Técnicas

O que é glaçagem espelhada e como fazer tal técnica com perfeição?

setembro 19, 2019

Cobertura brilhante, bonita e com acabamento hipnotizante: você já ouviu falar da glaçagem espelhada? Os bolos e doces que recebem esse tipo de finalização ficam com uma aparência semelhante a um espelho, e os resultados são verdadeiras obras de arte.

Essa técnica culinária leva ingredientes simples, mas envolve diversos segredos para que fique com uma aparência bonita e com sabor delicioso. Vamos conhecer alguns desses truques para a glaçagem espelhada perfeita? Continue a leitura e descubra uma receita incrível!

O que é glaçagem espelhada?

A glaçagem espelhada é o procedimento de cobrir bolos e doces com uma camada de cobertura à base de chocolate, tão brilhante que é possível vermos a nossa imagem refletida em sua superfície. Essa técnica era bastante usada na Europa nas chamadas entremet — espécie de torta servida entre as refeições — e, atualmente, tem se tornado cada vez mais popular.

A escolha pela glaçagem muitas vezes não ocorre apenas pela aparência refinada que essa finalização dá aos bolos, afinal, o sabor também é considerado melhor do que outros tipos de cobertura, como a pasta americana. Além disso, apesar das duas técnicas oferecerem um acabamento liso e uniforme, a glaçagem costuma ter um manuseio mais simples do que a pasta.

Como fazer a glaçagem perfeita? 

O que fazer para não ficar com bolhas? Como deixar a cobertura mais firme? Quais ingredientes usar na versão colorida? Como dissemos, a glaçagem espelhada tem alguns segredos na sua preparação que fazem toda a diferença no resultado. Quer conhecer algumas dicas para acertar no preparo? Continue a leitura atentamente!

Conte com os utensílios adequados

Esse é uma parte muito importante para um resultado bem-sucedido de um bolo espelhado. Isso porque alguns processos exigem os utensílios próprios para uma finalização adequada, principalmente se o objetivo for o de vender esses bolos e doces.

Por exemplo, como o bolo precisa estar bastante liso antes de receber a glaçagem para que as imperfeições não apareçam depois, é importante ter à mão bicos de confeitar para distribuir a primeira cobertura igualmente, assim como espátulas e bailarina para ajudar na hora de uniformizar essa camada.

Evite as bolhas

Nada mais satisfatório do que ver a glaçagem brilhando e perfeitamente lisa, não é mesmo? Por isso, é preciso evitar o principal inimigo desse tipo de cobertura: as bolhas. Elas podem simplesmente acabar com a beleza do resultado, deixando um aspecto desagradável.

Para eliminá-las dos seus doces e bolos na hora da glaçagem, algumas medidas são essenciais. Ainda no preparo, procure juntar os ingredientes de maneira delicada para evitar a criação de bolhas. Porém, para ter certeza de que não sobrou nenhuma, peneire a mistura e veja a diferença.

Outro momento que merece atenção é o de distribuição da glaçagem espelhada nas superfícies. Comece despejando do centro, de forma contínua, e procure fazer isso próximo do bolo — afinal, derramar a cobertura de uma altura elevada pode influenciar na criação de bolhas. Se por ventura isso acontecer, não se preocupe: é só eliminar uma por uma com a ajuda de um maçarico, com muito cuidado.

Use os ingredientes certos na versão colorida

Vai fazer um bolo bem colorido? Então, aqui vão outras dicas. A primeira é que o chocolate branco é o mais indicado para esse tipo de glaçagem espelhada. Ele possibilita que as cores fiquem muito mais vivas e que você tenha mais precisão na hora de encontrar a tonalidade que estava procurando, sem ter que usar muito corante.

Falando em corantes, o ideal são as opções em gel, uma vez que são bastante versáteis e não alteram o sabor e nem a consistência dos alimentos. Além do mais, essas versões são muito rentáveis, ou seja, poucas gotas já são o suficiente para resultar em tons vívidos, ideais para os bolos espelhados. 

A escolha das cores é crucial para um resultado bonito. Agora, se você for misturar colorações diferentes, escolha as contrastantes, uma vez que, se forem muito parecidas, é possível que a finalização não dê muito destaque. 

Acerte na consistência da glaçagem

A consistência da cobertura também é uma das principais dúvidas entre os confeiteiros iniciantes. A primeira dica em relação a isso é: utilize gelatina em folha. Apesar de ser perfeitamente possível fazer com a versão em pó, as folhas dão mais firmeza para a glaçagem.

Além disso, tenha em mente que a temperatura é um detalhe crucial para o sucesso da sua receita. Se ela estiver muito fria, o resultado ficará muito espesso. Por outro lado, se for muito quente, a calda pode ficar rala e não vai aderir muito bem ao doce. Portanto, a temperatura ideal é entre 30 a 32 °C.

Qual a receita? 

Que tal se aventurar na cozinha e fazer um bolo com glaçagem espelhada hoje? Selecionamos uma receita incrível para você testar e se deliciar. Vamos lá? Pegue papel e caneta e saiba como fazer um glass cake de respeito.

Em primeiro lugar, faça a sua receita normal de bolo de chocolate, divida ao meio, coloque o recheio de sua preferência — como um ganache bem cremoso —, e depois leve à geladeira para firmar. Procure fazer essa montagem em uma forma com a folha de acetato em volta.

Agora é a hora de aplicar a primeira camada de cobertura. Isso será o que vai garantir que o bolo fique perfeitamente liso para receber a glaçagem. Então, uma indicação é fazer um creme de manteiga e espalhá-lo em volta e no topo com a ajuda de uma espátula. Depois, devolva seu bolo para a geladeira.

Ingredientes da glaçagem

  • 300 g de açúcar refinado;
  • 200 g de glucose; 
  • 100 ml de água;
  • 6 folhas de gelatina ou 20 g de gelatina em pó incolor;
  • 250 g de leite condensado;
  • 150 g de chocolate branco;
  • corante em gel.

Modo de fazer

O primeiro passo para fazer a glaçagem é hidratar a gelatina, seja em folha ou em pó, e reservar. Em seguida, coloque em fogo médio a glucose, a água, e o açúcar, sempre misturando até que as primeiras bolhas se formem. Então, desligue o fogo, acrescente o leite condensado e a gelatina, e só pare de mexer quando tudo estiver homogêneo.

Agora coloque o chocolate branco e misture levemente até que ele tenha se derretido por completo. Lembre-se de peneirar a calda para evitar que restem bolhas. Se você quiser que a sua glaçagem só tenha uma cor, é só adicionar o corante até chegar no tom desejado. No entanto, se quiser uma versão mais colorida, você vai precisar dividir a calda em potinhos antes de colorir.

A montagem é simples: retire o bolo da geladeira, coloque-o sobre um copo e despeje calmamente toda a glaçagem de forma a percorrer todo o doce. Espere até que todo o líquido desça e, com a ajuda de uma espátula, elimine as gotas que ficaram na parte inferior. Depois é só colocar no prato de servir e está pronto.

Então, está se preparando para colocar a receita de glaçagem espelhada em prática? Não se esqueça das nossas dicas, pois, certamente, conseguirá chegar a um resultado perfeito. Capriche na criatividade na hora de decorar seus doces e surpreenda seus clientes!

Quer ficar por dentro de mais assuntos sobre o mundo da confeitaria? Então siga nossas redes sociais e acompanhe todos os nossos conteúdos. Estamos no Facebook, Instagram e YouTube!

You Might Also Like

No Comments

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: