Curiosidades

Diferentes tipos de cobertura de bolo que você precisa conhecer!

agosto 5, 2019

Se você ama fazer bolos, sabe que a cobertura é uma parte importante. Ela pode ser feita com vários ingredientes e cada uma confere um visual diferente para o doce. Assim, é muito importante saber escolher entre os diversos tipos de cobertura de bolo, levando em conta a textura, consistência adequada e combinação com os demais elementos.

Seja um bolo de casamento, de aniversário ou simplesmente uma sobremesa para terminar uma refeição especial, esse alimento pode se tornar ainda mais gostoso com a cobertura adequada.

Se você quer saber quais são as diferentes possibilidades de cobri-lo, continue a leitura do nosso post!

Pasta americana

A pasta americana é uma das coberturas mais utilizadas nos bolos decorados. Ela apresenta uma textura muito maleável, permitindo diversos tipos de decorações, como flores.

Ingredientes

  • 1 kg de açúcar de confeiteiro;
  • 2 colheres de glucose de milho;
  • 2 colheres de gordura vegetal hidrogenada;
  • 2 pacotinhos de gelatina em pó sem sabor;
  • 6 colheres de água.

Modo de preparo

Dissolva a gelatina na água por 5 minutos. Em seguida, leve-a ao banho-maria e acrescente a gordura vegetal e a glucose, mexendo bem para que dissolva. Retire do fogo e acrescente o açúcar aos poucos, até formar uma massa. Após isso, espalhe a massa na bancada e, quando der ponto, abra com um rolo. Por fim, coloque a pasta americana sobre o bolo e faça as decorações.

Glacê

O glacê é uma cobertura de açúcar que permite confeitar bolos com mais facilidade, usando o saco de confeitar. Trata-se de uma cobertura firme, que pode ser utilizada em bolos que ficarão muito tempos expostos.

Ingredientes

  • 2 claras em neve;
  • 1 colher de suco de limão;
  • 500 g de açúcar de confeiteiro.

Modo de preparo

Em uma batedeira, bata as claras em velocidade alta até obter o ponto de neve. Acrescente o açúcar peneirado aos poucos e continue batendo. Por fim, junte o suco de limão e bata para que o glacê fique volumoso e consistente. Decore o bolo do jeito que preferir.

Fondant

O fondant é uma mistura líquida de açúcar, mas que endurece ao ser aplicada ao bolo. É uma opção para doces que não exigem muita refrigeração, como os que levam frutas frescas. Uma boa dica é não utilizá-lo em bolos que levam muito açúcar, pois pode ficar muito doce.

Ingredientes

  • 4 colheres de leite;
  • 2 xícaras de açúcar de confeiteiro;
  • 1 colher de manteiga.

Modo de preparo

Coloque todos os ingredientes em uma panela, mexa bem e leve ao fogo em banho-maria. Misture até que fique grosso e brilhante. Por fim, retire do fogo e aplique sobre o bolo.

Chantilly

O chantilly é a cobertura queridinha dos bolos de padaria e é ideal para bolos gelados, de consumo imediato. O doce com essa cobertura não suporta muito bem o calor. Por isso, demorar muito para consumi-lo pode fazê-lo derreter e ficar aguado.

Ingredientes

  • 2 colheres de açúcar;
  • 250 ml de creme de leite fresco.

Modo de preparo

Em uma batedeira, coloque o creme de leite bem gelado, o açúcar, e bata até que o creme faça ondas. Depois, bata mais um pouco na velocidade baixa até que chegue ao ponto de ondas mais firmes. Por ter um sabor suave, você pode acrescentar essência de baunilha ou raspas de limão.

Buttercream

Também conhecido como creme de manteiga, apresenta uma textura cremosa e suave. Ele pode ser utilizado como recheio dentro do bolo e também como cobertura e decoração. A quantidade grande de gordura do creme mantém a umidade do bolo.

Ingredientes

  • 2 xícaras de açúcar de confeiteiro;
  • 200 g de manteiga sem sal em temperatura ambiente;
  • 2 colheres de leite.

Modo de preparo

Em uma batedeira, bata o açúcar com a manteiga até misturar bem. Acrescente o leite e bata para que se forme um creme fofo. Se preferir, acrescente 3 colheres de essência de baunilha. Coloque em um saco de confeitar com o bico que desejar e cubra o bolo.

Ganache

A ganache é uma boa cobertura para tortas e bolos, pois deixa o doce com um ótimo acabamento e ajuda a preservá-lo se estiver em temperatura ambiente. Você pode prepará-lo com chocolate amargo, branco, meio amargo ou ao leite, além de tingi-lo para ganhar cores divertidas e diferentes.

Ingredientes

  • 150 g de creme de leite;
  • 300 g de chocolate meio amargo picado ou em gotas.

Modo de preparo

Pique o chocolate e derreta no micro-ondas. Quando o chocolate estiver totalmente derretido, adicione o creme de leite e mexa com um batedor de arame até que vire um creme uniforme e liso. Deixe esfriar na geladeira ou em temperatura ambiente. Após isso, a cobertura estará pronta para ser usada tanto no recheio quanto na cobertura do bolo.

Marzipan

O marzipan é parecido com a pasta americana, mas tem o diferencial no sabor: ele apresenta um toque delicioso e suave de amêndoas. Por utilizar a oleaginosa em sua produção, pode custar mais caro do que a pasta.

Ingredientes

  • 200 g de farinha de amêndoa;
  • 200 g de açúcar de confeiteiro;
  • 1 clara;
  • 2 colheres de essência de amêndoa.

Modo de preparo

Em uma vasilha, misture a farinha de amêndoa e o açúcar. Em seguida, acrescente a clara e a essência de amêndoa aos poucos e misture bem até formar uma pasta. Abra a massa e coloque como cobertura do bolo.

Cream cheese frosting

O cream cheese frosting ou cobertura de cream cheese é uma combinação perfeita para bolo de cenoura ou red velvet. O creme apresenta um sabor incrível e pode ficar em temperatura ambiente quando não está muito calor.

Ingredientes

  • ½ xícara de açúcar de confeiteiro;
  • 150 g de cream cheese;
  • 2 colheres de manteiga em temperatura ambiente;
  • extrato de baunilha a gosto.

Modo de preparo

Em uma batedeira, coloque a manteiga e o cream cheese. Bata em velocidade média por 3 minutos até que forme um creme liso. Adicione o extrato de baunilha e bata somente para misturar. Após isso, acrescente o açúcar aos poucos, sem parar de bater por 3 minutos. Deixe na geladeira por 30 minutos e cubra o bolo após isso.

Como vimos, existem diversos tipos de cobertura para bolo e é preciso conhecer as suas características para optar pelo melhor. Por isso, na hora de escolher a ideal, considere o tamanho do bolo, se é em várias camadas, liso ou com decoração e se estará exposto ao calor ou em ambiente com temperatura controlada.

Gostou deste conteúdo sobre tipos de cobertura de bolo e quer aprender mais? Então, siga-nos nas redes sociais. Estamos no Facebook, Pinterest, Instagram e YouTube!

You Might Also Like

No Comments

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: