Dicas

Feiras de confeitaria e panificação: 6 principais para você conhecer

maio 5, 2020
feira de confeitaria

Assim como em muitas outras profissões, a pessoa que trabalha com confeitaria e panificação precisa estar atenta às novidades do setor, afinal, constantemente surgem inovações que facilitam o dia a dia de trabalho e também encantam os clientes. Para manter-se por dentro do que acontece no seu mercado, marcar presença em uma feira de confeitaria é uma excelente atitude.

Além de deixá-lo por dentro das novidades, esse tipo de evento pode contribuir bastante para o seu networking e ajudar, ainda, a melhorar a rentabilidade do seu negócio. Isso porque em uma feira de panificação, é possível, por exemplo, conhecer bons parceiros e investir em equipamentos e utensílios com um valor diferenciado.

Gostou da ideia? Então, confira agora mesmo as principais feiras e eventos de confeitaria e panificação, que vão acontecer em 2020 e comece a se programar!

Eventos que você não pode perder em 2020

A seguir, você conhecerá alguns eventos que farão a diferença no seu negócio. Acompanhe!

1. FIPAN

Com a promoção da SAMPAPÃO (que agrega as entidades de panificação e confeitaria de São Paulo), a FIPAN é uma das principais feiras realizadas para operadores de food service, e tem como público-alvo profissionais e gestores de padarias, confeitarias, lanchonetes, buffets, restaurantes, pizzarias e demais negócios do setor.

Trata-se da maior feira de panificação e confeitaria de toda a América Latina, que já tem como marca registrada a grande realização de negócios entre os profissionais, além da apresentação das maiores novidades relacionadas a automação comercial, equipamentos, matérias-primas, embalagens, produtos finais etc.

Quando: 21 a 24 de julho

Onde: Expo Center Norte, São Paulo

2. Expo Cakes Brasil

Um evento perfeito para quem trabalha com cake design, a Expo Cakes Brasil traz exposições incríveis para quem precisa se inspirar e inovar o visual das suas produções, sejam elas voltadas para doces ou bolos.

Também oferece boas oportunidades de aperfeiçoamento, por meio de cursos bastante interessantes e rodadas de aulas com mais de 100 cursos fundamentais para confeiteiros, boleiros e pessoas que trabalham com confeitaria artística e festa.

Para facilitar aos interessados em participar, o evento vai acontecer, em 2020, em dois locais e datas diferentes. Não dá para perder!

Quando: 14 a 17 de maio/15 a 18 de outubro

Onde: Campinas, SP/ Rio de Janeiro, RJ

3. Experience Cake Art Nordeste

Saindo do eixo RJ-SP, Feira e Congresso de Confeitaria, Panificação, Festas e Decoração do Nordeste oferece aos participantes muita troca de informação e conhecimento. Além da exposição das maiores tendências e inovações do local, o evento é rico em workshops, cursos e palestras — que são merecidamente chamadas de “aulas shows”.

Para finalizar, há exposições de bolos e concursos que valorizam o lado artístico da confeitaria. E vale lembrar que o nordeste brasileiro tem uma cultura e culinária riquíssimos, que podem engradecer — e muito — o seu trabalho.

Quando: 16 a 18 de junho

Onde: Centro de Convenções de João Pessoa, Paraíba

4. Mara Cakes Fair

A influenciadora digital e especialista em confeitaria artística realizou, em 2019, a sua 1 Feira Internacional de Confeitaria – Mara Cakes Fair, e foi um sucesso.

No evento, são reunidos expositores de todo o setor, que atuam direta ou indiretamente com a confeitaria e panificação. Entre os destaques, estão empresas que trabalham desde o projeto das lojas até a implementação de softwares específicos para esse tipo de negócio, decoração, vestuário, insumos, embalagens, utensílios e equipamentos.

Quando: 18 a 20 de outubro

Onde: Pro Magno, São Paulo

5. Sweets & Snacks Expo

Os eventos internacionais também são uma grande oportunidade — e se você pode ir, faça isso, pois, além de conhecer os trabalhos, equipamentos e insumos utilizados por profissionais de outras partes do planeta, voltará repleto de inspirações e se diferenciará entre os seus concorrentes.

A Sweets & Snacks Expo, por exemplo, é a maior exposição de confeitaria e snacks de toda a América Latina, reunindo centenas de expositores que vem de toda a parte. Além de inovações e tendências, o evento tem muitas informações e ideias a respeito de merchandising, embalagens, pesquisa e indústria.

Quando: 19 a 21 de maio

Onde: Chicago, EUA

6. Alimentaria Barcelona

Se você trabalha com o conceito da comida espanhola e mediterrânea (ou é um entusiasta), precisa se programar para viajar até Barcelona no mês de abril.

Isso porque é nessa data e local que acontece um evento que reúne as tendências e novos conceitos dessa culinária tão encantadora quanto deliciosa, e também produtos alimentícios espanhóis e de diversas outras partes do mundo.

A Alimentaria Barcelona é bem eclética, voltada para profissionais que trabalham com comida do mediterrâneo, alimentos funcionais e orgânicos e, claro, confeitaria — incluindo biscoitos e snacks.

Quando: 20 a 23 de abril

Onde: Barcelona, Espanha

Planejamento para visitar uma feira de confeitaria

Certamente, é preciso se organizar para participar de um evento como estes que acabamos de citar, ainda que seja apenas como visitante. Se você mora fora das cidades em que a feira será sediada, então, o planejamento deve ser maior — mas, ainda assim, é viável e totalmente válido, afinal, não se trata de um passeio apenas, mas, sim de um investimento no seu negócio.

Por isso, se você se interessou por algum curso que acabamos de listar, vale a pena já começar a buscar passagens e hospedagens (quanto maior o tempo de antecedência, maior é a economia). Hospedar-se em hostels ou dividir o quarto com um colega da área também ajuda a economizar, assim como ir em um carro só e dividir os custos.

No seu trabalho, considere se há alguém qualificado e disponível para assumir o seu posto enquanto estiver fora ou se vale a pena fechar as portas por apenas alguns dias. Se essa for a sua opção, aproveite a oportunidade para postar nas suas redes sociais fotos sobre o evento, mostrando que você está ausente para se qualificar e voltar ainda melhor — pois os consumidores valorizam muito isso!

Dicas para aproveitar ao máximo a feira de panificação

Esses eventos são verdadeiras vitrines de tendências e novas soluções para os profissionais da confeitaria, além de servirem como canal de atualização e contato qualificado com diversos públicos (nacionais e internacionais).

Por isso, mantenha-se atento a todos os estandes, faça todas as aulas que forem relacionadas com seu segmento, experimente tudo o que for possível e converse bastante com todas as pessoas. Isso porque cada uma, independentemente de onde atuam, podem ser uma interessante fonte de inspiração.

E se estiver em uma cidade longe da sua, não se atenha apenas ao evento. Conheça a culinária local, vá em lojas quem vendem produtos como os seus e inspire-se!

Participar de uma feira de confeitaria é uma oportunidade incrível de expandir os seus conhecimentos, horizontes e, consequentemente, os seus lucros. Não deixe de se especializar por meio desse eventos.

Gostou deste conteúdo? Siga as nossas redes sociais para ficar sempre por dentro do que compartilhamos. Estamos no Facebook, no Pinterest e no Instagram!

You Might Also Like

No Comments

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: