Passo a Passo

Como fazer naked cake? Confira nosso guia completo!

março 3, 2020

O naked cake entrou na moda da gastronomia já faz algum tempo e não demonstra que vai embora tão cedo. Afinal, esse “bolo pelado” é feito com os mesmos elementos de qualquer outro bolo de festa, ou seja a massa, o recheio e a cobertura, sendo que todos eles aparecem no resultado final, criando um bolo de estilo mais “rústico” e criativo.

A seguir, descubra como fazer naked cake e incremente as vendas da sua confeitaria!

O que é naked cake?

O naked cake é um bolo que ganha destaque tanto nas confeitarias quanto nas padarias de todo o país por ter cada vez mais espaço nas festas de aniversário e mais ainda em cerimônias de casamento. A ideia desse tipo de bolo foi inspirada nas versões sem o acréscimo de coberturas ou, assim como diz o seu nome “pelados”, sendo somente decorado com alguma espécie de recheio cremoso e frutas variadas.

Porém, enganam-se as pessoas que pensam que, seja no sabor ou na aparência, a cobertura vai fazer falta!. Ao se deparar com um naked cake de perto significa literalmente estar diante de uma obra de arte de dar água na boca. Pense em algo bonito, com frutas vermelhas e frescas, e um recheio, que pode ser branco ou de chocolate, escorrendo pelas laterais.

Ao se partir o bolo, as fatias são generosas e apresentam um pouco do creme encorpado e alguns pedaços de frutas, o que é uma perfeita combinação de textura e sabor. A sensação de sentir as frutas frescas se partindo em cada mordida é especial.

Além disso, pense em uma culinária mais saudável, tendo em vista que, o bolo contém grande quantidade de frutas, outros ingredientes, muito menos cobertura, gordura e afins!

Quais são suas características?

Como já sabemos, a expressão “bolo pelado” é a tradução literal do inglês para o termo naked cake — tipo de bolo extremamente versátil, que foge do tradicional, tendo como principal característica a de não levar cobertura, para deixar visíveis as camadas de massa e recheio.

Para incrementar a aparência, o naked cake possibilita criar decorações de diversas maneiras, por exemplo, usando, chocolates, flores, nozes, castanhas, amêndoas, minidoces, raspas de chocolate, chocolate em pó, açúcar colorido, detalhes de pasta americana e frutas.

Ao se optar pelo bolo pelado, deixa-se ver as camadas e os recheios, por isso as pessoas sentem mais vontade de degustá-lo. Ademais, é claro, de notar como são criativos e inusitados. É a escolha perfeita para aniversários, noivados, casamentos, batizados, chás de bebê ou até mesmo para completar a mesa de doces de uma festa.

Como tem crescido a preferência do público?

O naked cake é mais que uma tendência da gastronomia contemporânea! O bolo realmente veio para ficar, pois, como já dissemos, ele se apresenta como algo criativo e bonito ao mesmo tempo.

Em vista disso, a iguaria tem chamado a atenção de quem quer inovar na hora de compor uma bela mesa, principalmente em datas especiais. O bolo ganhou destaque nas confeitarias de todo o país, assim como aumentou o número de pedidos para quem trabalha por encomendas.

Em um primeiro momento o naked cake causou espanto nas pessoas, pois sua aparência “estranha” despertava a curiosidade delas. Porém, logo o conceito foi sendo aceito pelo público, não somente pelo sabor delicioso, mas também pela decoração irreverente e colorida de cada versão!

Para quais ocasiões o naked cake é feito?

Por ser um bolo diferente, o naked cake, geralmente, é servido em ocasiões mais especiais, tais quais as que celebram algum momento significativo na vida das pessoas. Assim sendo, é possível oferecê-lo em:

  • noivados;
  • casamentos;
  • bodas de ouro;
  • batizados;
  • aniversários de crianças;
  • aniversários de adultos.

Como fazer naked cake?

Embora os bolos feitos com massa fofa sejam muito saborosos, é necessário que o naked cake apresente uma textura mais encorpada para que consiga manter o recheio e a estrutura — a sugestão é o pão-de-ló para naked cake. Portanto, tenha bastante cuidado quando for umedecer a massa do bolo para não deixá-lo mole demais.

Na hora de desenformar, preste atenção para que as bordinhas da massa fiquem bonitas. Então, unte bem a fôrma e não descuido do tempo de forno, a fim de que não doure ou resseque demais. E não tenha pressa de cortar a massa para colocar o recheio. Espere até que o bolo esteja completamente frio, assim como espere que os recheios estejam em temperatura ambiente.

Ao escolher o recheio, opte por aquele que tenha mais consistência, tal qual um brigadeiro encorpado ou uma ganache. Meça a quantidade de recheio que colocar na primeira camada com o propósito de que as seguintes recebam a mesma quantidade, tornando-as homogêneas.

Caso o bolo fique exposto por algum tempo ou for demorar para ser degustado, evite colocar frutas no recheio, uma vez que podem soltar água e estragar no calor.

Tanto a cobertura quanto a decoração são feitas conforme sua preferência. Você pode colocar frutas, flores, frutas frescas ou secas, glitter comestível e outros detalhes para deixar seu naked cake ainda mais belo e saborosos!

Receita de naked cake de brigadeiro e quatro leites

Esse é um naked cake delicioso para quem não resiste ao bolo com camadas bem generosas de recheio.

Ingredientes da massa

  • 100 gramas de manteiga em temperatura ambiente;
  • 1 e 1/4 xícara (chá) de açúcar;
  • 3 ovos;
  • 2 e 1/2 xícara (chá) de farinha de trigo;
  • 3/4 xícara (chá) de cacau em pó;
  • 1/2 colher (chá) de sal;
  • 1 colher (sopa) de extrato de baunilha;
  • 1 e 1/2 xícara (chá) de leite;
  • 2 colheres (chá) de fermento químico em pó;
  • 1 colher (chá) de bicarbonato de sódio.

Ingredientes do recheio de quatro leites

  • 1 lata de leite condensado;
  • 1 caixa de creme de leite;
  • 200 ml de leite de coco;
  • 50 gramas de leite em pó;
  • 1 colher (sopa) de amido de milho.

Ingredientes do recheio de brigadeiro

  • 1 lata de leite condensado;
  • 1 colher (sopa) de manteiga sem sal;
  • 1 e 1/2 colher (sopa) de cacau em pó;
  • 4 colheres (sopa) de creme de leite em caixinha;

Ingredientes da cobertura de chocolate

  • 200 gramas de chocolate ao leite picado;
  • 50 gramas de creme de leite em caixinha.

Modo de preparo da massa

Unte e enfarinhe 3 assadeiras de 17 cm de diâmetro. Forre o fundo com papel-manteiga para facilitar na hora de desenformar. Em seguida, peneire a farinha trigo junto do cacau em pó e o sal. Reserve.

Bata a manteiga com o açúcar por aproximadamente 2 minutos até formar um creme mais claro. Adicione a baunilha e os ovos, batendo a cada adição até misturar todos os ingredientes.

Acrescente metade da mistura de farinha e metade do leite. Misture tudo e adicione a outra metade da farinha e leite. Por fim, misture o fermento e bicarbonato.

Distribua a massa em 3 formas e leve para assar em forno preaquecido a 180-200˚C até dourar. Espere esfriar um pouco para desenformar.

Modo de preparo do recheio de quatro leites

Coloque todos os ingredientes em uma panela média e leve ao fogo baixo para cozinhar até formar um creme grosso. Então, você vai dissolver o amido de milho em 1/4 (xícara) de água e vai despejar em ponto de fio no creme, sempre mexendo para que ele não cozinhe.

Após 2 minutos e reserve em uma tigela coberta com plástico em contato com o doce para não criar película. Use assim que estiver frio.

Modo de preparo do recheio de brigadeiro

Em uma panela, junte o leite condensado, o chocolate e a manteiga. Cozinhe em fogo baixo mexendo sempre, até que dê o ponto do brigadeiro (quando a mistura desgrudar do fundo da panela).

Acrescente o creme de leite e misture bem. Despeje o brigadeiro em uma tigela pequena e cubra com um plástico em contato com o doce para não criar película. Utilize quando estiver frio.

Modo de preparo da cobertura

Você vai derreter o chocolate em banho-maria ou no microondas de 30 em 30 segundos em potência alta. Mexa a cada pausa, para não queimar o ingrediente.

Adicione o creme de leite, que não pode ser gelado, e misture bem até atingir uma textura lisa. Use para cobrir o bolo de modo imediato.

Montagem

Corte a tampa de cada bolo, a fim de deixá-lo reto. Essa parte é importante para que seu naked cake não entorte para o lado. Então, guarde a massa mais bonita para o acabamento. Para isso, você vai usar a parte do fundo da massa virada pra cima, porque é mais reta e lisinha.

Para que o bolo fique mais reto é indicado montar no acetato, mas se você não tiver um exemplar poderá montar , monte sem ele mesmo direto no prato que vai servir. Coloque a primeira massa de bolo e umedeça com a calda de sua preferência.

A dica é utilizar a mistura de aproximadamente um dedo de leite condensado para 4 dedos de água filtrada. Coloque o recheio de quatro leites e alise com a espátula ou colher, de modo que fique uniforme.

Ao colocar a segunda massa do bolo, pressione sem força toda a circunferência do bolo para que o recheio se divida igualmente por toda a massa de baixo. Repita o processo acima com o recheio de brigadeiro, umedecendo a massa do topo, pelo lado de dentro, ou seja, o lado que vai ficar para baixo.

Leve o bolo para a geladeira por cerca de 1 hora antes de desenformar e retirar o acetato. Depois do tempo na geladeira, retire o bolo da forma, depois remova o acetato com cuidado para que o brigadeiro não grude nele.

Outra boa dica para o acetato não grudar no brigadeiro é untá-lo antes de começar a montar o bolo com desmoldante em spray.

Alise os recheios com uma espátula até ficarem retos. Cubra o topo do bolo com o ganache, fazendo com que o chocolate escorra, empurre pequenas porções de ganache, como uma gota, com o auxílio de uma espátula. Que tal fazer um bolo decorado com confeitos de chocolate?

Quais são os ingredientes necessários?

Outra dica muito importante para ainda não sabe como fazer naked cake está na escolha certa dos ingredientes. Muitas pessoas que trabalham produzindo artigos alimentícios para vender pensam que reduzir os custos com os ingredientes é uma maneira inteligente de ganhar mais dinheiro, mas não cometa esse erro!

Quem age assim esquece o quanto um ingrediente tem o poder de influenciar o gosto e a qualidade do produto final. Elas vão comprar seu naked cake porque gostam e confiam naquilo que você oferece.

É necessário apenas entender o custo-benefício, o que, em outras palavras, significa que não há necessidade de comprar os ingredientes mais caros do mercado, mas sim para escolher lugares nos quais se venda grande quantidade de materiais que ofereçam qualidade e que sejam encontrados por preços justos!

Quais os principais segredos da composição de um naked cake?

Para obter o naked cake perfeito é necessário estar atento aos segredos escondidos por trás do preparo. Então, anote as dicas a seguir para compor uma bela mesa.

Massa perfeita

  • harmonize o sabor da massa, o recheio e a decoração;
  • escolha a massa que não tenha um resultado muito leve e quebradiço, principalmente se estiver trabalhando com bolos grandes, como os acima de 25 cm;
  • peneire a farinha antes de usar. Mas, caso o bolo seja de chocolate e misture um punhado de chocolate em pó à farinha que for usar para untar;
  • não molhe demais o bolo, correndo o risco da massa virar uma pasta. Saiba que se isso acontecer, o recheio não vai parar no lugar, podendo afundar, mesmo com os suportes de sustentação e, consequentemente, deformar;
  • unte bem as laterais da forma. Em seguida, jogue farinha e tire o excesso. Lembre-se que nos bolos pelados as laterais são tão estreitas quanto qualquer a parte do bolo, devendo ser perfeitas;
  • assim que desenformar e o bolo estiver frio, embrulhe-o em plástico filme e mantenha-o na geladeira até a hora de usar;
  • faça o possível para que as bordas não fiquem tão escuras. Contudo, caso isso aconteça, raspe delicadamente com uma faca de serra.

Recheio ideal

  • para as camadas mais altas de recheios, fique atento ao ponto para que não fiquem moles demais e escorram;
  • tenha cuidado para rechear bolo que levam ingredientes frescos, tais quais o creme de leite, o chantilly, as frutas, entre outros. Mantenha-os na geladeira até a hora de usar;

Montagem impecável

  • se o bolo tiver mais de duas camadas, faça a montagem e a decoração no local da festa, de preferência sobre a mesa na qual ficará. De maneira alguma corra o risco de transportá-lo até o seu destino já pronto!. Para fixar seus andares, tenha o cuidado de usar as bases corretas, assim como as estacas;
  • nivele a parte superior de cada bolo, ao retirar a parte mais alta. É bom lembrar que as camadas do bolo devem ter sempre o mesmo tamanho e a mesma quantidade de recheio;
  • ao empilhar, use suportes de sustentação, como palitos de algodão-doce ou churrasco. Afunde o palito até o fundo do andar de baixo e marque a altura. Em seguida, corte mais palitos da mesma altura, de modo suficiente para fazer o suporte para o bolo de cima. Insira-os no centro do bolo, porque vão servir de pilares para o andar de cima;
  • para todos os andares que vão por cima dos outros, é preciso ter uma base, seja de isopor se for o caso de camadas de bolos mais leves, ou pratos de papelão para bolo, cobertos com papel-alumínio e filme plástico, para as camadas mais pesadas.

Decoração criativa

  • o ganache aplicado sobre o bolo de maneira aleatória, escorrendo pela lateral, deixa o naked cake muito charmoso. Do mesmo modo que as glaçagens coloridas também causam um belíssimo efeito nos bolos pelados;
  • a pasta americana também é uma ótima opção de aplique para o topo do bolo;
  • caso vá decorar com flores naturais, use canos específicos para uso em alimentos.

Como ganhar dinheiro com naked cake?

Se a ideia é saber como fazer um bolo bonito, também é importante saber como ganhar dinheiro vendendo naked cake. As dicas abaixo vão lhe dar uma boa ideia sobre o mercado e as oportunidades de negócios existentes.

Conhecido como o “bolo pelado”, o naked cake é novidade que surgiu nos Estados Unidos e chama a atenção por não ser os tradicionais bolos decorados à base de pasta americana, uma vez que não tem cobertura, apenas o recheio, como já dissemos acima!

O lindo modelo geralmente vem acompanhado de frutas, além de ser muito saboroso. Portanto, aprender uma receita dessa delícia pode ser a oportunidade que você precisa para começar a trabalhar por conta própria ou ainda incrementar as vendas da sua confeitaria.

Muitas pessoas já entenderam que é possível ganhar dinheiro fazendo bolos e tem apostado na ideia. Se você é uma delas saiba que fazer bolo para vender dá dinheiro!

O valor que você vai lucrar ganhar no final do mês, porém, vai depender do quanto o seu produto é bom e o quanto você trouxe de inovação para o negócio. Sabemos que atualmente tudo acontece de maneira muito rápida, sendo que precisamos seguir as tendências para não corrermos o risco de ficar para trás, concorda?

Sendo assim, é visto que os modelos tradicionais têm sido substituídos por muitas novidades, sendo muitas delas vindas por meio da internet

Por exemplo, o bolo delivery é uma novidade que tem gerado lucros e é bem simples, pois não gasta mais do que outros negócios e ainda assim pode duplicar seu faturamento.

Portanto, é possível ganhar dinheiro com naked cake, mas para ter resultados significativos você precisa dar o melhor de si pelo negócio, hein!

Até quanto cobrar por ele?

Uma das questões essenciais para quem deseja saber como ganhar dinheiro fazendo naked cake é descobrir o quanto cobrar por ele, ou seja, entender o processo de precificação do produto.

Acredite, esse é um tipo de bolo que pode render muito dinheiro, como já dissemos em outro tópico. Dependendo do peso e do evento para o qual ele vai ser produzido é pertinente cobrar de R$ 85 a 1.000 reais, o que confere cerca de 30% a 50% de lucro.

Por exemplo, suponha que você faça 8 naked cake por mês, custando R$ 1.000 cada e você obtenha um lucro de 40%, no final do mês, você vai ganhar R$ 3.200.

Portanto, a oportunidade é excelente para iniciar um novo negócio e trabalhar em casa, sem grandes investimentos. Ou ainda, incrementar as vendas da sua padaria ou confeitaria.

Quais os tipos de naked cake?

Há muitos tipos de naked cake no mercado, sendo que a cada dia são inventados novos sabores e modelos. No entanto, alguns deles têm sido mais comuns, uma vez que ganharam a preferência do público. Saiba agora quais são eles!

Duas cores

Pode ser feito tanto na versão de dois sabores quanto na que utiliza duas cores. Além de bonito, o modelo agrada todos os paladares.

Clássico

Entre os tipos clássicos destaca-se o bolo de abóbora com recheio de beijinho e bastante coco ralado, sendo que a mistura de sabores é perfeita.

Chocolate

Para aqueles que amam chocolate, uma ótima ideia é a receita de um delicioso naked cake trufado desse ingrediente, que traz a presença das irresistíveis frutas vermelhas.

Exótico

A fim de inovar o sabor e o recheio do bolo, é possível fazer a combinação de nozes e tâmaras, assim como damascos secos e amêndoas, pois o resultado é incrível.

Divertido

Pense na possibilidade de fazer uma versão coberta de carolinas! A ideia torna o bolo bem mais sofisticado e bonito, sendo que promete ser o destaque da festa!

Romântico

Se deseja algo romântico e belo ao mesmo tempo, como bolo de casamento, experimente fazer o naked cake com recheio de chocolate e baunilha e morangos frescos. Ideal para eventos que celebrem o amor.

Ao longo do artigo, você pôde aprender como fazer naked cake com as dicas valiosas que trouxemos aqui. Então, inspire-se nessa tendência que veio para ficar e comece a preparar agora mesmo a deliciosa iguaria, seja para agradar os convidados na sua casa ou para alavancar as vendas do seu negócio!

Se gostou do conteúdo, siga a Chef Center no Facebook, Instagram e YouTube para ficar por dentro das mais deliciosas novidades de confeitaria!

You Might Also Like

No Comments

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: