Empreendedorismo

Aprenda como vender mais e destacar seu negócio na Páscoa

abril 2, 2020
renda extra na páscoa

APáscoa é uma das datas comemorativas mais aguardadas pelos brasileiros e movimenta a economia logo nos primeiros meses do ano. Nessa época, a confeitaria e a gastronomia têm um papel importante para quem trabalha com chocolate, pois as vendas podem engordar os resultados do primeiro semestre e essa oportunidade de fazer uma renda extra na Páscoa pode significar um novo fôlego para os negócios.

É preciso, portanto, estar preparado para a chegada dessa festa e saber tirar o máximo proveito das vendas alavancadas pelo período. Além de pesquisar tendências, deve-se buscar elementos que diferenciem seu produto dos demais e façam você se destacar da concorrência.

Se você ainda não traçou estratégias para impulsionar seu negócio na Páscoa, não perca mais tempo. Confira as dicas que damos logo abaixo para essa comemoração não passar em branco e seus rendimentos ficarem no azul!

Capriche na embalagem

A Páscoa também é uma maneira de presentear quem amamos, ou seja, é uma forma de trazer felicidade e doçura para a vida do outro. Sendo assim, cada detalhe importa e a decoração tem grande peso nas decisões das pessoas. 

Na verdade, para crianças e adultos, grande parte do prazer de dar e receber presentes nessadata comemorativa está na beleza dos ovos de Páscoa e outras guloseimas temáticas. O produto deve ser de qualidade, mas isso não basta. É umaembalagem de encher os olhos que fará diferença na primeira impressão e, por isso, merece uma atenção especial.

Para tal, invista na apresentação dos seus produtos, com caixas, papéis ou laços especiais, prezando pelo bom gosto sem deixar de lado um toque pessoal, que vai diferenciar o seu trabalho dos demais.

Faça ovos personalizados

O consumidor que dá preferência a um pequeno confeiteiro para fazer sua encomenda deovo de Páscoa busca, além de um melhor preço, um produto especial. Ele quer um chocolate mais gostoso, uma variedade maior e também incentivar a economia local, valorizando o trabalho de pessoas comuns em vez de dar seu dinheiro a grandes corporações.

Para atrair e fidelizar esse consumidor exigente, que busca sair do lugar-comum, vá além do ovo trufado e ofereça mais opções de personalização. Pode ser um toque diferente no chocolate, uma combinação inusitada que ele deseja experimentar ou a oportunidade de colocar, dentro do ovo, um brinquedo ou uma mensagem especial.

Uma ideia toda especial para as crianças, que inclusive é uma tendência do momento, é formar um kit com os itens para montar o ovo de chocolate, como recheio e confeitos, todos separados em minipotes. A ideia é que as próprias crianças entrem no clima da confeitaria e deixem a criatividade solta para fazerem versões únicas. Essa certamente será a opção de muitos pais que desejam trazer novidades e surpreender os pequenos. 

Faça ovos sem lactose e veganos

Uma forma de atingir públicos diferentes, que muitas vezes são pouco atendidos por grandes marcas, é preparar ovos especiais para pessoas com restrição alimentar. Uma opção com bastante potencial atualmente é mirar no público que temintolerância à lactose e vegano. Para eles, prepare ovos e outros produtos feitos com chocolate sem leite na receita.

Inove nos sabores

Por mais que asversões tradicionais das receitas de recheios dosovos de colher sejam bem-aceitos pelo público, nada impede que você também traga novidades nesse sentido. Dessa forma, ao despertar a curiosidade, você usa mais um recurso a seu favor para concluir uma venda, com sucesso. Tenha cuidado para não exagerar no número de opções a serem oferecidas, mas não tenha medo de ousar.

Para trazer inspiração, veja a seguir algumas ideias diferentes para recheios de ovos de Páscoa:

  • floresta negra;
  • bolo de cenoura;
  • paçoca;
  • churros;
  • torta de limão;
  • romeu e julieta;
  • prestígio;
  • palha italiana;
  • biscoito.

Amplie seu mix de produtos

O ovo de chocolate é o grande protagonista da Páscoa, mas é preciso ter em mente que nem todos os clientes gostam dele. Por isso, uma boa estratégia para se destacar é oferecer mais produtos e, assim, atrair esse público. 

Por exemplo, você pode fazer bombons com decoração temática e colocar em uma embalagem elegante e bonita. O mesmo vale para biscoitos amanteigados, com gotas ou cobertura de chocolate, que podem ser decorados com desenhos característicos da Páscoa, como coelhinhos, cenouras etc.

Na verdade, as opções são diversas, como:

  • colomba pascal;
  • trufas;
  • bolos temáticos;
  • brigadeiros;
  • cupcakes;

Monte kits especiais

Se o foco é conseguir fazer uma renda extra na Páscoa, que tal oferecer mais que um ovo de chocolate, mas sim um combo completo? Tenha em mente que as pessoas têm uma vida bastante corrida, porém se preocupam com os detalhes e querem surpreender alguém. Assim, oferecer kits personalizáveis pode ser o que esse público precisava.

Elabore diferentes versões de cestas cheias de itens temáticos, como ovos de chocolate, bombons, biscoitos ou outras delícias produzidas por você. Possibilite também que o próprio cliente escolha quais itens ele preferir. Depois, é só fazer um arranjo bonito, incluir itens decorativos, como coelhinhos e laços, e estará tudo pronto para atrair aquele cliente que pretende presentear alguém de forma especial.

Decore o espaço

Já tem um espaço para receber clientes e expor seus produtos? Então, por que não decorar o lugar com a cara da Páscoa? Assim, o ambiente fica muito mais convidativo e com o clima propício para conseguir mais vendas.

Não se preocupe, pois não é necessário ser algo muito elaborado e caro. Na verdade, se você tiver habilidades manuais, pode preparar tudo à mão, já que o que não faltam são tutoriais na internet para fazer decorações bem criativas e sem gastar muito. Busque inspirações e mãos à obra!

Faça promoções

É durante a Páscoa que os preços dos ovos e demais doces disparam em grandes lojas. Porém, que tal você fazer exatamente o contrário? Use esse momento de alta demanda e ofereçadescontos em alguns dos seus produtos para se destacar no mercado.

Porém, lembre-se: faça os cálculos necessários para determinar um valor competitivo para sua região de forma que ainda seja um preço justo para você. Afinal, ninguém quer sair no prejuízo, pelo contrário, a ideia é ganhar uma renda extra na Páscoa e ampliar o alcance dos seus produtos no resto do ano.

Ofereça uma degustação

Muitas vezes, pessoas estão começando no mundo da confeitaria podem encontrar dificuldades em para gerar credibilidade para clientela, o que é perfeitamente normal e acontece em qualquer área. Contudo, uma simples atitude pode ajudar a reverter essa situação e, inclusive, fidelizar os clientes. Como? Ofereça uma degustação.

Além de o cliente sentir mais confiança no seu produto, é uma ótima saída também para pessoas indecisas, afinal elas poderão sair com a certeza de que escolheram o doce que mais agradou — e tudo o que você precisa é fazer pequenas porções de algumas dos produtos que você preparou especialmente para Páscoa. Lembre-se de caprichar na decoração e em itens, como talheres e pratos. Tudo isso valoriza ainda mais o seu trabalho.

Fazer esse tipo de ação durante a Páscoa é uma atitude bem inteligente e estratégica, afinal, é uma época de bastante procura, então seus produtos estarão à disposição de mais pessoas. Portanto, é uma oportunidade de conseguir mais vendas e ganhar uma renda extra na Páscoa. Sem falar que todo o investimento com a degustação, logo será retornado ao caixa.

Use as redes sociais

Para um negócio crescer, ele precisa extrapolar o círculo de amigos e conhecidos, alcançar novos públicos. Hoje em dia, a melhor forma de aumentar as vendas e faturar uma renda extra na Páscoa com um baixo investimento é usar as redes sociais.

No Facebook ou Instagram, é possível criar, sem custo nenhum, páginas especiais para seus produtos ou apresentar seu trabalho em grupos dos mais variados assuntos. Faça boas fotos e procure o seu público-alvo. Depois, basta um pouco de dedicação à divulgação e à interação por meio de comentários e mensagens. Logo, seus produtos chegarão ainda mais longe.

Preze sempre pela qualidade

Da escolha do chocolate até o material da embalagem: a qualidade precisa estar em todos os detalhes, mesmo que você esteja iniciando no mundo dos doces. A procura por produtos caseiros já é grande normalmente, mas na Páscoa a demanda chega a duplicar. Então, como seu trabalho vai alcançar um maior número de pessoas, é essencial que a primeira impressão delas seja a melhor possível.

Aliás, é justamente esse primeiro contato que definirá a possibilidade de ocorrer o retorno desses clientes no futuro. Por isso, seja rigoroso quanto à qualidade dos seus produtos e procure sempre entregar o melhor resultado.

As vendas na Páscoa podem ajudar a definir como será o resto do seu ano. Por isso, os produtos para esse período merecem uma atenção a mais. Seguindo essas dicas para ganhar renda extra na Páscoa, você poderá fechar essa data comemorando sucesso de vendas e a conquista de novos clientes.

Por fim, a última dica é contar sempre comfornecedores de confiança e que se preocupam com a excelência de seus produtos, como a Chef Center. Isso porque é preciso ter constância na sua produção para não desagradar seus clientes e ter parceiros de credibilidade pode fazer toda a diferença na hora de produzir os seus doces.

Já está na hora de começar os preparativos para um dos melhores períodos do ano para vendas. Comece já seu planejamento, conhecendo a linha especial para a Páscoa da Chef Center.Acesse o nosso site e conheça as vantagens que oferecemos para você!

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1 Comment

  • Reply Saiba como cobrar clientes de maneira amigável - Chef Center BlogChef Center Blog abril 11, 2018 at 10:17 am

    […] quem tem pequenos negócios como a produção de confeitaria, a hora de solicitar o pagamento de um cliente devedor pode ser bastante difícil, principalmente […]

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