Empreendedorismo

Como fidelizar clientes? Saiba elaborar um programa de fidelização para sua confeitaria

abril 14, 2020
como fidelizar clientes

Um cliente fiel é sinônimo do sucesso do seu negócio, e disso não há o que questionar. Entretanto, o que é preciso fazer para aprender como fidelizar clientes? Quais medidas você deve tomar para elaborar um programa de atração e fidelização para a sua confeitaria? Falaremos sobre isso neste post!

Antes de qualquer coisa, tenha em mente que sua confeitaria não é apenas o lugar em que pessoas vão para comprar bolos e doces. Há muito mais sentimentos envolvidos, pois os seus clientes procuram tornar momentos especiais, por meio dos seus produtos, e precisam ter uma boa experiência para que se sintam estimulados a voltar sempre.

Dessa forma, este conteúdo tem o objetivo de apresentar dicas importantes sobre como fidelizar clientes e, consequentemente, aumentar seus lucros. Confira a seguir!

Crie um ambiente agradável

Imagine que você encontrou uma confeitaria com produtos deliciosos, mas o ambiente é bagunçado, mal iluminado ou até sujo. Dificilmente você iria querer voltar lá, certo? Por isso, manter um espaço agradável para o seu público é uma dica básica, mas muito importante para quem deseja começar a aprender como fidelizar clientes.

Isso porque se sentir confortável em um estabelecimento agrega bastante na percepção em relação ao produto. Afinal, esse já é um grande passo para o consumidor se sentir estimulado a voltar outras vezes à sua confeitaria e indicar o lugar aos amigos e familiares.

Ofereça atendimento personalizado

Outro passo essencial para fidelização de clientes é oferecer um atendimento acolhedor e personalizado — o que exige a implementação de práticas específicas e uma equipe bem treinada.

Para isso, é preciso ter em mente que cada cliente é diferente, ou seja, têm preferências e expectativas únicas — o que quer dizer que não devem ser tratados de maneira igual. Um bom exemplo de personalização de atendimento é perguntar a forma que ele prefere ser chamado e realmente se dispor a ouvir suas necessidades.

Outro aspecto fundamental desse tópico é treinar bem a sua equipe para oferecer um serviço acolhedor. Quando se trata de definir como fidelizar clientes, receber bem as pessoas em seu estabelecimento é uma vantagem de bastante peso para os consumidores terem uma boa impressão.

Organize um sistema de pontuação com recompensas

Você já ouviu falar sobre programas de fidelidade? Consiste em um sistema de pontuação que premia os compradores mais especiais, conforme as compras que eles fazem na sua padaria ou confeitaria. Trata-se de um método bastante eficaz para trazer e manter os clientes.

Funciona assim: você oferece um cartão fidelidade para seu cliente e, a cada compra, ele recebe pontos, que se acumulam até chegarem a uma pontuação determinada. Assim, o comprador tem o direito de resgatar um prêmio — por exemplo, um bolo específico que é o carro-chefe da confeitaria. 

Dessa forma, o programa de fidelidade incentiva mais compras e o seu cliente passa a perceber seu estabelecimento como primeira opção caso precise de um produto, já que ele só tem a ganhar com a compra.

Crie promoções 

Outra forma bastante eficaz de fidelizar clientes é por meio de ações promocionais. No entanto, é necessário diversificar bastante essas ofertas para que os consumidores sempre fiquem atentos às novidades.

Uma opção seria criar uma oferta de pague e ganhe, ou seja, o cliente compraria determinado produto e ganharia outro de brinde. Também é possível oferecer desconto em determinado item, em um dia da semana. E ainda dá para ir além e usar a criatividade para aproveitar datas especiais, como a Páscoa e Natal, para criar produtos característicos da época com produção limitada, como os ovos de chocolate e chocotones.

Como dissemos, trata-se de uma maneira eficiente para fidelizar os clientes, mas deve ser feita com muita cautela, planejamento, cálculos e bastante divulgação para que tudo saia como esperado.

Tenha uma boa presença digital

Ter diversos canais de comunicação com o seu cliente também é uma forma de se aproximar e fidelizá-lo. Então, por que não usar a internet para criar uma relação mais próxima com as pessoas que frequentam o seu estabelecimento?

Isso significa que é essencial construir uma presença digital ativa. Assim, crie perfis profissionais nas principais redes sociais, mantenha suas informações atualizadas e, principalmente, busque uma interação com seu público.

Por exemplo, poste imagens bem chamativas dos seus produtos, crie enquetes para saber as preferências dos clientes, incentive a postagem de fotos deles na sua confeitaria, divulgue suas promoções e abra um espaço para sugestões e críticas. Dessa forma, o seu público passa a se sentir mais atuante, importante e, consequentemente, bem-vindo na sua loja.

Crie eventos temáticos

Imagine frequentar o mesmo lugar por muito tempo e, embora o serviço oferecido seja de qualidade, o cardápio seja sempre o igual e não tenha novidades nem mesmo na decoração. Certamente, com o tempo, você passaria a ir a outros lugares que oferecessem experiências diferentes e sabores mais surpreendentes, certo? Por isso, a novidade também é um aspecto primordial para a fidelização de clientes.

Nesse sentido, você pode fazer, por exemplo, uma decoração especial para a semana do chocolate. No caso, também seria possível oferecer oficinas para aprender a fazer trufas ou outros procedimentos específicos com o doce. A ideia aqui é inovar e surpreender os clientes, de modo que eles se sintam convidados a conferir as novidades.

Acompanhe os resultados 

Como acontece com todas as estratégias de vendas em um negócio, acompanhar os resultados obtidos com a implementação das ações é imprescindível para determinar o que precisa ser aprimorado e o que pode ser mantido.

A verdade é que cada estabelecimento tem um público único e com preferências diferentes, por isso, é preciso aplicar boas ideias, mas de forma personalizada de acordo com as características da sua confeitaria e dos seus clientes. Portanto, selecione os indicadores importantes para o seu negócio e acompanhe suas metas frequentemente.

Essas foram as principais dicas úteis para quem deseja saber como fidelizar clientes. Contudo, não para por aí, pois é importante sempre atualizar seu planejamento de forma a encontrar melhores formas de manter as pessoas encantadas com seus produtos. Então, não deixe de trabalhar o relacionamento com seus clientes e respeitar as preferências de cada um.

Aprender sempre mais sobre o empreendedorismo é a chave para um empreendimento bem-sucedido. Então, continue no assunto e confira este guia completo sobre gestão de negócios!

You Might Also Like

1 Comment

  • Reply Receitas de confeitaria maio 3, 2020 at 5:56 pm

    Delícia 😋😋😋😋

  • Deixe uma resposta

    %d blogueiros gostam disto: