Dicas

7 vantagens ao investir em formas de silicone para doces

setembro 18, 2019

As formas de silicone para doces fizeram uma verdadeira revolução no mundo da confeitaria e, hoje em dia, são as preferidas de muitas pessoas, profissionais ou não.

Os motivos para tanto sucesso são muitos: além de terem um preço mais acessível do que os tradicionais moldes em inox, as formas de silicone são fáceis de limpar, práticas para trabalhar (pois permitem desenformar os quitutes com facilidade) e possibilitam mais sofisticação nos formatos de bolos e doces.

Ficou interessado no assunto e quer conhecer essas formas incríveis com mais detalhes? Basta continuar lendo este texto!

Por que investir nas formas de silicone para doces?

Como dissemos, já tem muita gente apostando nesse material para facilitar diversificar e profissionalizar a sua produção de doces. Veja só o porquê!

1. São fáceis de limpar

As formas de silicone são antiaderentes e possuem a superfície porosa, o que dificulta que os resíduos grudem na peça, mesmo nos cantinhos mais difíceis.

Além disso, essas peças não retêm sabor nem odor. Ou seja, você pode aproveitá-las na produção dos mais variados tipos de doces sem ter que se preocupar em deixar o chocolate com gosto de cream cheese — ou o contrário. Para lavar a forma, basta deixá-la de molho em água morna por poucos minutos, a fim de remover resquícios e gordura.

2. São resistentes

Quem já tem o costume de trabalhar com formas de inox, acetato ou policarbonato (tão comuns na cozinha) sabe que essas peças podem apresentar alguns problemas com o passar do tempo: amassar, oxidar, rachar, pegar cor ou cheiro etc.

Com as formas de silicone, isso não acontece! Trata-se de um material bastante moderno e resistente — tanto às altas temperaturas quanto ao dia a dia de um confeiteiro.

3. São práticas para guardar

Acredite, você pode dobrar e, até mesmo, amassar a sua forma de silicone, que ela sempre voltará ao seu formato original. Ou seja, é possível guardá-las em qualquer cantinho, sem fazer aquelas pilhas enormes típicas das cozinhas de quem trabalha com culinária ou confeitaria.

4. São acessíveis

Com tantas vantagens, você deve estar pensando que essas formas custam uma fortuna, não é mesmo? Mas pode ficar tranquilo, pois elas têm valores acessíveis — e se forem considerados fatores como a praticidade e a durabilidade das peças, o investimento vale ainda mais a pena.

5. São bastante variadas

Outro ponto positivo para as formas de silicone (e que vai fazer você querer colecioná-las) é a variedade de modelos. Além de deixar as suas sobremesas muito mais bonitas, é possível aumentar o seu leque de opções de doces e bolos, caso os comercialize.

Pirâmides, flores, fundo do mar, corações, vestidinhos, naves espaciais… você pode criar uma infinidade de novos produtos e ver a sua produção se expandir rapidamente!

6. Não precisa untar

Outro benefício da antiaderência é o fato de não precisar untar as formas, seja para fazer bolos, doces ou o que mais você precisar. Alguns fabricantes indicam apenas o uso de um pouco de óleo para facilitar no momento de desenformar. Um benefício e tanto para quem pretende apostar nessas peças para fazer produtos mais decorativos, que, nessas formas, não têm como dar errado. Além disso, o desmoldante também é uma opção muito prática, caso seja necessário.

Mas na hora da compra, lembre-se de escolher as formas de qualidade superior, para não correr o risco de ver os doces grudarem.

7. Garantem mais produtividade

As formas de silicone esquentam e esfriam mais rápido do que as peças em inox ou alumínio. Isso quer dizer que, se as suas receitas forem ao forno, elas vão assar por inteiro e mais rapidamente. Se forem para a geladeira ou para o freezer, a temperatura ideal também será alcançada em menor tempo. O resultado é uma cozinha mais produtiva e receitas que dão certo!

Apenas uma dica para quem não está habituado a esse tipo de material: o silicone é bastante maleável, portanto, dependendo da sua receita, é aconselhável apoiá-la em uma assadeira plana, de aço — tanto para facilitar o seu manuseio quanto para evitar que o formato dos seus doces ou bolos se percam por causa de um movimento errado.

Quais são os cuidados necessários com as formas de silicone?

Como tudo na cozinha, as formas de silicone também precisam de alguns cuidados. Anote antes de começar a aproveitar as suas peças!

Fique atento às temperaturas

Como já foi dito, a qualidade da forma interfere diretamente em sua resistência ao calor, portanto, considere sempre as indicações do fabricante antes de expor a sua peça a altas temperaturas. Vale lembrar que o silicone é produzido para suportar também o uso em micro-ondas.

Um fator que merece a sua atenção é que, geralmente, é indicado reduzir a temperatura da receita em 10º a 20º, dependendo da qualidade da forma. Nas primeiras vezes, fique atento a esse detalhe e teste como a forma se comporta em seu forno, ajustando as suas anotações sobre tempo e temperatura.

Não encha a forma

Apesar da sua aparente capacidade de expansão (devido à flexibilidade), muitas pessoas podem pensar que é possível encher totalmente a forma de silicone com massas que vão crescer, como os bolos. Mas a recomendação é sempre encher apenas 2/3 da capacidade do recipiente — inclusive se a peça for ao micro-ondas.

Cuidado ao desenformar

Para evitar queimaduras e acidentes com o lindo trabalho que está dentro da forma, espere que o conteúdo esfrie completamente antes de desenformá-lo. Isso porque a maleabilidade da forma pode fazer com que você se complique, e se a receita ainda não estiver muito firme, pode estragar tudo! 

Também não utilize, jamais, objetos pontiagudos para desenformar — é uma das poucas coisas que podem estragar a sua forma de silicone.

Evite esponjas de aço

As esponjas de aço também podem danificar as peças de silicone. O indicado para limpeza é o lado mais macio da esponja e detergente neutro.

As formas de silicone para doces realmente abrem um leque de oportunidades para os confeiteiros que desejam aumentar seus campos de atuação e, consequentemente seus lucros. Vale a pena conhecer e investir nessas peças!

Ficou interessado? Então, que tal dar uma olhada na grande variedade de opções da Chef Center?

You Might Also Like

No Comments

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: