Receitas

Como fazer massa folhada? Aprenda de forma prática

outubro 21, 2019

Não há nada mais gostoso do que um mil folhas ou uma torta de palmito folhada, não é mesmo? As preparações crocantes e sequinhas são sempre muito saborosas e incrementam qualquer refeição. Entretanto, muitas pessoas não sabem como fazer massa folhada e imaginam que ela seja difícil de ser preparada.

Porém, você sabia que a massa folhada é simplesmente uma massa feita com muitas camadas de algum tipo de gordura, de preferência a manteiga, que é responsável pela textura crocante e sabor delicado tanto de quitutes doces quanto salgados?

Saiba a seguir como fazer massa folhada e surpreenda o paladar da família e dos amigos na próxima vez que estiverem reunidos. Continue a leitura e descubra todos os segredinhos da famosa iguaria!

Saiba quais são os cuidados para fazer massa folhada

A massa folhada é muito utilizada na confeitaria para o preparo de diversas receitas, tais quais mil folhas, croissant de chocolate, strudel de maça, pastel de nata, folhado de queijo, entre tantos outros quitutes. Ela é bem trabalhosa de preparar, mas o sabor é realmente delicioso!

Porém, é importante ter levar em conta alguns cuidados para que a massa folhada fique perfeita e não perca o seu aspecto crocante. Descubra quais são eles!

Impermeabilização

Um dos problemas das massas folhadas é que elas ficam encharcadas devido ao recheio e, consequentemente, perdem a sua textura crocante. Para evitar que isso ocorra, assim que ela estiver pronta e prestes a ser usada, basta pincelar uma camada de mel ou de clara crua, pois ambos os ingredientes ajudam a impermeabilizá-la e impedem que os líquidos do recheio passem para ela, deixando-a úmida demais.

Clima 

Nem sempre as receitas de massas folhadas podem ser feitas em qualquer temperatura — não é indicado fazê-las quando está muito calor. Isso se deve ao fato que elas não devem ultrapassar os 14º C — a manteiga pode derreter. Se isso acontecer, as diversas camadas da massa não se formam de modo adequado e ela ficará murcha.

Forno pré-aquecido

Muitos confeiteiros reclamam que a massa não cresce quando está assando no forno — a culpa pode ser por conta da temperatura do aparelho. 

Ele precisa ser preaquecido, para dar o choque térmico na massa assim que ela for colocada fria no forno, pois é isso que vai deixá-la crocante e cheia de camadas finas. Além disso, não se deve tirá-la de lá quando já estiver pronta. A dica é deixá-la esfriar dentro do forno desligado semiaberto. 

Aprenda a fazer massa folhada

Você sabe como fazer massa folhada? Então, anote o passo a passo e prepare a iguaria com o recheio que preferir!

Ingredientes para a primeira etapa

  • 350 gramas de gordura vegetal hidrogenada;
  • 60 gramas de farinha de trigo peneirada;
  • 2 e 1/2 gramas de sal;
  • 2 e 1/2 gramas de açúcar;
  • 225 ml de água gelada;
  • 30 gramas de manteiga sem sal;
  • 1 ovo.

Modo de preparo da primeira etapa

Corte a gordura em pequenos pedaços e adicione na mesma vasilha a maior parte dos 60 gramas de farinha de trigo, usando as mãos para misturar bem todos os ingredientes. Espalhe o restante da farinha sobre a mesa.

Despeje a massa sobre a mesa e termine de amassar com as mãos. Assim que ela der liga e estiver homogênea, coloque-a em uma sacola plástica grande a abra com um rolo. Então, transforme a massa em uma placa com menos de 1 cm de espessura, levando-a para a geladeira por aproximadamente uma hora.

Modo de preparo da segunda etapa

Coloque no processador a farinha de trigo, o sal e o açúcar e misture os 3 ingredientes. Adicione o ovo, a manteiga e a água aos poucos e, assim que a massa estiver bem homogênea, desligue o aparelho, retire a massa e transfira para uma mesa polvilhada com farinha;

Em seguida, sove a massa com as mãos até transformá-la em um rolo e depois em uma bola. Enrole-a em um filme plástico e coloque-a na geladeira para descansar por cerca de 30 minutos. 

Então, retire da geladeira e do plástico, abrindo a massa com um rolo sobre a mesa levemente enfarinhada. Abra até que ela fique com o dobro do tamanho da placa de gordura para folhar e retire a placa de gordura da geladeira, colocando-a sobre a massa aberta.

Retire o plástico, dobre a massa sobre a placa de gordura para folhar, enfarinhe a mesa e abra, com a ajuda de um rolo até a massa atingir 1 cm de espessura aproximadamente.

Conheça sugestões de pratos feitos com massa folhada

Se você tem uma confeitaria ou padaria e pretende incrementar o cardápio do seu negócio, inspire nas sugestões de pratos feitos à base de massa folhada e conquiste o paladar dos seus clientes!

Rocambole folhado de palmito

Para as pessoas que gostam palmito a dica é preparar um rocambole de palmito com tomates, ervilhas, azeitonas pretas, tomates, ervilhas, alho-poró, cream cheese e creme de cebola. Porém, se você não gosta do ingrediente, basta trocá-lo por carne, frango ou legumes.

Torta folhada de calabresa

Para quem gosta de preparar receitas mais simples, essa é o preparo ideal. Coloque a massa folhada no fundo e nas bordas de uma forma, recheie com uma mistura de calabresa, cubra com mais um pouco de massa e asse por aproximadamente 30 minutos.

Folhado de peito de peru

O folhadinho de peito de peru e queijo é uma ótima ideia. O salgado fica parecido com o croissant e tem um recheio gostoso de peito de peru picado e mussarela. Antes de levar ao forno, pincele uma gema batida. 

Torcidinho de doce de leite

Essa é mais uma dica do que uma receita propriamente dita. Corte tiras retangulares de massa folhada, torça cada uma delas e coloque no forno preaquecido. Assim que as tirinhas ficarem como um palitinho, passe manteiga e polvilhe com açúcar e canela. Em seguida, mergulhe o palitinho de massa folhada no doce de leite e se delicie.

Mini torta de leite condensado

Coloque a massa folhada em forminhas de cupcake que sirvam de apoio para o recheio. Por cima dessa base, adicione um creme feito com leite condensado e creme de leite. Se você tiver um maçarico em casa, ainda pode colocar açúcar por cima e deixar ele queimadinho. 

Folhado de brigadeiro

O primeiro passo para fazer essa deliciosa receita é assar a massa folhada em quadradinhos. Em seguida, passe uma camada de brigadeiro, colocando um quadradinho por cima do outro. O doce deve ficar parecido com um mini sanduíche.

Agora que você aprendeu como fazer massa folhada, então comece a empregar essa deliciosa base nas mais variadas receitas da sua padaria. Além de ser leve e crocante, a massa folhada confere requinte e sofisticação ao cardápio e ainda atrairá muitos clientes ávidos por saborosas e criativas refeições!

Você sabia que o tapete de silicone é um item essencial para a sua cozinha? Então, leia o post que preparamos sobre o assunto e descubra o porquê!

You Might Also Like

No Comments

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: