Empreendedorismo

Confeitaria criativa: 7 técnicas para estimular a criatividade

abril 24, 2020
confeitaria criativa

O que faz uma pessoa escolher um produto em vez de outro? Por exemplo, se alguém tivesse duas opções de brigadeiro para comprar, uma alternativa tradicional e outra gourmet, de vários sabores, há grandes chances de a segunda opção ser mais atrativa, já que o público conhece bem a versão clássica, certo? É aí que entra a confeitaria criativa.

Na verdade, pode-se até dizer que a criatividade e os negócios são coisas que se complementam e, portanto, devem caminhar juntas. Afinal, oferecer novas experiências para os seus clientes, seja por meio de sabores diferenciados, acabamentos surpreendentes ou embalagens criativas, é o caminho para se destacar no mercado em meio a concorrência.

Você tem trabalhado a inovação nas suas vendas? Contrário ao que muitos pensam, a criatividade não é um dom, mas ela deve ser estimulada, pois já existe em você. Confira agora mesmo 7 formas para trabalhar com a confeitaria criativa!

1. Seja observador

A primeira dica é simples, mas essencial! O dia a dia de quem trabalha com confeitaria pode ser bem corrido, devido às compras para fazer, receitas para executar, clientes para atender… tudo isso com muito amor e atenção. Apesar disso, você não pode deixar que essa correria impeça uma reflexão sobre as coisas à sua volta, visto que esse é um detalhe que muito tem a ver com o processo criativo.

Portanto, procure ser mais observador no que diz respeito aos clientes, ou seja, compreenda qual o perfil, preferências e costumes, pois, a partir disso, terá mais opções para criar. Além disso, analise seus produtos, veja aquilo que está dando certo e, principalmente, descubra em que você pode inovar.

2. Seja curioso

A curiosidade também anda junto da criatividade. Afinal, ser curioso é estar pronto para explorar um mundo de possibilidades. Por isso, esteja disposto a testar utensílios e materiais diferentes para, assim, encantar os clientes e aumentar as vendas. 

Por exemplo, que tal usar diferentes bicos de confeitar, assadeiras de formas diversas e embalagens que possam atrair e oferecer aos consumidores uma experiência agradável? O mesmo vale para o aprendizado de técnicas, como a utilização dos diferentes tipos de coberturas ou massas para bolo.

3. Fique de olho nas tendências

O que tem sido tendência no ramo da alimentação? Saber de informações como essa pode ser o que estava faltando para dar início ao seu processo criativo. Vamos a um exemplo: segundo pesquisa Ibope, a procura por produtos veganos cresceu bastante em relação aos anos anteriores. Então, por que não usar isso a seu favor e oferecer doces sem ingredientes de origem animal?

Dessa forma, você estará se destacando da concorrência e, ainda, conquistando um público novo, a partir dessa necessidade específica. Outro caso seria em relação às pessoas com restrições alimentares (intolerância à lactose, por exemplo) ou o público fitness (doces sem açúcar). Na verdade, as opções são inúmeras, e sua escolha vai depender do perfil dos seus clientes.

4. Reinvente os clássicos

Receitas tradicionais fazem sucesso nas suas vendas? Ótimo! Mas isso não pode ser uma razão para que você não saia da zona de conforto. Afinal, há sempre novas formas criativas de fazer, apresentar e decorar seus doces, não é mesmo?

Por exemplo, supondo que você venda brigadeiros tradicionais e queira modificá-los de alguma forma, aqui vão alternativas criativas:

  • utilize ingredientes diferentes (paçoca, limão, café, etc.);
  • ofereça versões diferentes (gourmet, fitness);
  • use coberturas diversas;
  • modifique a embalagem (versões de caixa para presente, por exemplo.

A ideia é sempre encontrar novas maneiras de se destacar perante a concorrência. Sendo assim, frequentemente se questione sobre o seu diferencial, desafie-se a fugir do comum e a se reinventar, com o objetivo de aumentar seu rendimento.

5. Troque experiências

Ter contato com outros profissionais da área pode ser um estímulo e tanto para a sua criatividade. Isso permitirá a troca de experiências e ideias que funcionarão como uma inspiração para inovar nos seus produtos.

Por isso, grupos relacionados à confeitaria criativa nas redes sociais podem ser bastante úteis. Do mesmo modo, participar de cursos e oficinas, e aprender sobre procedimentos e técnicas certamente vai ser bem vantajoso, pois você sairá cheio de conhecimento novo, pronto para colocar em prática.

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6. Tenha os materiais e ingredientes certos

Não ter equipamentos de qualidade e adequados para sua necessidade é um grande empecilho para trabalhar com a confeitaria criativa. Afinal, fica bem difícil fazer novas coisas sem o auxílio dos materiais corretos, que não vão deixar você na mão bem no meio de um processo.

Desse modo, sempre que possível, adquira materiais diferentes que possibilitem a criação e execução das suas ideias. Cortadores de biscoitos e massas com formatos diversos, corantes para trabalhar as cores nos seus produtos e bailarinas para decorar bolos com mais facilidade são bons exemplos de itens para investir.

7. Não tenha medo de tentar

O medo de não ser bem aceito é um dos motivos que impede o desenvolvimento na confeitaria criativa. No entanto, é preciso ter em mente que uma das etapas que compõem o processo de criatividade é fase de testes.

Isso quer dizer que você deve usar os casos que não saíram como o esperado para ter uma motivação a mais para analisar o que pode ser melhorado e, assim, conseguir acertar nas próximas vezes. O mais importante aqui é não ter medo de tentar e se desafiar sempre, assim o retorno com certeza aparecerá.

Essas 7 técnicas são uma ótima base para quem quer se aventurar na confeitaria criativa e se destacar da concorrência. Por isso, tenha em mente que essa é uma oportunidade para se aperfeiçoar, sempre se sentir motivado com o seu trabalho e, é claro, vender mais. Afinal, é uma maneira de mostrar que seu cliente é especial e merece produtos únicos.

A Chef Center também pode ajudar você a trabalhar com confeitaria criativa e conquistar sua independência financeira. Contamos com uma linha de produtos de qualidade e eficiência que vai proporcionar muito mais agilidade na sua cozinha, sem falar nas facilidades oferecidas para aqueles que estão começando no ramo.

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