Técnicas

Como usar formas de policarbonato para fazer doces?

novembro 19, 2019

As formas de policarbonato já fazem parte da cozinha dos confeiteiros há algum tempo, mas ainda geram muitas dúvidas — além de certa resistência — em algumas pessoas.

Fato é que esse utensílio pode ser um aliado e tanto para aqueles que trabalham com doces finos e, especialmente, o chocolate. Isso porque esse tipo de forma proporciona mais brilho aos bombons, casquinhas e tudo o mais que for produzido a partir do chocolate.

Além disso, a sua superfície, rigidez e resistência permitem que o produto final tenha uma estética perfeita. E devido à sua transparência, ainda é possível acompanhar os seus doces do início ao fim.

Ficou interessado nas formas de policarbonato? Então continue a leitura, pois vamos contar tudo sobre elas agora mesmo!

As características e vantagens das formas de policarbonato

Como dissemos, o principal uso das formas de policarbonato é na produção de doces finos e bombons. Outras opções existentes no mercado para esse fim são:

  • formas de PVC: as mais simples e baratas, porém, têm pouca durabilidade;
  • formas de PVC com silicone: garantem facilidade no desenforme, mas um resultado final menos sofisticado;
  • formas de polipropileno: têm boa durabilidade, mas são mais duras, dificultando o desenforme.

Esse breve comparativo é importante para que você conheça as possibilidades que tem para preparar os seus produtos e, também, para perceber como os utensílios de policarbonato podem ser uma opção bastante satisfatória.

Confira, então, as principais características que fazem esse produto ser diferenciado.

Resistência

Rígidas e resistentes na medida certa, as formas de policarbonato não exigem nenhum tipo de esforço ou pressão no momento de desenformar os doces — desde que o chocolate tenha sido temperado da maneira correta, é claro. Uma leve batida na bancada e tudo estará desenformado perfeitamente, sem estragos.

Durabilidade

Outro ponto positivo dessa resistência é a durabilidade das formas. Se bem cuidadas, elas podem durar anos, o que faz valer o investimento inicial — que nem é tão alto assim. Dessa forma, é possível adquirir muitas opções, com os mais diferentes formatos, e diversificar a sua cartela de produtos ao consumidor.

Transparência

Como já dissemos brevemente, a transparência desse tipo de forma permite que você acompanhe o andamento dos seus bombons até o fim. Só quem já passou pelo nervosismo de saber se a forma foi preenchida completamente e se os doces tomaram a forma correta sabe a importância de poder “vigiá-los” durante a refrigeração.

Por falar nisso, até o processo de resfriamento fica mais seguro devido a essas formas transparentes, pois é possível perceber se o chocolate ainda não está totalmente duro ou fixo o suficiente para sair do utensílio.

Sofisticação

Além de deixar o seu produto final mais brilhante e bonito, esse tipo de material tem a capacidade de distribuir o calor do chocolate temperado de uma maneira mais eficiente e uniforme, reduzindo a formação de pontos foscos tão comum no processo de refrigeração.

Os principais usos

Já ficou claro, então, que os profissionais que já trabalham com a produção de doces finos e bombons têm optado pelas formas de policarbonato.

Portanto, as principais indicações de uso são:

  • bombons;
  • trufas de chocolate;
  • doces a base de chocolate que exigem a perfeição dos detalhes, como copinhos, colheres, bichinhos etc.

Atualmente, é possível encontrar diversos tipos de moldes e oferecer aos seus clientes produtos realmente diferenciados para comemorações e lembrancinhas extremamente delicadas.

Vale lembrar que essas formas, ao serem utilizadas corretamente (assim como o chocolate), garantem a eficiência da sua produção, reduzindo perdas de matéria-prima e de dinheiro que são decorrentes de bombons que ficaram feios ou se perderam no desenforme.

Dica prática para fazer bombom recheado

Está interessado nas formas de policarbonato, mas ainda tem dúvidas sobre como o utensílio funciona, na vida real? Temos um passo a passo breve para você perceber que não segredos, acompanhe!

  • para preencher as cavidades, cubra-as com chocolate e vire a forma, para o chocolate derreter;
  • bata a forma na bancada, a fim de retirar as bolhas de ar e facilitar o momento de desenformar;
  • remova o chocolate em excesso e espere esfriar;
  • hora de colocar o recheio;
  • não encha toda a cavidade com o recheio;
  • acrescente o restante do chocolate por cima;
  • dê, novamente, leves batidinhas, para garantir o preenchimento completo e perfeito;
  • raspe o excesso de cima com uma espátula, mas com cuidado, para não pegar o recheio nem estragar a estética do que será a base do bombom;
  • ao desenformar, note se o fundo está opaco, o que indicado que o chocolate está descolando corretamente e de forma segura.

As maneiras de limpar e conservar as suas formas

As formas de policarbonato são as parceiras ideais dos confeiteiros que se dedicam à produção de bombons — assim como das pessoas que estão ingressando nesse mercado ou apenas gostam de se aventurar no universo dos doces.

Modernas, práticas e duráveis, elas exigem poucos cuidados, mas é preciso estar atento a alguns fatores na hora de usar, lavar e conservar as suas formas, para que elas durem mais e garantam a qualidade dos seus produtos. Veja só!

  • antes de utilizar as peças pela primeira vez, lave com água e sabão neutro;
  • nas próximas lavagens, utilize apenas água morna;
  • não utilize desengordurantes em hipótese alguma;
  • separe uma esponja apenas para lavar as suas formas;
  • use sempre o lado macio da bucha de cozinha, e não esfregue demais;
  • seque-as bem, sempre, antes de usar e também na hora de guardar;
  • para acelerar esse processo de secagem, passe papel toalha por toda a forma (que seca, ajuda a tirar os resquícios de chocolate e também a gordura);
  • não utilize ferramentas de metal para desenformar os bombons ou retirar qualquer resíduo.

Como você pode perceber, as formas de policarbonato são mesmo um grande investimento para a sua produção de doces finos e bombons. Além de garantirem um resultado final muito mais bonito e sofisticado (o que pode, inclusive, elevar o preço do seu produto), elas evitam desperdícios e ainda duram por muito mais tempo do que as outras opções disponíveis no mercado.

Ficou interessado, quer saber mais sobre esses utensílios ou como adquirir agora mesmo as suas peças? Basta entrar em contato com a Chef Center!

You Might Also Like

No Comments

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: