Receitas

Amplie seu mix de produtos com donuts gourmet

abril 1, 2020
donuts gourmet

Quem nunca assistiu a um filme americano e não ficou com água na boca com os donuts? Hoje em dia, esse doce quebrou fronteiras e já é bastante requisitado no Brasil também. A primeira pedida pode até ser em nome da curiosidade, mas é quase impossível não querer mais. Por isso, donuts gourmet pode ser o item que faltava para deslanchar suas vendas.

O donut tem origem nos Estados Unidos e consiste em uma massa frita, similar ao nosso sonho de padaria, que é acompanhada de coberturas, podendo ter as mais diversas combinações.

Que tal continuar a leitura e entender melhor por que o donuts gourmet pode ser tão lucrativo para a suas vendas? Você ainda conhecerá uma receita imperdível para começar hoje mesmo! Confira!

Como surgiu o donuts?

A origem dessa famosa rosquinha não é muito precisa. Contudo, umas das histórias mais conhecidas é a de Hanson Gregory, um rapaz de dezesseis anos que viajava de navio em meados de 1840. Durante a longa viagem, ele comia um doce, que era bem semelhante ao sonho de padaria, e acabou fazendo um buraco no centro, por estar incomodado com a parte crua da iguaria. Assim, ao pisar em terra firme, passou a ideia para a mãe, que acabou reproduzindo nas próximas vezes.

No Brasil, o doce chegou muitos anos depois, quando já era opção amplamente conhecida na América do Norte, devido uma empresa especializada ter aberto uma filial no nosso país. De lá para cá, o doce só tem ficado cada vez mais popular entre os brasileiros.

Como fazer a massa de donuts gourmet?

Agora vamos ao que interessa: a receita de donuts gourmet. Confira atentamente logo abaixo os ingredientes e modo de preparo para começar a colocar a mão na massa. Acompanhe!

Ingredientes

  • 500 g de farinha de trigo;
  • 60 g de açúcar;
  • 40 g de manteiga;
  • 5 g de sal;
  • 1 ovo grande;
  • 15 g de fermento seco (ou 45 g de fermento fresco);
  • 250 ml de água.

Modo de preparo

Depois de ter selecionado e pesado todos os ingredientes com o auxílio de utensílios medidores, coloque em um recipiente a farinha, o sal, açúcar e a manteiga e misture levemente.

Em seguida, acrescente o ovo e misture novamente. Só então adicione o fermento biológico (seco ou fresco) e a água, que deve estar morna para acelerar o processo da fermentação. Contudo, não coloque todo o líquido de uma vez, prefira acrescentar aos poucos e mexa bem, para que você possa analisar se sua massa precisa ou não de mais água. 

Sovando a massa

O ponto ideal para começar a sova é quando a massa se desgrudar na tigela e das suas mãos. Depois disso, você deve sovar por cerca de 20 minutos em uma bancada limpa e seca ou também é possível fazer o procedimento em uma batedeira com gancho. O ponto final da massa é quando ela estiver elástica e bem lisa.

Agora é hora de deixar o fermento agir e a massa crescer. Por isso, coloque-a em um recipiente, cubra com papel filme e leve para a geladeira por cerca de 30 minutos ou até a massa dobrar de tamanho.

Fritando os donuts

Tire a massa da geladeira e abra em uma bancada com a ajuda de um rolo até que fique com a espessura de um dedo aproximadamente. Depois disso, é só utilizar dois cortadores redondos de tamanhos diferentes para formar a rosquinha.

Agora já está pronto para fritar, você deve fazer isso em óleo não muito quente, para não acabar deixando cru por dentro, certo? Ah! Depois de fritos, coloque os donuts em papel toalha para que o óleo seja absorvido e eles não fiquem encharcados.

E as coberturas do donuts gourmet?

Aqui as opções são diversas e é interessante oferecer várias versões para seus clientes, pois certamente encontrará o que mais combina com suas preferências. Por exemplo:

Uma boa ideia também é usar corantes alimentícios para deixar os seus donuts gourmet bem coloridos e convidativos. Além disso, não esqueça de usar confeitos diversos para agregar ainda mais valor ao produto.

Afinal, vale a pena vender donuts gourmet?

Assim como qualquer item o qual decidimos fazer para vender, é preciso analisar alguns critérios para saber se existirão vendas para o determinado produto. Nesse sentido, no caso do donuts gourmets, dois aspectos são bastante vantajosos quando o assunto é lucro: alta demanda e baixo custo de produção.

Demanda

A alta procura deve-se ao fato de que muitas pessoas ainda têm curiosidade de provar a iguaria, além do mais, trata-se de um doce muito gostoso e que tem um visual atrativo. Por essa razão é que você deve caprichar na decoração do donuts assim como na embalagem para agregar valor ao produto.

Custos

Quanto ao baixo custo de produção, estima-se que, com o preparo da massa, o gasto seja, em média, de apenas 8 reais. Uma boa cobertura, como a de chocolate, custa aproximadamente 12 reais. Além disso, para precificar corretamente, soma-se a esse valor 25% referentes a gastos extras, como água e energia, o que dá um total de 25 reais.

Para incluir o valor da sua mão de obra e lucro, você só precisa multiplicar por 3, resultando em 75 reais. Considerando que a receita apresentada neste post renda 30 unidades, você poderá vender por R$ 2,50, mas, na verdade, o preço pode variar de 3 a 5 reais. Isso quer dizer que a produção de donuts tem uma expressiva taxa lucrativa, por isso vale tanto a pena oferecer esses produtos aos seus clientes.

Conseguimos convencer você a começar a vender donuts gourmet? Faça uma tentativa como um teste e logo verá que a grande procura e a alta lucratividade são as chaves para o sucesso. Para isso, lembre-se de manter a qualidade dos produtos e ingredientes usados para agradar ainda mais os seus clientes.

Falando em materiais de qualidade, não deixe de conferir nossas formas especiais para donuts e perceba como elas são práticas e vão agilizar seu trabalho.

You Might Also Like

No Comments

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: