Empreendedorismo

Deseja empreender na gastronomia? Confira 5 pontos de atenção!

maio 7, 2020
empreender na gastronomia

O mercado da alimentação sempre foi um dos mais atraentes para os empreendedores. Isso porque ele tem muita consistência na demanda e pelo fato da variedade de clientes potenciais e de nichos possibilitarem que haja espaço para produtos e serviços de diferentes preços e qualidades. Assim, há sempre uma boa chance de ter sucesso ao empreender na gastronomia.

Ser dono do próprio negócio e trabalhar com aquilo que ama fazer, são ótimos motivos para iniciar uma empresa na indústria gastronômica. Neste conteúdo, você encontrará algumas dicas valiosas para ter sucesso nessa empreitada. Então continue a leitura e boas vendas!

O mercado gastronômico

O mercado de gastronomia no Brasil é um dos poucos que segue crescendo e tem investidores e empresários muito otimistas com as projeções para os próximos anos. A influência da tecnologia na forma como as pessoas consomem alimentos criou muitas oportunidades.

Também é preciso considerar o grande aumento na competitividade e as mudanças que têm acontecido no gosto dos consumidores. As pessoas estão mais preocupadas com a origem das matérias-primas utilizadas e as restrições, espontâneas ou por razões médicas, também aumentaram. Além disso, o consumidor hoje busca pagar o menor valor possível por uma refeição com muita qualidade.

Pontos de atenção

Com todas as boas notícias sobre mercado promissor e variedade de nichos que podem ser atendidos e onde há grande demanda, ainda é preciso ter atenção a alguns pontos para ter sucesso ao empreender na gastronomia. A seguir listaremos alguns dos principais pontos críticos!

1. Mix de produtos

A lucratividade é um ponto crítico no desenvolvimento de qualquer negócio. É possível ter prejuízo vendendo muito bem, e esse é o pior cenário possível. É importante entender que grandes lucros são construídos de margens relativamente pequenas em diversos produtos.

Para conseguir uma boa lucratividade média e para atender uma gama maior de clientes, é preciso que você tenha um bom mix de produtos. Ele precisa ser conciso, com preparações que sejam possíveis para seu modelo de negócio e deve contar com itens baratos, mas com margens mais altas. Assim você consegue ganhar no volume e agrada o seu cliente.

2. Inovação

O ritmo frenético do desenvolvimento tecnológico e a mudança rápida no gosto dos clientes fazem com que a inovação seja indispensável para qualquer negócio atualmente. No ramo da cozinha, isso se reflete muitas vezes em preparações inusitadas, utilizando ingredientes complexos e a gastronomia molecular, mas essa não é a única forma de inovar na gastronomia.

Inovar não significa, necessariamente, criar algo totalmente novo ou diferente. Em muitos casos é preciso apenas pequenas transformações em coisas de que já gostamos muito. Se preocupe em desenvolver apresentações diferentes, formas alternativas de consumir o seu produto, enfim, algo que dê uma personalidade própria à sua empresa.

3. Atendimento personalizado

A personalização tem se tornado um valor fundamental para os consumidores. A oportunidade de customizar os produtos e o reconhecimento do cliente em contatos com a empresa criam vínculos muito particulares, que tendem a fidelizar e agradar os compradores.

Existem diversas opções de softwares que fazem a gestão do banco de dados dos seus clientes e que têm um custo relativo bastante baixo. Invista em campanhas e ofereça brindes para conseguir o engajamento dos compradores e para que eles compartilhem suas informações e impressões sobre seus produtos.

4. Uso da tecnologia

Falando no uso da tecnologia, ela é uma grande aumentadora da percepção de valor que os clientes têm sobre sua empresa ou sobre os seus produtos. Na maioria dos casos não é preciso um grande investimento e a introdução de ferramentas tecnológicas é bastante simples e intuitiva.

Invista em ferramentas tecnológicas que se adequam bem ao seu modelo de negócio. Os aplicativos de venda de comida são um bom exemplo, mas não se prenda somente a eles. Você pode criar um aplicativo próprio ou ter um modelo de negócio que utiliza aplicativos de mensagens na operação de venda.

5. Ponto comercial

Se estabelecer em um ponto comercial é um dos passos mais importantes e comprometedores que qualquer empresário tem que dar em seus negócios. Mesmo franqueadoras multinacionais fazem estudos complexos antes de optarem pela abertura de uma nova loja. Isso não acontece por acaso.

É nos pontos comerciais que estão localizados os maiores custos e o maior risco nesse tipo de negócio. Tenha certeza da viabilidade desse investimento, mantenha um valor suficiente em caixa como capital de giro e não dê um passo grande demais. Opte por locais bem localizados e menores que requeiram menos pessoal e sejam mais fáceis de manter até que o negócio tenha solidez.

O que evitar

Os erros mais comuns de empresários no ramo da alimentação são comuns também em outros ramos. Na maioria dos casos uma gestão que ignora ou subestima custos e superestima e mistura receitas fazem com que as empresas sucumbam com poucos meses de existência. Outro erro comum é o de não ter paciência e expandir sem possuir um bom lastro financeiro ao primeiro sinal de sucesso.

A melhor ideia é realizar um investimento pequeno e contar com um bom valor para manter o fluxo de caixa positivo. Assim você tem mais tranquilidade, maior poder de negociação e garante que seu negócio tenha força para crescer caso surja alguma oportunidade única. E tenha paciência. Mesmo lojas muito bem sucedidas necessitam de alguns anos para retornar totalmente o investimento feito e passarem a ser uma boa fonte de renda.

A alimentação é um dos elementos que formam a base do comércio e da vida das pessoas. É possível dizer que sempre será uma atividade em que há demanda e que o seu sucesso depende apenas da sua competência, paciência e inteligência para gerir o seu negócio. Planeje os seus passos e haja sempre com cautela, sem desperdiçar oportunidades por medo de errar.

Empreender na gastronomia é uma ótima opção, principalmente se você tem um talento especial na cozinha ou adora comer. Esperamos que você tenha gostado desse conteúdo e que ele tenha sido útil.

Se você quer receber mais dicas sobre o mercado da alimentação, gastronomia e a gestão do seu negócio assine a nossa newsletter. Assim você receberá informações exclusivas em primeira mão!

You Might Also Like

No Comments

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: