Dicas, Empreendedorismo

Saiba como produzir uma atraente vitrine de padaria e venda mais

julho 11, 2019

O varejo de alimentos deve ser bem apresentável, uma vez que tem o poder de aguçar os sentidos das pessoas e, consequentemente, atraí-las para o local. No entanto, muitos proprietários não sabem como montar uma vitrine de padaria que seja atraente e convidativa.

Afinal, pode não parecer, mas um estabelecimento gastronômico precisa estar planejado nos mínimos detalhes com o propósito de conquistar novos clientes e fidelizar o público que já frequenta a padaria ou a confeitaria, por exemplo.

Se você quer aprender a tornar sua vitrine de padaria mais bonita e atraente, basta continuar a leitura para descobrir dicas incríveis que preparamos neste post!

Defina um objetivo

Antes de aprender a montar uma vitrine de padaria, é necessário que o dono do estabelecimento defina com muita clareza quais são os seus objetivos. Ou seja, além de vender mais produtos, também devem ser levados em considerações outros propósitos, como, por exemplo:

  • realizar o lançamento de produtos;
  • destacar uma ou mais promoções;
  • aumentar o giro de produtos, principalmente os que não vendem tanto.

Portanto, verifique o volume de vendas e faça uma avaliação dos últimos resultados obtidos. O próximo passo é elaborar uma estratégia que atenda aos anseios dos clientes, baseada nos erros e acertos mais recentes.

Aproveite ainda para aprimorar a sua gestão de negócios, estabelecendo metas para tornar a empresa mais produtiva!

Conheça o público-alvo

Outro tópico importante é saber quais são os gostos dos seus clientes, a fim de atendê-los melhor. Desse modo, em vez de ir até o concorrente para buscar o que precisa, ele vai diretamente na sua padaria, pois sabe que vai encontrar aquilo que procura.

Para que isso aconteça, o ideal é investir em pesquisa de campo, feita por meio de um software de CRM (gestão de relacionamento com o cliente), como também apostar em uma política de relacionamento. As informações coletadas formarão um banco com dados valiosos sobre as preferências do consumidor.

Busque referências

Não é necessário ter uma visão treinada para montar uma bela vitrine de padaria! A dica é buscar por referências visuais em sites, blogs e plataformas digitais que trabalham com imagens.

Também é útil aprender decoração aplicada às vendas, uma vez que você vai dominar técnicas específicas para montar os produtos da melhor forma possível.

Então, use as inspirações para testar vitrines de diferentes tipos. Tire fotos do lado de fora do estabelecimento e analise cada uma delas. Lembre-se que os seus clientes vão olhá-la por esse ângulo.

Crie temas

Aproveite datas especiais, tradições populares ou mesmo as estações do ano para criar temas para a sua vitrine de padariaPáscoa, Natal e Dia das Mães podem render belas decorações, assim como a primavera e o inverno, bastando utilizar elementos referentes às datas (coelhinhos, corações, flores, folhas secas etc).

Ofereça produtos diferentes

Além dos tradicionais produtos que são comercializados em uma padaria, também é importante inovar nas iguarias que você vai oferecer aos seus clientes. Em vista disso, exponha pães, doces, bolos, tortas, queijos e até bebidas alcoólicas, como licores diferenciados.

As pessoas que vão entrar no local, devem saber que encontrarão uma grande variedade de produtos. Logo, as chances delas voltarem ao local, aumentarão de modo significativo. O resultado será de maior lucro no fim do mês!

Organize os produtos

Organizar os produtos de modo adequado é fundamental para que o cliente encontre o que está procurando. Ao entrar no local, ele vai querer conferir como estão expostos, ou seja, se o alimento está fresquinho, com boa aparência etc.

Uma excelente opção é distribuir os produtos da seguinte maneira:

  • acima da cabeça: coloque os produtos que são menos procurados pelos clientes;
  • altura dos olhos: acondicione os alimentos cujos valores sejam mais altos, pois os consumidores tendem a olhar mais facilmente para eles;
  • linha da cintura: disponha as iguarias mais procuradas.

Outra boa alternativa é organizar os produtos complementares, de modo que eles fiquem visíveis aos olhos do público. Por exemplo: coloque uma torta salgada próxima ao setor de salgadinhos, o cliente pode se sentir motivado a levar algo que não estava precisando comprar naquele momento.

Fique atento aos detalhes

Existem detalhes importantes para compor a vitrine de padaria que merecem atenção dos proprietários. A iluminação, o mobiliário, a cor e a textura das paredes são itens que também devem ser levados em consideração. Acompanhe!

Iluminação

A iluminação vai depender dos artigos que você vai vender e dos preços que serão cobrados. De modo geral, as lojas mais caras usam luzes menos intensas. Já as mais populares oferecem uma iluminação mais excessiva.

As cores das paredes, móveis e pisos também influenciam o ambiente. As tonalidades escuras tendem a escurecer o lugar, sendo que as mais claras refletem mais a luz. Lembre-se ainda de levar em consideração a luminosidade natural do próprio estabelecimento.

Paredes

Espelhos ajudam a ampliar o local, sendo uma boa alternativa para colocar em uma das paredes. Também, aposte em paredes texturizadas, forradas de madeira, azulejadas ou com desenhos pintados à mão. Essas soluções conferem originalidade e criatividade ao local.

Móveis

Mesas e cadeiras de madeira ou metal são ótimas opções para decorar a padaria, pois representam aconchego aos clientes. Através da vitrine da padaria, eles já vão poder identificar qual é o estilo do lugar.

Armários e balcões também devem ser feitos do mesmo material pelo motivo citado acima. Objetos de plástico, como os armários, não são mais usados e causam uma impressão desleixada ao lugar.

Fachada

Além da vitrine de padaria, a fachada também costuma contar pontos com os clientes. Mantenha a pintura sempre em dia, utilize letreiros bem visíveis e um toldo, caso haja um, que deve estar constantemente limpo e sem avarias.

Enfim, a apresentação de uma vitrine de padaria não exige grandes esforços, bastando apenas bom senso e bom gosto do proprietário. Por meio de dicas práticas e eficientes você vai ser capaz de apresentar uma bela decoração para os seus clientes!

Se você acompanha as redes sociais deve estar sempre por dentro das novidades que as empresas dispõem para os seus seguidores, não é mesmo? Aproveite para acompanhar as dicas de gestão disponibilizadas na página da Chef Center no Facebook.

You Might Also Like

No Comments

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: