Curiosidades

Como harmonizar doce com queijo? Aprenda!

novembro 14, 2019

Quem disse que não é possível combinar doce com queijo? Apesar de ser um ingrediente mais usado em pratos salgados, diversos tipos de queijos combinam bem com receitas doces, afinal, a iguaria é muito versátil. A criatividade de tal união pode fazer com que você inove nas suas produções e até seja um diferencial competitivo da sua confeitaria.

E nem é preciso ficar só no tradicional queijo com goiabada, pois existem diversas possibilidades de harmonização. Para aguçar sua imaginação, apresentaremos a seguir dicas sobre os principais queijos, assim como algumas combinações possíveis. Confira!

Principais queijos e suas características 

Para quem ainda não experimentou, combinar doce com queijo pode soar estranho. Porém, o equilíbrio adequado na escolha dos componentes das receitas costuma resultar em sobremesas muito agradáveis ao paladar. Dessa forma, entenda a seguir quais as características dos principais queijos usados para fazer doces e descubra com quais ingredientes de confeitaria eles podem combinar. Acompanhe!

Mascarpone

De origem italiana, o mascarpone é um dos queijos mais fáceis de harmonizar com doces. Isso se deve muito pela textura extremamente cremosa e o sabor delicado e levemente adocicado. Por isso, ele é um dos mais comuns em sobremesas e combina muito bem com doces que levam frutas vermelhas. 

Na verdade, esse tipo de queijo cremoso pode ser utilizado em diversas receitas já conhecidas, como bolo red velvet, tortas, mousses, sorvetes, além de ser o principal ingrediente do tiramisu, sobremesa tipicamente italiana.

Parmesão

Também originário da Itália, o queijo parmesão é muito popular no Brasil. Esse tipo de laticínio é tradicional da culinária salgada, mas também pode ser utilizado para harmonizar doce com queijo.

Quanto às características, o parmesão se trata de um queijo consistente e com textura firme e granulosa, sabor adocicado e levemente apimentado. Portanto, sobremesas com a presença de uvas verdes, castanhas ou pitangas, por exemplo, equilibram bem com esse tipo de iguaria.

Além disso, o parmesão pode incrementar o famoso bolo de fubá e é ideal para brigadeiro de queijo e para a queijadinha — doce típico do Brasil, mas com influência portuguesa.

Ricota

Mais um de origem italiana, a ricota é um queijo de massa mole, produzido a partir de soros de leite. Trata-se de uma opção com baixo percentual de gordura e calorias, ideal para quem está fazendo dieta, além de fazer bem para a saúde, pois é fonte de cálcio e rico em vitaminas A, B e D.

No que diz respeito ao sabor, é bem leve, adocicado e ligeiramente ácido. Por isso, consegue ser uma opção bem versátil, ou seja, além dos pratos salgados, a ricota também é usada em doces, como bolo, tortas, mousses, pão doce, pudim, entre uma infinidade de sobremesas.

Brie

Saímos da Itália e chegamos direto na França, origem do próximo item desta lista. O brie é um queijo de massa mole e coberto com uma fina camada de mofo branco. Essa opção é bastante utilizada para degustação de vinhos, mas também combina com sobremesas devido ao sabor marcante.

A combinação com mel já é bem consagrada no paladar, mas o queijo também equilibra bem com doce à base de chocolate meio amargo ou de frutas adocicadas, como melão, pera e mamão.

Cream Cheese

O cream cheese, que tem origem nos Estados Unidos, é outra opção perfeita para combinar doce com queijo. Isso se deve à cremosidade e ao sabor levemente ácido da iguaria. Além de intensificar a textura cremosa das preparações, o cream cheese também ajuda a equilibrar o doce das sobremesas.

Sendo assim, o ingrediente é ideal para diversos tipos de creme e mousses. Além do mais, é item indispensável em cheesecakes (que, inclusive, leva “queijo” no nome) e pode inovar a conhecida receita de torta holandesa, por exemplo. Uma boa notícia é que é uma opção bem fácil de encontrar, afinal, está em praticamente todos os supermercados.

Combinações que harmonizam o paladar

Agora que você já conhece mais sobre as características de queijos ideais para pratos adocicados, que tal conhecer algumas harmonizações de doce com queijo? Veja a seguir!

Queijo com frutas

É iniciante no que diz respeito à preparação de sobremesas com queijo? Então, comece com algo menos ousado. Harmonizar frutas com queijo é um bom ponto de partida e um dos caminhos mais simples e não menos saborosos, é claro.

Queijos de massa mole, como o Brie, combinam com damascos, formando, inclusive, uma união clássica. Já aquelas opções de queijo curado, como Parmesão e Emmental, harmonizam bem com frutas mais gordurosas, como jaca, abacate, pitanga, entre outras. Outro bom exemplo é o Gruyère, que é mais salgado com um toque picante e harmoniza bem com o cítrico kiwi.

Doce de leite com queijo

Por que não juntar duas paixões nacionais? A combinação de queijo com doce de leite é muito interessante porque explora diferentes características do mesmo ingrediente base: o leite. Então é uma harmonização mais ousada e deliciosa.

O doce de leite pode combinar com o queijo em diversas receitas. Por exemplo, é comum que a mistura dos dois funcione como recheio de tapiocas, panquecas e  pastéis doces. Além disso, gera um bom resultado em tortas, pudins, bolos e mousses.

Goiabada com queijo 

O clássico não poderia ficar de fora: a goiabada com queijo, também conhecida por Romeu e Julieta. Essa combinação é a cara do Brasil e tradição em muitos lugares, como em Minas Gerais.

Não é à toa que o queijo minas é um dos preferidos para compor essa sobremesa. Vale lembrar também que esses ingredientes podem gerar versões diferentes da receita tradicional. Assim, é possível ter brigadeiro de goiabada com queijo, bolos, tortas, suflês, cheesecake, mousses e várias outras opções.

Trazer novidades para seus clientes é uma maneira de aumentar suas vendas e aprender a harmonizar doce com queijo é uma ótima forma de chegar a esse objetivo. Como vimos, existem muitas opções de receitas típicas do nosso país e de outros lugares do mundo com esses dois ingredientes, então ideias não vão faltar para fazer as melhores combinações. Deixe a criatividade fluir!

Então, gostou de conhecer mais sobre a harmonização de doce com queijo? Que tal acompanhar a Chef Center nas redes sociais e ficar por dentro de mais conteúdos como este sobre o mundo da confeitaria? Estamos no Facebook, Instagram, YouTube e Pinterest!

You Might Also Like

No Comments

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: