Dicas

S.O.S: veja como consertar o doce excessivo de um bolo

setembro 13, 2019

Chefs costumam comparar o seu trabalho com o de confeiteiros, dizendo que na cozinha é possível arriscar mais — enquanto que as receitas de bolos, principalmente, devem ser seguidas à risca, ou alteradas somente depois de muitos testes. Não é à toa que muitas pessoas afirmam que a confeitaria é quase um processo químico.

Quando as quantidades de ingredientes e os processos não são respeitados, muitas coisas podem dar errado. Mais uma vez citando os bolos, não é incomum que as porções de açúcar — ou outro item que acrescente doçura à massa — sejam inadequadas, fazendo com que o confeiteiro precise saber como consertar o doce dessa receita, para que o seu trabalho não vá por água abaixo.

Sim, isso acontece! E se o seu bolo está com a consistência perfeita, uma aparência de dar água na boca, mas com a massa doce demais, nós temos algumas dicas do que fazer para consertar. Veja agora mesmo e salve o seu trabalho!

Aposte em coberturas ou caldas cítricas

Se o seu bolo for simples, sem outros recheios ou coberturas, uma boa dica é preparar uma calda cítrica, como de limão ou laranja. Essa combinação será capaz de anular o excesso de doçura captado pelo paladar.

Além do suco da fruta, é possível aproveitar as raspas (de limão, limão siciliano ou laranja, por exemplo) tanto para saborizar essa calda quanto para dar um toque especial na decoração do bolo.

Aproveite o bolo em outras receitas

A massa ficou doce demais e você não quer continuar com o projeto do bolo do jeito que está? Não tem problema! Que tal aproveitar essa doçura toda e criar um produto diferente — e que aceita uma massa mais doce?

É possível, por exemplo, desconstruir tudo e transformar o seu bolo em outras receitas. Veja só:

  • pavês de frutas: o maracujá ou o abacaxi vão combinar muito bem com uma massa mais doce;
  • bolos de pote: muito em alta, basta acrescentar um recheio menos adocicado;
  • verrines: morangos, frutas vermelhas ou cream cheese vão trazer charme e equilibrar o sabor em seus copinhos;
  • cakepops: combinando massa de bolo, glacê de chocolate, confeitos e muita diversão, ninguém se importa com a doçura dessas delícias.

Prepare uma cobertura de chocolate amargo

Uma ganache de chocolate amargo pode ser a salvação do seu bolo! Para usar esse truque a seu favor, prefira utilizar chocolates com mais de 70% de cacau, a fim de atenuar o excesso de doce no paladar.

Sirva porções menores

Não dá para comer uma grande quantidade de um bolo que ficou doce demais, certo? Contudo, se essa doçura não ficou muito excessiva, é possível apostar no sucesso de porções menores.

Isso mesmo! Se você preparou o bolo para servir a um grupo de convidados, por exemplo, utilize cortadores para deixar a massa com um aspecto diferenciado (mais fofa, divertida ou elegante) e complete com uma cobertura suave por cima — que pode ser de frutas ou de chocolate amargo, como dissemos.

A ideia, inclusive, pode se tornar uma agradável sobremesa! Ao lado de um sorvete mais cítrico (como o de limão), o seu bolo vai se tornar um prato belíssimo e irresistível.

Surpreenda com um bolo surpresa

Até aqui, nenhuma das nossas sugestões lhe agradou ou não atendeu a sua necessidade? Tudo bem, pois há mais um recurso. Atualmente, há diversas formas diferenciadas para o preparo de bolos, como aquelas que permitem fazer um bolo xadrez ou um bolo dentro do outro — como uma massa de chocolate em formato de coração dentro de um bolo de baunilha.

Se a sua massa com doce excessivo é de chocolate, por exemplo, tente aproveitá-la misturando com outra a partir dessas formas. Ao uni-la com outra massa menos doce, os sabores acabam se equilibrando. Além disso, visualmente, o resultado vai ser surpreendente, e ninguém vai imaginar que esse bolo tão original surgiu a partir de uma receita que deu errado.

Faça uma farinha

Se nada parece dar certo, é possível, ainda, transformar o seu bolo em uma espécie de farinha para utilizar em verrines, crumbles ou, até mesmo, decorar outros bolos e sobremesas. Essa ideia é muito utilizada pelos confeiteiros para aproveitar pedaços mais quebrados que não foram utilizados em suas receitas.

Dicas extras para não pecar pelo excesso de doçura

Existem algumas técnicas que você pode utilizar na massa ainda crua para garantir que o seu bolo não vá ficar excessivamente doce depois de assado. Essas são para anotar no caderninho!

Adicione sal à massa

Se você garantir, ainda na massa antes de assar, que o resultado final não vai ficar muito doce, existem alguns truques que dão certo. O primeiro é acrescentar uma pitada de sal na massa — além de ajudar a equilibrar o açúcar, esse segredinho ajuda na diminuição de acidez de alguns ingredientes.

Apenas tenha cuidado na medida para não errar na mão e deixar o seu bolo ou sobremesa salgado: uma colher muito rasa de sal já basta.

Coloque menos açúcar

Como dissemos no início deste texto, é melhor não se arriscar e respeitar a receita do bolo — se você não estiver testando novas combinações, é claro. Isso porque, na confeitaria, os valores costumam ser exatos e, apesar de não parecer que há muitos ingredientes doces, a mistura entre eles pode resultar em sabores inesperados.

Entretanto, se você quer acrescentar outro ingrediente doce a uma receita já existente, experimente reduzir a quantidade de açúcar da massa em 3 ou 4 colheres.

Viu só? Existem várias formas de como consertar o doce excessivo de um bolo. Dentro da confeitaria, transformar demais as receitas pode acabar dando errado, realmente. Mas a boa notícia é existem muitas possibilidades de utilizar cada produto, e, nesse universo, a criatividade não tem limites. Não tenha medo de arriscar!

Esperamos que o nosso conteúdo tenha ajudado você e salvado o seu bolo. Se você está, agora, em busca de deliciosas opções de coberturas para aliviar o excesso de açúcar da sua receita, conheça os principais tipos de coberturas utilizados pelos confeiteiros!

You Might Also Like

No Comments

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: