Técnicas

Quer saber como usar transfer em chocolate? Descubra aqui!

maio 27, 2020
como usar transfer

Quais recursos você usa para destacar seus produtos quando o assunto é chocolate? Recheios diversos, confeitos diferentes e coberturas deliciosas são maneiras de inovar nessa área e agradar os clientes, mas você sabia que é possível estampar chocolates? Essa é uma tendência do momento e, por isso, vale muito a pena aprender como usar transfer. 

Bombons de chocolate, pirulitos, trufas, ovos de Páscoa, alfajores… o transfer pode ser usado em diversas preparações, dando um ar sofisticado e personalizado para seus produtos. Portanto, é uma excelente forma de se diferenciar no mercado e conquistar os clientes.

Para ajudar você a aprender mais sobre esse recurso para decorar seus doces, preparamos este post cheio de dicas imperdíveis. Continue lendo e confira!

O que é transfer?

O ato de estampar coisas não é nenhuma novidade em outras áreas. Afinal, quem não tem uma camiseta ou caneca com uma imagem feita a partir da estamparia? Foi esse o conceito que chegou à confeitaria, com o objetivo de inovar na decoração de doces a base de chocolate.

Sendo assim, transfer é como se chama o recurso usado para esse tipo de finalidade. Ele é feito com manteiga de cacau, corantes alimentícios, e tem uma aplicação simples e prática, sendo essa a principal razão para que os confeiteiros tenham um grande apreço pela técnica.

Os desenhos formados a partir dele são diversos, o que abre muitas possibilidades. Por exemplo, no caso de festas de aniversários, casamentos ou outras datas comemorativas, como Páscoa e Natal, o transfer possibilita que você crie estampas para doces, conforme a temática do evento.

Como usar transfer em chocolate?

Agora é hora de entender como usar transfer da maneira correta. Leia atentamente o passo a passo e você não terá dificuldades na hora de estampar seus chocolates. Acompanhe!

Corte o transfer

Ao adquirir o transfer, é comum que eles venham em folhas grandes. Então, você precisa cortá-lo para que consiga encaixar perfeitamente nos moldes que for utilizar, seja para bombons, pirulitos ou ovos de chocolate.

Aqui, a sugestão é que você meça o tamanho ideal e corte a folha ainda na embalagem. Isso porque o transfer é bem frágil, e um simples toque pode acabar retirando os desenhos, dificultando, assim, o seu trabalho. Depois de recortado, lembre-se que as ilustrações devem ficar viradas para o lado de cima na hora de colocar sobre o chocolate.  

Escolha a forma ideal

Para aprender como usar transfer em bombons, saiba que existem moldes especiais para esse tipo de trabalho. São formas de policarbonato com uma placa imantada, que ajuda a fixar a folha de acetato no lugar certo, ou seja, dá mais precisão e bom acabamento aos seus bombons.

Apesar de esse tipo de molde ser o ideal para a aplicação do transfer, também é possível usar formas comuns de acetato. Para isso, é só preencher as cavidades com o chocolate de sua escolha e aplicar a folha por cima. Depois disso, é necessário passar uma espátula por toda a extensão da forma para fixar o transfer e tirar o excesso de chocolate. 

Atente-se ao chocolate

A melhor indicação de uso para o transfer é o chocolate nobre, que passou pela técnica de temperagem, ou seja, um choque térmico que impede que ele derreta facilmente. Caso não conheça essa prática, vale a pena aprender!

Outro ponto importante é a temperatura do chocolate. Afinal, se estiver muito quente, os desenhos do transfer poderão sair deformados, por isso, é importante esfriar até os 29 °C, antes de fazer a aplicação. Um termômetro culinário pode ser bem útil nesse momento.

Preencha os moldes

Com as formas e o chocolate em mãos, é hora de preencher as cavidades. Nesse caso, faça isso da maneira que já está acostumado. Para maior precisão e menor desperdício, a sugestão é usar uma manga de confeiteiro ao colocar o chocolate. Lembrando que, no caso de bombons maciços, é só preencher até o topo, mas se for optar por incluir o recheio, é preciso criar a casquinha antes.

Depois de preenchidos, coloque a folha de transfer e leve à geladeira para o resfriamento. Quando estiverem prontos, é só retirar o acetado com cuidado e desenformar os bombons. Caso queira aplicar apenas em coberturas, basta colocar uma fina camada do chocolate, fixar o transfer e esperar endurecer.

Crie suas estampas

É adepto do conceito “faça você mesmo”? Então, fique à vontade para criar suas próprias estampas. Por mais que o mercado, já ofereça diversos modelos com muitas opções de desenhos, é possível que você receba encomendas com temáticas que precisam dessa personalização.

Nesse sentido, para criar o seu próprio transfer, primeiramente, misture o corante em gel do tom que preferir com manteiga de cacau. Depois, pinte os desenhos em uma folha de acetato, por exemplo: escreva o nome do aniversariante ou faça pequenas ilustrações que combinem com a temática do evento. Quando você perceber que eles estão fixos, já pode usar o seu transfer normalmente.

Mais uma dica para um resultado bonito é ter atenção às cores usadas. No chocolate ao leite ou meio amargo, determinadas cores podem não se sobressair como esperado, ao contrário da versão branca, que destaca melhor os tons mais escuros.

Faça placas de chocolate 

Se o seu objetivo é decorar outros tipos de produtos, como cupcakes e bolos, saber como usar transfer também é importante, pois basta usá-lo para criar placas de chocolates. Funciona assim: despeje uma fina camada do doce na folha de acetato com os desenhos e aguarde secar. Em seguida, com a ajuda de um cortador, determine os formatos que deseja e decore seus produtos como quiser.

Depois de toda essa variedade de opções e dicas de como usar transfer em chocolate, certamente você já está convencido de que aprender essa técnica pode trazer mais sofisticação para os seus produtos, não é mesmo? Trata-se de uma procedimento bem simples e que não demanda grandes investimentos, mas que proporciona resultados muito bonitos, ou seja, é tudo o que um iniciante procura!

Se está interessado em começar a aplicar transfer e surpreender seus clientes, descubra como fazer a temperagem de chocolate de maneira simples e prática! Até a próxima!

You Might Also Like

No Comments

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: