Dicas, Técnicas

Como fazer cupcake: conheça os 6 erros mais comuns e como evitá-los

junho 21, 2019

Cupcake é um tipo de bolo de massa fofinha, com recheio cremoso, cobertura deliciosa e decoração criativa e colorida. É a sobremesa ideal para diversas ocasiões, já que agrada todo mundo, além de ser uma ótima opção para vendas. Porém, você sabe como fazer cupcake?

Apesar de o preparo ser bastante simples, é comum que alguns confeiteiros encontrem dificuldades em chegar ao resultado perfeito. Por exemplo: o bolinho não cresce o bastante, a massa afunda no centro ou até transborda da forma.

Se algum desses problemas já aconteceram com você, certamente a solução é conhecer os principais erros na hora de preparar seus cupcakes e afastar essas atitudes da sua cozinha de uma vez por todas. Confira a seguir 6 atitudes que prejudicam seus bolinhos!

1. Não preaquecer o forno

Quem nunca ficou naquela empolgação para testar uma receita nova de cupcake, preparou tudo perfeitamente, mas só no final percebeu que não lembrou de preaquecer o forno? Apesar de ser um erro comum, essa pode ser a razão de seus bolinhos não crescerem como deveriam.

Tanto o fermento quanto o bicarbonato de sódio precisam de calor para que ocorra a reação química responsável pelo crescimento do seu cupcake. Por isso, se você deixar a sua massa esperando por muito tempo ou, até mesmo, colocá-la em um forno com temperatura inferior à recomendação da sua receita, ela não vai crescer corretamente.

Por isso, pensou em fazer cupcake? Então, já coloque o forno para preaquecer. Faça disso um ritual na sua cozinha.

2. Bater a massa excessivamente

Existe coisa mais frustrante no mundo da culinária que abrir o forno esperando cupcakes perfeitos e se deparar com bolinhos que afundaram no meio? Se isso já aconteceu com você, saiba que certamente você cometeu um erro na hora do preparo.

O segredo para evitar isso é não bater a massa excessivamente. Afinal, dessa forma, incorporamos muito ar à mistura e, na hora de ir ao forno, o ar escapa e o cupcake fica sem sustentação para se manter no formato que conhecemos.

Então, o ideal é usar a batedeira na velocidade mais baixa, apenas para incorporar os ingredientes e deixar tudo homogêneo, evitando esse desastre culinário.

3. Não usar manteiga

Você já deve ter ouvido por aí que é possível trocar a manteiga por margarina sem problemas, afinal, são muito parecidas e nem dá para notar a diferença. Contudo, saiba que, quando se trata de cupcakes, essa informação não é nada verdadeira.

A confeitaria é uma ciência exata, ou seja, cada ingrediente e suas proporções foram muito bem pensadas e têm uma razão de existir naquela receita. No caso dos cupcakes, a substituição da manteiga pode ser o motivo pelo qual os bolinhos se soltam da forminha de papel. Isso ocorre porque a margarina tem menos gordura e mais água, o que deixa a massa mais úmida.

4. Encher a forminha demais

A intenção é aprender a como fazer cupcake com um topo redondo e fofinho? Então, a atenção deve ser redobrada na hora de encher as forminhas para encontrar um equilíbrio na quantidade de massa colocada.

Antes de decidir o volume ideal, é preciso pensar da decoração que você pretende fazer, ou seja, se a finalização tiver uma cobertura muito alta e detalhada, você pode colocar massa até a metade da forma para que ela cresça somente até o topo. Por outro lado, se a sua decoração pedir um bolinho mais alto, encha só até ⅔ para não transbordar.

5. Demorar para desenformar

A umidade e calor não combinam com cupcakes. Afinal, esse é outro dos motivos pelos quais a forminha de papel desgruda do bolinho. Por isso, assim que sair do forno, retire-o imediatamente das formas de metal para que o vapor quente não se acumule entre o papel.

A etapa seguinte, de resfriamento e armazenamento, também é muito importante. Para um bom resultado, permita que os cupcakes esfriem naturalmente, se possível em uma grade de confeiteiro, para que a ventilação alcance todo o bolinho e que o calor se dissipe por igual.

Ah, e nada de mantê-los em lugares abafados, ok? Isso pode fazer com o que o topo fique com uma textura estranha e pegajosa. O ideal mesmo é que o ambiente seja fresco e ventilado.

6. Abrir o forno antes da hora

Um segredo essencial para quem quer aprender como fazer cupcake perfeito: aconteça o que acontecer, não fique abrindo o forno antes do tempo correto de cozimento da massa.

Seja por medo de ter colocado massa em excesso ou por receio de que passe do ponto, muitas pessoas não conseguem controlar a ansiedade e acabam abrindo o forno para verificar o crescimento dos cupcakes. Essa ação pode deixá-los murchos, mesmo com todo o seu esforço na hora de seguir a receita corretamente.

Os segredos de como fazer cupcake foram desvendados, mas você também precisa saber quais os utensílios ajudam a evitar esses erros e a chegar em um resultado incrível.

Como já dissemos a quantidade de ingredientes deve ser seguida à risca, por isso, tenha à mão colheres, copos e xícaras medidoras para conseguir mais precisão. Utilize-os também na hora de colocar a massa nas formas para que cada uma tenha o mesmo volume, garantindo assim que todas terão o mesmo tempo de cozimento. Além do mais, se a ideia é fazer para vender, todas as unidades precisam seguir um padrão, não é mesmo?

Falando em formas, conte com opções de qualidade tanto nas de alumínio como nas de papel para não ter problemas na hora de desenformar. E, claro, tenha os utensílios adequados para caprichar na finalização, como bicos e sacos de confeiteiroespátulas, grades de resfriamento, pins para decoração e embalagens apropriadas.

Se você chegou até o final deste post, com certeza está preparado para colocar a mão na massa, afinal já sabe direitinho como fazer cupcake! Nossa última dica é que, além de contar com utensílios de boa qualidade, escolha muito bem os ingredientes que vai usar na sua receita, pois esse detalhe pode fazer toda a diferença no resultado.

Continuando o assunto sobre cupcakes de sucesso, confira já nosso guia completo e entenda melhor sobre receitas, dicas de recheios e massas e até sobre como divulgar seu trabalho e potencializar as suas vendas de cupcake.

 

You Might Also Like

No Comments

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: