Empreendedorismo

Saiba como usar o Meu Negócio no Google como estratégia da confeitaria

fevereiro 27, 2020

Certamente você já recorreu a uma ferramenta de pesquisa na internet para descobrir alguma empresa que prestasse o serviço do qual tanto precisava. Muito provavelmente, com poucos cliques, você teve acesso às informações importantes, como endereço, contato e horário de funcionamento, não é mesmo? Isso se deve ao Meu Negócio do Google.

E não é diferente quando quem precisa ser encontrada é sua confeitaria. Ou seja, é preciso construir uma presença digital ativa, o que vai além de ter um site ou perfis nas redes sociais. Aderir a plataformas, como o Meu Negócio, pode ser o que faltava para colocar sua confeitaria no mapa, literalmente.

Que tal entender melhor como essa plataforma funciona? Continue com a gente e descubra o que é, quais as etapas de cadastro e como usar a ferramenta como estratégia da confeitaria.

 

O que é o Meu Negócio e como funciona?

A premissa é bem simples: trata-se de uma plataforma que tem o objetivo de aproximar pessoas e empresas, disponibilizando informações sobre o negócio nos resultados do buscador do Google.

Dessa forma, o seu negócio pode aparecer em pesquisas, especificamente, sobre o nome da sua confeitaria ou em buscas por empresas como a sua em determinada localização. De qualquer forma, é uma maneira orgânica e gratuita de trazer os clientes para o seu estabelecimento.

Entre as funcionalidades, a ferramenta disponibiliza informações, como:

  • nome e logo da empresa;
  • telefone;
  • endereço (com link direto para Google Maps, que oferece possíveis rotas para o lugar, visualização da rua etc);
  • horário de funcionamento;
  • site;
  • imagens;
  • avaliações e comentários;
  • perguntas e respostas;
  • mais dados, dependendo do segmento.

Quais as vantagens da ferramenta?

Até agora, você já entendeu melhor sobre as funcionalidades da plataforma, que, por si só, já representam bons motivos para se cadastrar. Mas existem outros benefícios em incluir sua confeitaria ou padaria no Meu Negócio do Google. Confira a seguir!

Maior alcance

Quem tem uma loja sabe que praticamente todos os esforços são feitos para encontrar clientes, não é mesmo? O Meu Negócio do Google proporciona justamente o contrário: os clientes que encontram sua empresa.

Isso que dizer, que com essa ferramenta, sua confeitaria ganha um alcance bem maior. E o melhor é que, assim, ela consegue chegar naquelas pessoas realmente interessadas em consumir produtos como o seu, o que é muito bom para lucratividade do negócio

Por exemplo: uma pessoa está procurando confeitarias na sua cidade para encomendar os doces para um casamento. Caso esteja cadastrada, a sua empresa aparecerá nas pesquisas, e o cliente já terá as informações que precisa para fazer o primeiro contato e, quem sabe, fechar contrato com você.

Avaliações e comentários

Como dissemos anteriormente, há a opção para que os clientes avaliem em até 5 estrelas os serviços e produtos do seu negócio. Isso é uma grande vantagem, pois é uma forma de passar mais credibilidade para os possíveis clientes que chegarem até o seu negócio através da internet. Quando mais bem avaliado a sua empresa for, mais confiança passará.

Além do mais, ainda há a opção de receber sugestões de melhoria e usar isso como uma forma de potencializar seus serviços. Por isso, sempre que possível, incentive seus clientes a deixarem uma avaliação no Google.

Interação com o público

Outra vantagem é ganhar mais uma forma de interação com seu público. Portanto, esteja sempre atento aos comentários dos clientes e esclareça possíveis dúvidas que surgirem. Além disso, inclua fotos da fachada do estabelecimento para ajudar na localização e imagens dos seus doces, bolos e tortas para chamar atenção para os seus produtos.

O painel de gerenciamento do Meu Negócio é bem otimizado e fácil de usar. Contudo, para um aproveitamento melhor das funções da ferramenta, é importante que você sempre mantenha seu perfil atualizado. 

Como cadastrar sua confeitaria no Meu Negócio do Google?

Se todas essas funcionalidades e vantagens convenceram você a aderir a essa ferramenta, está na hora de entender como realizar o cadastro e dar um passo importante para construir sua presença digital. O processo todo é bem simples e, antes de tudo, você vai precisar de uma conta de e-mail Google.

Com esse detalhe já providenciado, é só seguir o passo a passo abaixo para criar seu perfil no Meu Negócio do Google. Veja só!

1. Faça login

Acesse o site da plataforma e efetue o login com o seu e-mail Google. Em relação a isso, vale ressaltar que a conta utilizada pode ser pessoal ou específica da empresa, contudo, é importante deixá-la sempre logada para que eventuais notificações não passem despercebidas. 

2. Insira nome da empresa e localização

Nessa etapa, você vai preencher os campos com as primeiras informações sobre o seu negócio, como o nome da empresa e a categoria na qual ela se encaixa, no caso confeitaria. Em seguida, você deverá escolher se deseja ou não que sua loja seja encontrada no Google Maps quando os clientes procurarem por ela. 

Então, prossiga e preencha os dados sobre seu endereço, como país, cidade, bairro etc. Aqui, tenha muita atenção e confira os dados antes de confirmar, certificando-se de que tudo está correto. Ao clicar em “próxima”, você deverá responder se atende fora do seu local de trabalho, ou seja, se faz entregas.

3. Preencha com dados de contato

O próximo passo é colocar um número de telefone para contato e o endereço do seu website, caso tenha. Se não tiver, há uma opção de criar um site gratuito. Trata-se de uma página bem simples, mas que reúne as principais informações sobre o seu negócio.

Concluída essa parte, você deve decidir se quer receber atualizações e recomendações do Google. Agora, é só concluir o seu cadastro para ir para o painel de gerenciamento o perfil da empresa no Google.

4. Verificação da empresa

O Google precisa confirmar se a empresa realmente existe e se você é de fato o proprietário. Por isso, a etapa seguinte é a de verificação dos dados. A opção mais comum é o cartão-postal, método em que o Google envia para o endereço inserido anteriormente uma carta com um código. 

A carta chega, em média, em 15 dias e para validar seu cadastro é só inserir o código de confirmação no campo adequado do painel do Meu Negócio.

Como mostramos ao longo deste post, o cadastro no Meu Negócio do Google é bem simples e pode realmente ser uma boa estratégia para sua confeitaria. Não esqueça das nossas orientações na hora de gerenciar a ferramenta!

Dicas como essas são sempre apresentadas por aqui! Não quer perder mais nenhuma? Então assine já nossa newsletter e receba tudo em primeira mão!

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