Dicas

Formas de cupcake: confira os principais tipos e como usar

julho 10, 2019

Não há dúvidas de que o cupcake é uma iguaria que tem conquistado cada vez mais o paladar das pessoas, principalmente dos brasileiros! Não por acaso, uma vez que o bolinho é muito saboroso e pode ser decorado de diversas maneiras. No entanto, muitos confeiteiros não sabem quais são as formas de cupcake que devem usar, a fim de que ele fique perfeito.

Afinal, o material e o tamanho do utensílio utilizado na hora de preparar o cupcake podem influenciar o resultado final, conferindo um sabor mais ou menos satisfatório.

Se você quer saber quais são os principais tipos de formas de cupcake, continue a leitura e esclareça todas as dúvidas sobre o assunto!

Conheça os tipos de formas de cupcake

Como dissemos, as formas para assar cupcakes podem ser encontradas em diversos materiais. Vamos listar as principais delas!

Assadeira

Existe no mercado uma assadeira própria para assar cupcakes. Ela é a mais recomendada pelos vendedores, pois, como contém várias cavidades, reduz bastante o tempo de preparo até na hora de colocar e tirar a massa do forno.

Normalmente, elas são encontradas com 6, 12 ou 24 buracos, sendo que podem ser feitas de alumínio ou revestidas de teflon. Os preços também costumam ser bem atraentes para quem pretende investir na confecção do charmoso quitute.

Se você pretende fazer os cupcakes sem as forminhas de papel, a dica é escolher a assadeira revestida com teflon, visto que o material é antiaderente. Isso facilita o momento em que você vai desenformar os confeitos, sem correr o risco de eles quebrarem ou racharem.

Alumínio

O material mais comum para fazer cupcakes é o alumínioEle é um bom condutor de calor, além de distribuir uniformemente a temperatura. Porém, o utensílio pode ser amassado com facilidade e deformar caso haja uma grande variação de temperatura.

Aço inoxidável

Embora seja popular como o alumínio, o aço inoxidável é mais resistente ao empenamento. O material é um pouco mais lento na condução do calor, o que faz com que os cupcakes não cozinhem tão rápido e nem subam tanto dentro do forno.

Ademais, é fácil de limpar, sendo que alguns modelos apresentam revestimento antiaderente. 

Silicone

As formas de silicone são encontradas em diversas cores e podem ser utilizadas em qualquer tipo de forno, seja elétrico, a gás ou micro-ondas. 

Apesar de não ser tão prática quanto a assadeira para cupcakes, a forma de silicone tem o formato mais próximo ao molde original do confeito. Desse modo, é uma opção para quem deseja apresentar um belo quitute.

Entretanto, esse tipo de utensílio costuma ser mais flexível, necessitando de uma assadeira por baixo para que não vire dentro do forno. Além disso, as formas podem dourar demais o bolinho quando em contato com o metal.

Papel

A forma de papel é outra boa opção para assar cupcakes, pois ela ajuda a retirar o confeito da forma com mais facilidade. Coloque-a dentro da forminha de metal e preencha o recipiente com a massa. Depois, ponha no forno pelo tempo necessário.

Cerâmica

Outa alternativa para assar cupcakes são as formas feitas de cerâmica. O material distribui bem o calor, porém não consegue deixar a massa muito douradinha. Também podemos acrescentar que, ao contrário do alumínio, a temperatura não se perde rapidamente ao sair do forno.

Isso significa que o bolinho vai continuar assando mesmo que você desligue o fogo, ou ainda, retire o confeito de lá!

Saiba como assar cupcakes

Além de conhecer quais são os tipos de formas de cupcakes existentes no mercado, também é importante levar em consideração algumas dicas com o objetivo de fazer uma boa receita. Confira a seguir!

Aqueça o forno com antecedência

Aquecer o forno antes de colocar os cupcakes para assar é algo que não deve ser esquecido, se você pretende fazê-los do modo correto. Dessa maneira, cria-se o ambiente perfeito para que eles possam crescer adequadamente.

Muitas receitas utilizam o fermento em pó, o bicarbonato de sódio ou, ainda, claras em neve com o propósito de fazer a massa crescer. No entanto, os dois primeiros produtos necessitam do calor para que ocorra a reação química no preparo. 

Se o confeiteiro deixa esses ingredientes muito tempo na massa, colocando-os em forno frio, eles vão agir lentamente e, consequentemente, o preparo não vai crescer do modo esperado. No caso das claras batidas, o ar que foi incorporado pode se perder se o forno não estiver aquecido.

Asse a massa de uma única vez

Ao colocar a massa no fogo, é necessário que ela seja toda assada de uma única vez. O problema é semelhante ao que acontece com o aquecimento do forno. O preparo que fica esperando do lado de fora aos poucos perde a capacidade de crescer devido aos ingredientes utilizados (fermento, bicarbonato e clara de ovos).

Outra dica é colocar a massa nas formas somente no momento em que for assar os cupcakes. Geralmente, as feitas em papel absorvem a umidade do preparo, comprometendo o resultado final dos confeitos!

Preencha as formas de cupcake adequadamente

A quantidade correta da massa que vai preencher as forminhas é outro item essencial para que o topo dos bolinhos fique redondo e macio. Se você colocar pouca massa, o cupcake não vai crescer o suficiente. Já se colocar muita mistura, corre-se o risco de ela transbordar dentro do forno.

Então, o recomendado é encher a forma com 2/3 do seu volume. Muitos confeiteiros utilizam colheres medidoras ou dosadores para não errar na medida da receita.

Respeite o tempo de forno

Você sabia que abrir o forno antes da hora é considerado um verdadeiro crime na culinária? Pois bem, isso acontece porque o calor escapa e o resultado são cupcakes murchos e desinteressantes!

Ainda podemos acrescentar que é preciso deixar os bolinhos esfriarem antes de colocar o recheio e a cobertura. Também é indicado não deixá-los na assadeira — como ela demora para esfriar, pode tornar os quitutes mais secos e quebradiços.

Enfim, ao escolher as formas de cupcake corretas, você garante o sabor do bolinho, assim como assegura o sucesso da sua confeitaria. Então, não deixe de investir nos utensílios de cozinha necessários para fazer os melhores cupcakes da cidade!

Para saber mais sobre forminhas e embalagens, confira o que a Chef Center tem para oferecer aos seus clientes!

 

You Might Also Like

No Comments

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: