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O que considerar para montar o mix de produtos da sua padaria?

junho 2, 2020
mix de produtos

Definir o mix de produtos correto da sua padaria pode ser o que levará o seu negócio ao sucesso. Afinal, pouco adianta criar um ambiente acolhedor, ter um atendimento primoroso, cuidar com detalhes de toda a experiência do cliente e até utilizar apenas ingredientes de qualidade, se aquilo o que você oferece não é o que o consumidor deseja.

Em um primeiro momento, ao pensar no mix de produtos de uma padaria, essa seleção pode ser uma tarefa simples: pães, bolos e tortas são as opções principais. Até aí, tudo bem. Mas que tipos de pães? Bolos caseiros ou integrais? Tortas salgadas ou doces?

Além disso, o que vai diferenciar a sua padaria das concorrentes? Qual vai ser a identidade da sua empresa? Os produtos ali vendidos vão responder a essas perguntas, assim como garantir o fortalecimento da sua marca e, claro, os seus lucros.

Quer saber, então, o que considerar para montar o mix de produtos da sua padaria? Nós temos algumas dicas! Confira!

Como ter um bom mix de produtos

Veja como ter mais chances de acertar na escolha do seu mix de produtos!

Considere o seu público-alvo

Assim como tudo dentro da sua padaria, os produtos oferecidos devem ser definidos pensando no seu cliente. Isso porque o objetivo de qualquer negócio é vender.

Por isso, se você já tem uma padaria e quer atualizar o seu mix de produtos, um bom caminho é avaliar o que já tem bastante saída e, claro, manter esses itens. A partir dessa seleção, também é possível perceber as preferências dos consumidores.

Se os bolos caseiros têm bastante procura, vale a pena investir mais neles. Se os pães de queijo são os preferidos, ofereça versões temperadas e recheadas. Se as tortas salgadas não têm boa saída, é hora de buscar uma nova receita ou abrir espaço para outros itens, como sanduíches frios ou wraps.

Coloque-se no lugar do seu cliente

Dito isso, coloque-se no lugar do consumidor para entender não apenas as suas preferências, mas também os seus hábitos. Atente-se às vendas casadas, como pães + presunto + queijo ou, então, lanche + sobremesa. Dessa forma, você vai começar a perceber que tipos de produtos podem ter boa aceitação e aumentar o seu ticket médio.

Por exemplo, o combo lanche + sobremesa indica o desejo por uma refeição. Se você não oferece sucos naturais ou uma opção de sobremesa, essa é a hora!

Ofereça variedade

A partir do momento em que você começar a prestar atenção nos seus clientes, vai identificar perfis e preferências bastante distintos. Por esse motivo, foque em atender a maior quantidade de personas possível, sem comprometer o seu custo-benefício.

Certamente, alguns produtos são tradicionais, como o pão francês, mas o leque de uma padaria deve ser grande — e não apenas porque a clientela é diferente, mas também porque as pessoas querem provar novidades!

Afinal, o fluxo da sua padaria deve ser constante e diário, não é mesmo? E ninguém quer comer exatamente a mesma coisa todos os dias, ou ir até a padaria sabendo exatamente quais produtos vai encontrar, sem nada inovador.

Identifique oportunidades de venda

O segmento das padarias pode ser bastante dinâmico e variar de acordo com vários fatores: a temperatura, o horário do dia, as sazonalidades etc. Estar atento a isso pode fazer com que você identifique boas oportunidades de venda, além de conseguir fazer boas compras.

Um exemplo disso é a produção de bolos com frutas: ao optar por frutas da estação, além de gerar mais valor agregado ao seu produto, vai conseguir preços melhores e frutas mais saborosas.

Também é possível aproveitar a Páscoa para investir em sobremesas de chocolate e biscoitinhos amanteigados com formatos de coelhos (e não apenas nos ovos, em si), além de colombas pascais.

Valorize os produtos fabricados na padaria

Cada vez mais, os produtos industrializados perdem espaço nas prateleiras — e na preferência dos consumidores — para aqueles feitos de uma forma mais natural.

Na sua padaria, é bom ter algumas opções de pães e sucos industrializados, por há pessoas que não abrem mão disso, mas aposte na sua própria produção e veja o retorno dos clientes.

Além de uma grande variedade de pães, como os pães de forma, sovados e tipo bisnaguinha, aposte em geleias, sucos, bolos, cookies e biscoitos de polvilho saindo fresquinhos da sua cozinha. O cheiro já vai ser irresistível, e a proposta de um produto mais natural, sem conservantes, vai finalizar a venda.

Invista em opções saudáveis

Como dissemos, as opções mais saudáveis têm sido a preferência da maioria dos consumidores de todos os negócios relacionados à alimentação, e em uma padaria, isso não é diferente.

Mostre que respeita (e apoia) o estilo saudável do seu cliente oferecendo produtos integrais, sem glúten, sem lactose, low carb — sempre, é claro, os mais naturais possíveis.

Além da farinha integral e do açúcar branco, por exemplo, existem opções que podem substituí-los muito bem, como a farinha de amêndoas, a aveia e o açúcar mascavo.

As consequências de não montar o mix de produtos correto

Certamente, a maior (e pior) consequência de oferecer um mix de produtos que não atende aos seus consumidores é a queda nas vendas. Mas também existem resultados “menos palpáveis”, que não aparecem diretamente no seu fluxo de caixa que podem ser fatais para o seu negócio, como:

  • a não fidelização dos clientes;
  • o enfraquecimento da marca;
  • o fortalecimento da concorrência;
  • o desperdício de ingredientes;
  • o alto custo com testes de produtos diferentes;
  • a perda da vantagem competitiva;
  • a estagnação no mercado.

Para montar o mix de produtos ideal é fundamental, então, conhecer o seu cliente tanto quanto você conhece o seu próprio negócio, não apenas atendendo as suas necessidades como antecipando-se a elas: isso significa oferecer aquilo que o seu consumidor nem sabia que queria, mas que foi surpreendido positivamente ao encontrar na sua padaria.

É esse tipo de experiência que o seu cliente busca. A partir da definição cuidadosa do seu mix de produtos, será possível aumentar o valor da sua marca e o seu ticket médio. Acredite!

Gostou das nossas dicas e quer aumentar o seu mix de doces? Confira, então, como vender doces em sua padaria!

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