Curiosidades

Quais as melhores combinações com chocolate? Descubra aqui!

agosto 5, 2019

São poucas as pessoas que afirmam não gostar de chocolate. A verdade é que essa iguaria que vem do cacau tem fãs fervorosos ao redor do mundo, e não é para menos: são muitas variações para agradar a todo tipo de paladar, e as combinações com chocolate nas sobremesas parecem infinitas. Para completar, uma certa dose de alguns tipos de chocolate ainda fazem bem para a saúde.

Você é do time dos apaixonados por chocolate? Independentemente da sua resposta, se você trabalha com confeitaria, certamente lida com o ingrediente constantemente, afinal, ele é um item indispensável em muitas receitas de bolos e doces.

Por falar nisso, você sabe quais são os alimentos que mais combinam com cada tipo de chocolate? Continue a leitura deste post para descobrir algumas harmonizações — das clássicas às mais inusitadas —, inovar nas suas criações e surpreender os clientes!

O chocolate na gastronomia

A importância do chocolate na confeitaria é indiscutível. A iguaria parece fazer parte dos mais variados doces, cremes e bolos desde sempre, mas foi-se o tempo em que o chocolate era apenas um doce e utilizado somente pelos confeiteiros.

Atualmente, ele vem sendo cada vez mais utilizado em pratos salgados, além de dar um toque especial a molhos. Alguns tipos, como o amargo, são mais utilizados dentro das cozinhas, pois têm um sabor mais palatável e que casa bem com a gordura de determinados alimentos, como (acredite se quiser) a carne de porco.

Os tipos de chocolate

Podemos dizer que o chocolate é um produto obtido a partir da mistura de derivados de cacau, cacau em pó ou manteiga de cacau e massa (também chamada de pasta ou liquor) de cacau. É a quantidade de cada um desses ingredientes que vai definir o chocolate entre os seus principais tipos.

Ao leite

O chocolate ao leite surgiu quando o chocolatièr Daniel Peter misturou leite em pó com grãos de cacau moídos e manteiga de cacau. É um dos preferidos do consumidor para o consumo “in natura” (em barras ou em formato de bombons) e também proporciona boas receitas de doces, bolos e o que mais a imaginação mandar.

Amargo

A diferença entre o chocolate ao leite e o amargo está na quantidade de cacau presente na composição. Nos amargos, há uma presença maior, o que deixa o produto mais amargo e escuro.

Hoje em dia, é possível encontrar no mercado opções variadas de concentração de cacau: a partir de 40% o chocolate é classificado como meio-amargo, e as porcentagens seguem subindo — 52% de cacau na composição, 65%, 70% e 85%, 92%, 99% e 100% por exemplo.

Esses chocolates também estão disponíveis para consumo ou para produção em confeitaria.

Branco

Esse chocolate instiga algumas discussões, pois há quem diga que devido à sua pouca quantidade de cacau e grande quantidade de leite, ele nem seria chocolate. No entanto, é impossível discordar que essa versão branca e cremosa dá origem a receitas maravilhosas e combina muito bem com uma grande variedade de ingredientes, como veremos a seguir.

Rosa

Isso mesmo! Há pouco tempo, uma famosa marca produtora de chocolates deu origem a um produto rosa — sem corantes ou saborizantes. O segredo da aparência e do sabor peculiares desse chocolate está nos grãos selecionados exclusivamente no Brasil, no Equador e na Costa do Marfim. Esse é um toque bem diferente para os seus produtos e que vale a pena conhecer!

As melhores combinações com chocolate

Algumas harmonizações de ingredientes com chocolate são mais clássicas, enquanto outras surpreendem pelo sabor e pela ousadia. Será que você usa na sua confeitaria todas as opções que vamos citar aqui?

Café

Impossível começar a nossa lista com outra combinação que não seja essa! Antes de sair misturando qualquer tipo de café com qualquer variedade de chocolate, é preciso atentar-se a algumas nuances. 

Os cafés mais tradicionais, por exemplo, têm como características principais o amargor, a acidez e uma leve doçura no final, combinando com chocolates mais adocicados. Já as torras claras são a companhia perfeita para chocolates amargos. 

Se alguém duvida, basta lembrar que essa é a combinação presente no cappuccino — ou seja, é possível fazer receitas com o sabor incrível da bebida, como bolos ou mousses de cappuccino.

Cerveja

As cervejas artesanais estão em alta, e você pode se aproveitar do sucesso desse produto para inovar nas suas criações. Existem, inclusive, cervejas que são de chocolate. 

Para não errar nas combinações, anote: o chocolate branco harmoniza com cervejas pouco amargas e mais frutadas; o amargo, por sua vez, combina perfeitamente com cervejas de teor alcoólico mais alto e sabores mais intensos.

Se você está se perguntando o que preparar a partir dessa mistura, que tal um brownie?

Frutas 

Chegamos às deliciosas combinações com chocolate branco! A maioria das frutas harmoniza perfeitamente com esse tipo de chocolate, justamente porque o sabor azedo ou intenso de algumas frutas são incríveis ao paladar quando misturados com a doçura do chocolate branco.

Boas opções para bolos, mousses, tortas e geleias são as frutas vermelhas (morangos, amoras, cerejas e framboesas), o maracujá e o limão. 

Coco e nuts

Ingredientes como o coco, as castanhas e as nozes também são deliciosos quando misturados ao chocolate branco em bolos ou coberturas. Eles combinam da mesma forma com o ao leite, ou seja, tem para todos os gostos de chocolate!

Pimenta

Um ingrediente controverso tanto na culinária quanto na confeitaria, a pimenta é do tipo “ame ou odeie”. É claro que para manter um cardápio variado e agradar àqueles clientes que gostam de sabores mais autênticos e únicos vale a pena apostar na harmonização de chocolate e pimenta.

A pimenta rosa é uma boa opção, pois além de trazer uma beleza ímpar às suas produções, ela vai muito bem tanto com os chocolates mais escuros quanto com os brancos.

Como pudemos ver, as combinações com chocolate são inúmeras! Ao conhecer os tipos de chocolate com os quais você trabalha e os ingredientes que proporcionam uma combinação mais fácil, você será capaz de perceber o porquê dessas misturas darem tão certo e começar a criar os seus próprios produtos. Não tenha medo de ousar! Os resultados podem ser surpreendentemente positivos!

Gostou deste conteúdo? Quer receber mais ideias para inovar na sua confeitaria? Então assine a nossa newsletter!

You Might Also Like

No Comments

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: