lembrando que você pode deixar tudo da cor que quiser e dar um ar mais alegre para seus cupcakes. Para isso, use corantes alimentares em gel e misture bem ao creme de manteiga. Só não exagere na quantidade!

Agora temos certeza de que você já sabe como fazer creme de manteiga sem risco de errar o ponto. Escolha seu sabor preferido, siga nossas dicas e coloque a mão na massa para deixar seus bolos ainda mais bonitos e saborosos. Contudo, lembre que é um creme delicado e que exige cuidado na hora de transportar por aí.

Gostou da receita? Já sabia desses segredos de como fazer creme de manteiga? E que tal compartilhar esses truques com seus amigos nas redes sociais? Temos certeza de que eles vão adorar saber mais sobre essa cobertura incrível!

You Might Also Like

No Comments

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: