Empreendedorismo

Como fazer promoção em produtos alimentícios? Entenda!

maio 25, 2020
como fazer promoção

A venda de produtos alimentícios tem muitos desafios. Tão importante quanto o sabor e o visual daquilo que você produz é a capacidade de saber gerir o negócio e também como fazer promoção.

Em um primeiro momento, é necessário divulgar os seus produtos, para que essas informações cheguem aos consumidores certos, que vão se interessar pelos alimentos que você está vendendo. Pouco adianta, por exemplo, fazer a divulgação de tortas e bolos suculentos para um público fit ou com restrições aos principais ingredientes da confeitaria.

Fazer promoções atrativas também é uma ótima forma de aumentar os resultados. Em tempos de pandemia, então, essas promoções podem não apenas trazer um preço menor para o consumidor, mas também gerar novos valores aos seus produtos, como transformando-os em presentes para quem está distante.

Para saber mais e arrasar nas promoções, confira as nossas dicas!

Conheça os principais anseios do seu público

Como dissemos, vender produtos alimentícios e saber como fazer promoção envolve conhecer o perfil do seu público.

Se você já está no mercado, possivelmente já conhece as preferências dos seus compradores, como tipos de produtos que têm saída garantida, combos que costumam fazer sucesso etc. Utilize essas informações para criar promoções atrativas — tanto em relação ao preço quanto ao tipo de produto em si.

Um exemplo simples: a venda de cupcakes é boa, mas existe uma tendência para que os clientes queiram comprar mais unidades, mas são desencorajados pelo custo final. Então, crie uma promoção do tipo “leve 6, pague 4”, oferecendo um sabor diferente por dia. Dessa forma, você aumenta as vendas, não tumultua a sua produção e agrada em cheio a freguesia.

Ofereça valor ao cliente

Geralmente, os alimentos da confeitaria já possuem, em si, um valor agregado: muitos doces e bolos são um dos personagens principais das comemorações dos clientes.

Durante a pandemia, é possível aproveitar a oportunidade para transformar produtos simples e baratos, como biscoitos amanteigados, e transformá-los em mimos para serem entregues às pessoas que estão longe. Quem não quer receber um pacote de biscoitinhos ou uma caixa de brigadeiros com a mensagem “me lembrei de você hoje?”. Isso é agregar valor!

Outra boa ideia é preparar kits com mini-festas, já que as grandes celebrações de aniversário estão temporariamente suspensas: monte um kit com um bolo pequeno, poucos docinhos e quitutes, por um bom preço, para que a festinha seja comemorada em casa.

Estabeleça um prazo para as promoções

Promoções são sempre bem-vindas, mas a organização é fundamental tanto para a sua comunicação quanto para o bom andamento da sua cozinha — e dos negócios, claro.

Por isso, antes de divulgar uma promoção, faça um planejamento do que pode oferecer, se existe estrutura para tanto, por quanto tempo essa promoção vai durar e quais são os resultados esperados.

Duvida da necessidade desse plano? Pois vamos a mais um exemplo prático: suponhamos que você faça uma promoção de brigadeiros, a fim de conquistar novos clientes por meio de um produto que tenha bastante saída e baixo custo para os consumidores.

Antes de estabelecer o período dessa promoção, é preciso confirmar se você tem toda a matéria-prima disponível e se a sua produção está preparada para receber uma quantidade alta de pedidos. Afinal, divulgar uma promoção e ter que responder ao cliente que “acabou” é um ponto muito negativo para a sua empresa.

Da mesma forma, divulgue claramente esse período, a fim de não frustrar a clientela.

Escolha a melhor forma de divulgação

O meio de comunicação que você escolher para divulgar as suas promoções também tem grande influência no sucesso delas. Atualmente, durante o isolamento social, vale a pena apostar nas mídias sociais, como o Facebook e o Instagram. Se possível, faça parte dos aplicativos de comida, como iFood e UberEats, para ganhar mais visibilidade.

Se você já tiver uma lista de contatos de clientes, enviar a sua promoção por meio do WhatsApp Empresas pode ser uma boa ideia, mas tenha cuidado com os limites de quantidade de mensagens, horários de envio etc.

Depois que a pandemia passar, vai ser possível avaliar o quanto a internet foi uma boa aliada do seu negócio, além de aperfeiçoar o que deu certo e prosseguir. Afinal, grande parte desses meios de comunicação são gratuitos, permitindo que você adapte as suas estratégias sempre que necessário.

Tenha atenção à validade

São tantos os pontos que precisam ser observados durante uma promoção que algo fundamental pode acabar passando despercebido: a validade dos produtos.

Um erro grave, que certamente vai deixar o cliente insatisfeito e, até mesmo, fazer com que você o perca de vez. Por isso, tenha muita atenção à sua produção e à demanda, analisando diariamente a quantidade que precisa ser produzida para atender os pedidos, mas evitar as sobras, os desperdícios e os vencimentos.

Não é porque um produto está mais barato que ele precisa perder em qualidade, não é mesmo? Muito pelo contrário: a promoção é um excelente momento para atrair novos clientes, e você só tem uma chance de mostrar a eles o quanto o seu produto é delicioso, sensacional e fresquinho.

Organize o processo de encomendas

Os pedidos delivery já eram uma tendência, que foi reforçada pela pandemia do coronavírus. Vale a pena investir nesse estrutura e mantê-la sempre. Para começar, escolha as embalagens que melhor conservem os seus alimentos, ao mesmo tempo que transmitam a identidade da sua empresa: papel ou plástico? Modernidade ou estilo retrô? As suas embalagens podem dizer muito sobre o seu negócio.

Também esteja atento ao serviço de entrega, garantindo a pontualidade, a entrega rápida e o um amplo leque de horários, afinal, sempre é hora para um docinho.

Como você viu, saber como fazer promoção envolve uma série de fatores que vão muito além da definição de um preço mais baixo — que, em um primeiro momento, é o que todos nós pensamos ao ouvir essa palavra. É preciso conhecer o seu cliente para entregar o que ele quer, e preparar a sua estrutura, a fim de não decepcioná-lo.

E você, já criou uma promoção que fez muito sucesso? Tem criado ações diferenciadas durante a pandemia? Divida com a gente aqui nos comentários!

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