Você sabia que o Brasil é o terceiro maior consumidor de massa do mundo, perdendo apenas para os Estados Unidos e, obviamente, para a Itália? Em função desse consumo, muitas pessoas têm optado por produzir massas em casa artesanalmente, a fim de obter pratos únicos e com o impecável sabor caseiro. No entanto, é preciso saber quais são os utensílios para massas que devem ser utilizados na cozinha para garantir o sucesso das refeições.
A seguir você vai aprender mais sobre os diferentes tipos de pastas e quais são os utensílios para massas necessários para produzi-las corretamente. Acompanhe!
Massa fresca
Você sabia que é possível produzir os mais diversos tipos de massas caseiras — espaguete, ravioli, cannelloni, tagliatelle, fettuccine, gnocchi, fusilli, rigatoni, entre outros — em casa?
As massas frescas que se tornaram tão populares no Brasil levam na composição basicamente farinha de trigo e ovos, sendo que na Itália é mais utilizada a farinha de trigo com óleo. Para se diferenciar no mercado é válido oferecer os mais variados e criativos tipos de recheio, assim como massas integrais, sem glúten e até coloridas pela adição de vegetais, como espinafre, cenoura ou beterraba.
Uma das vantagens de começar um negócio nesse segmento é o baixo investimento, pois com apenas um bom cilindro para abrir as massas e poucos utensílios já dá para iniciar a produção — tanto para os amigos quanto no próprio bairro onde se mora.
Massa seca
Normalmente industrializadas, as massas secas são parecidas com as massas frescas no que diz respeito aos ingredientes e ao modo de preparo. A diferença consiste justamente no processo industrial de secagem, cujo objetivo é conferir mais durabilidade ao produto.
Nos dias de hoje, o mercado vende massas secas direcionadas a diferentes públicos. Aquelas feitas à base de arroz já são bem conhecidas e atendem ao público que não pode consumir glúten. Já as pastas sem ovos são uma opção para os veganos. Também existem massas que substituem a tradicional farinha de trigo comum pela semolina ou farinha de trigo sarraceno.
Massa pré-cozida
A massa pré-cozida é produzida tanto por grandes empresas quanto por pequenos produtores. Sendo assim, também entra na demanda por massas caseiras. Além de prática, essa versão é rica em sabor, pois é bastante requisitada no preparo de massas recheadas, assim como em lasanhas e nhoques.
Entretanto, embora os consumidores possam encontrar diversos tipos de massas nos mercados de todo o país, as massas frescas ganham destaque por serem saborosas e por darem um toque caseiro aos pratos do dia a dia.
Utensílios para massas
Para ajudar você a escolher as máquinas e ferramentas para massas que não podem faltar na sua cozinha, listamos a seguir quais são os itens indispensáveis. Confira!
Medidor para porções de macarrão
Para evitar o desperdício ou ainda ter a frustração de cozinhar a menos, esse é o utensílio ideal. Se você tem dúvidas de quanto espaguete cozinhar por pessoa, o medidor para porções de macarrão é perfeito, pois basta utilizar o guia conforme com o número de pessoas, colocando apenas o espaguete dentro da marcação para saber o quanto cozinhar.
Cortador de pressão para ravioli
O cortador para ravioli de formato quadrado facilita muito na hora de preparar raviolis recheados em casa. Para usar, você deve abrir a massa em uma superfície lisa e usar o cortador de ravioli. Então, recheie o centro da massa e cubra com outra massa cortada. Na sequência, aperte as laterais para que o recheio não escape.
Molde para ravioli com rolo
O molde para ravioli com rolo é perfeito para quem deseja facilitar o feitio de massas recheadas. No geral, esse produto é confeccionado em alumínio e tem o formato ideal para fazer raviolis. Além disso, é prático e fácil de usar.
Primeiramente, coloque uma folha da massa aberta, pressione para fazer o formato, recheie cada unidade e cubra com outra folha de massa. Em seguida, passe o rolo para cortar todos os raviolis de uma vez.
Varal para secar massas
O varal para secar massas é ideal para dispor espaguete, fettuccine e outros tipos de massas artesanais. Geralmente esse item apresenta um amplo espaço para pendurar as pastas, sendo que é dobrável e não ocupa lugar na hora de guardar.
Rolo cortador para espaguete ou fettuccine
O rolo cortador para espaguete ou fettuccine serve para cortar tiras de massa no formato de ambos os tipos. Usado para cortar fitas do preparo na mesma largura, o rolo é um objeto fácil e prático de usar. Você precisa somente abrir a massa em uma superfície plana e, em seguida, utilizar o rolo para cortar várias tiras de uma vez.
A máquina para macarrão e massas permite que se faça diversos tipos delas, tais como tiras de lasanha, talharine, fettuccine e espaguete. O utensílio acompanha uma manivela removível e um grampo de fixação para mesa. Para limpar os rolos, basta passar pela manivela e pelo grampo uma pequena quantidade de massa que, posteriormente, deve ser descartada.
Dicas extras
Se você pretende conservar a massa por um curto período de tempo, o primeiro passo é colocar o preparo sobre uma superfície antiaderente e polvilhar um pequeno punhado de farinha de trigo sobre a massa, a fim de que ela não grude. Também é possível juntá-la, formando “ninhos” para impedir que grudem uns nos outros.
Outra dica é deixar a massa secar ao natural no mínimo uma hora, até que fique tão seca quanto a comprada pronta. Assim que ela estiver seca o suficiente, coloque a pasta em uma vasilha fechada hermeticamente e ponha na geladeira.
Desse modo, a massa fresca ficará conservada por até 3 dias. Para não correr o risco de esquecer a data em que guardou o preparo na geladeira, basta pregar uma etiqueta com a data de fabricação.
Ao longo deste post você aprendeu sobre os utensílios para massas que não podem faltar na sua cozinha. Viu também que é possível ter mais praticidade e tempo para preparar as deliciosas receitas de pastas, certo?
Se você gostou das nossas dicas e quer saber mais sobre utensílios e dicas de culinária, visite o site da Chef Center e conheça as novidades que temos para você!
No Comments