Curiosidades

Tapete de silicone, um item essencial para a sua cozinha

agosto 13, 2019

Mesmo quem ama cozinhar e até fez disso sua profissão pode ter uma certa preguiça de fazer alguns procedimentos na cozinha. Um bom exemplo disso é a hora de untar as formas e assadeiras, não é mesmo? É aqui que entra o tapete de silicone de fibra de vidro. Você já ouviu falar deles?

Não dá um desânimo na hora de desenformar aqueles biscoitos que você fez com tanta dedicação e eles grudam completamente na forma? Pois é justamente para evitar situações como essas que você deve adquirir tapetes culinários, uma vez que eles criam uma camada antiaderente na forma, impedindo que os alimentos grudem, livrando você de algumas dores de cabeça.

Vamos entender melhor sobre como eles funcionam e por que são tão essenciais para a sua cozinha? Continue lendo e descubra as vantagens de ter esses utensílios em casa!

O que é o tapete de silicone de cozinha?

O produto nada mais é que uma esteira composta por silicone apropriado para a culinária e fibras de vidro. Ele funciona como uma superfície antiaderente e não tem a necessidade de untar com qualquer tipo de gordura, o que deixa as suas preparações mais saudáveis e impede que alimentos grudem nas formas. 

Essa funcionalidade faz dele um utensílio essencial para quem deseja trabalhar com massas doces, como biscoitos e macarons, e salgadas, como a do pão de queijo. Além disso, podem ser usados como estação de trabalho para manusear chocolate e pasta americana, por exemplo. 

O utensílio também é conhecido como Silpat, nome de uma marca pioneira na fabricação do produto e que acabou virando sinônimo do tapete de silicone. Contudo no mercado existem modelos e marcas diversas e de boa qualidade.

Qual folha antiaderente escolher?

Quando o objetivo é impedir que alimentos grudem em assadeiras e formas, saiba que existem vários tipos de produtos com a mesma finalidade. Além do tapete de silicone, há também o papel manteiga e as folhas antiaderentes de teflon, ambos muito usados na culinária. 

Cada uma dessas opções cumpre bem essa função, e você deve testar os utensílios até achar a que mais se adéqua às suas necessidades, considerando que eles podem ser ideais para tipos diferentes de preparos. 

Por exemplo, o papel manteiga é bastante comum e muito usado para assar bolos e cookies, mas se o seu objetivo é fazer doces para vender, as opções de silicone são mais indicadas, devido ao acabamento uniforme. O mesmo acontece se você trabalha com ninhos de caramelo e calda de açúcar, isso porque os tapetes e a folha de teflon são os mais adequados para esses casos.

Entre as opções, o tapete de silicone de fibras de vidro costuma ser o mais resistente — o que já indica o melhor custo-benefício. Além disso, esse tipo de produto oferece o melhor controle de temperatura e ainda mais funções. É possível encontrar tapetes culinários de diversos tipos, tamanhos e cores, sendo que alguns vêm até com régua e marcações próprias para quem trabalha com massas.

Quais as principais vantagens do tapete de fibra de vidro?

Que o tapete pode facilitar a sua vida na cozinha você já sabe, mas o que de fato faz dele tão essencial assim? Quais os reais benefícios que ele pode trazer para o seu trabalho?

Confira, a seguir, as principais vantagens do tapete de silicone com fibra de vidro e entenda por que você deve adquirir um produto como esse para ganhar muito mais tempo na hora de cozinhar. 

Impede que alimentos grudem

A principal finalidade do tapete de silicone é também a melhor das suas vantagens. Isso porque esse utensílio substitui o uso do papel manteiga ou a necessidade de enfarinhar e untar formas com óleo, o que torna tudo bastante econômico  uma vez que você pode reutilizar o produto diversas vezes.

Além de ser uma boa opção para fazer cookies, tortas com massa folhada, bombons etc., o produto também facilita bastante o trabalho com diversos tipos de materiais, como o chocolate, pasta americana, glacê, marzipan, já que nada disso grudará na superfície do tapete. 

Proporciona mais praticidade

Quem nunca esqueceu de untar a forma e teve que fazer isso às pressas porque a massa já estava pronta? Toda essa correria pode ser evitada com o tapete de silicone de fibra de vidro: afinal, é só encaixá-lo dentro da forma para garantir que nada grudará e pronto.

Também é preciso ressaltar que esse tipo de utensílio suporta altas temperaturas, de -40˚C a 280˚C. Ou seja, podem ser levados ao forno e ao freezer tranquilamente, sem que o produto seja danificado durante esses processos.

Outro detalhe essencial para quem trabalha com confeitaria é a capacidade de deixar tudo padronizado e com bom acabamento. Isso porque seus doces saem perfeitos da forma, com a base lisinha e com cor uniforme.

Diminui os riscos do alimento queimar

A composição dos tapetes culinários de silicone também atribui uma vantagem muito útil para os cozinheiros: impede que o alimento queime com facilidade. 

O produto é constituído de materiais que não esquentam com tanta facilidade e, além disso, têm micróporos que ajudam a dissipar o calor igualmente pelo alimento, impedindo que queime uma parte só.

É fácil de limpar

O produto também tem a higienização bem fácil. Além de não acumular facilmente resíduos, pode ser colocado na máquina de lavar louças. A limpeza à mão também é bem simples e rápida.

Para isso, tudo o que você precisa fazer é usar uma esponja macia (para não danificar a superfície lisa) colocar um pouco de detergente e enxaguar com bastante água. Após secar bem, o seu tapete de silicone já está pronto para outra.

Concluindo, é possível dizer com todas as letras que o tapete de silicone é um investimento necessário e válido. Contudo é importante ressaltar que você deve adquirir um produto de qualidade e seguir corretamente as orientações do fabricante em relação à conservação para que o item tenha bem mais durabilidade e, assim, represente um bom custo-benefício. 

Quer conhecer boas opções de tapete culinários, além de outros utensílios de qualidade? Então entre em contato com a Chef Center agora mesmo!

You Might Also Like

No Comments

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: