Técnicas

Efeito marmorizado no chocolate: aprenda como fazer na prática

abril 7, 2020
efeito marmorizado

Você já ouviu falar do efeito marmorizado no chocolate? Trata-se de um técnica muito bonita e que dá um efeito bastante sofisticado para doces. Inclusive, esse método pode resultar em uma combinação e tanto com os sabores de ovo de Páscoa.

Afinal, durante o período pascoal, aprender novas técnicas de manuseio do chocolate e trazer diferenciais para os ovos são maneiras bastante inteligentes de vender mais. Isso pois, por mais que as versões tradicionais sejam bastante requisitadas, opções criativas podem conquistar uma grande parte do público.

Vamos entender na prática como fazer o efeito marmorizado no chocolate? Continue a leitura, aprenda a reproduzir o procedimento e ainda veja dicas de sabores de ovo de Páscoa.

O que você precisa saber antes de começar?

O mundo da confeitaria é cheio de detalhes que fazem toda a diferença no resultado. Além disso, um preparo envolve vários outros e é necessário ter precisão para chegar ao seu objetivo. Por isso, veja a seguir alguns procedimentos importantes para quem trabalha com chocolate!

Derretendo o chocolate

Essa etapa é simples, mas ainda assim é carregada de segredos que fazem toda a diferença na hora de produzir ovos de Páscoa ou outros produtos de chocolate. Justamente por não conhecer esses detalhes, muitas pessoas acabam não atingindo o resultado esperado.

Para deixar as produções mais profissionais, o procedimento mais indicado é o banho-maria, pois consiste em um método que derrete o chocolate de maneira lenta e uniforme. Também é possível usar o micro-ondas para esse fim, mas é preciso ter bastante cuidado e checar a cada 30 segundos para evitar que o produto queime e estrague a sua receita.

Para fazer em banho-maria, você precisa de uma panela com água quente e um refratário que encaixe bem sem deixar o vapor escapar e que não tenha contato com o líquido aquecido. Caso o chocolate esteja em barra, é importante picá-lo em partes bem pequenas para que tudo derreta de maneira uniforme. Além disso, é importante acompanhar o processo, sempre mexendo bem com uma espátula até que o chocolate esteja homogeneamente derretido.

Temperando o chocolate

Você já ouviu falar de temperagem de chocolate? Essa técnica serve para deixar uma aparência brilhante, uma textura mais firme e é essencial para o uso de chocolates nobres. Na verdade, é um procedimento muito comum e necessário para os confeiteiros, sejam eles profissionais ou não.

Para temperar o chocolate, existem três maneiras que funcionam muito bem: no micro-ondas, na tigela e no mármore. Porém, o mais importante desse processo está na temperatura, afinal é devido ao choque térmico da temperagem que o chocolate ganha características desejadas. Assim, um termômetro culinário pode fazer toda a diferença. 

Fique atento às temperaturas de derretimento acordo com cada tipo de chocolate:

  • branco: 40 a 42 °C;
  • ao leite: 40 a 45 °C;
  • amargo: 45 a 50 °C.

Depois do derretimento, o chocolate deve passar pelo choque térmico, de acordo com a técnica usada, e chegar a estas temperaturas:

  • branco: 28 °C;
  • ao leite: 30 °C;
  • amargo: 32 °C.

Como fazer o ovo de Páscoa com efeito marmorizado?

Agora que você já conhece os procedimentos prévios, está pronto para manusear o chocolate corretamente e criar diversos sabores de ovos de Páscoa. Então, fique atento às informações que serão descritas logo a seguir e já monte sua lista de compras de materiais e ingredientes.

Ingredientes

  • 500 g de chocolate branco;
  • 500 g de chocolate meio-amargo.
  • recheio da sua preferência.

Materiais necessários

Modo de preparo

O primeiro passo para essa receita é derreter o chocolate branco e amargo. Para isso, lembre-se das nossas dicas descritas anteriormente e acompanhe todo o processo com atenção para que nada saia do planejado.

Em seguida, o próximo passo é temperar o chocolate para que ele não derreta facilmente depois e não fique com uma aparência esbranquiçada. 

Montagem

Essa é a parte mais importante de todo o preparo, afinal é ela que dará o efeito marmorizado que você procura. Funciona assim: já com os dois tipos de chocolates derretidos e temperados, pegue sua forma para ovos de Páscoa e, com a ajuda de uma colher, coloque delicadamente uma pequena porção de chocolate branco e outra da versão amarga. Repita isso por toda a forma.

Depois, é só utilizar a ponta da colher para misturar levemente os chocolates, fazendo assim o efeito marmorizado. Em seguida coloque a segunda parte da forma, de maneira com que o chocolate preencha todo o interior dela. Leve para a geladeira por 8 a 10 minutos e, após desenformar, coloque o recheio que preferir.

Quais os melhores sabores de ovo de Páscoa?

O efeito marmorizado no chocolate já está garantido, mas e o recheio? Aqui, você pode deixar a criatividade agir para agradar seus clientes, mas o importante mesmo é usar ingredientes de qualidade para que o resultado seja incrível.

Existem diversos sabores de ovo de Páscoa, e você pode ir para o clássico, como brigadeiro, mousse de maracujá, beijinho, chocolate trufado entre outras opções tradicionalmente deliciosas. Contudo, também é possível sair do óbvio e trazer novos recheios, como palha italiana, pavê, bem-casado, napolitano, paçoca, brownie, etc.

Como embalar?

Hoje em dia, existem diversos tipos de embalagem para ovos de Páscoa, principalmente a versão de colher. Esse é um aspecto que deve ser considerado, afinal, o visual conta bastante para decisão de compra.

Sendo assim, é interessante ter versões diversas de embalagem e que comportem tamanhos variados de ovos de Páscoa, para atender a diferentes públicos. Por exemplo, você pode contar com opções mais coloridas e chamativas, especiais para crianças. Além disso, que tal oferecer embalagem em forma de coração e com detalhes bonitos ideais para namorados? Lembre-se de que um dos objetivos da Páscoa é presentear quem se ama, então a embalagem precisa passar essa ideia de cuidado com detalhes.

Agora não falta mais nada para você oferecer chocolate marmorizado com várias opções de sabores de ovos de Páscoa para os seus clientes. Lembre-se de prezar sempre pela qualidade dos produtos usados e seguir nossas dicas atentamente para que os seus doces saiam deliciosos e bem finalizados. As vendas certamente vão disparar!

Quando o assunto é chocolate, todo cuidado é pouco. Por isso, continue com a gente e confira dicas imperdíveis de como conservar doces no calor.

You Might Also Like

2 Comments

  • Reply Bianca abril 8, 2020 at 7:54 am

    Artigo maravilhoso, muito bem explicado. Meu sonho é um dia conseguir fazer estas delícias, por enquanto continuo estudando. Amei seu blog!

    • Reply chefcenter abril 16, 2020 at 11:58 am

      Adoramos o seu feedback, Bianca! A melhor forma de se desenvolver é testando e praticando! Boa sorte <3

    Deixe uma resposta

    %d blogueiros gostam disto: