Empreendedorismo

Como fazer delivery? Saiba por que a sua padaria deve pensar nessa estratégia!

junho 8, 2020

Todo bom empreendedor sabe o quanto é fundamental renovar de acordo com as tendências do mercado. Nas atuais circunstâncias, com a epidemia do Coronavírus e com as pessoas pedindo cada vez mais entrega em domicílio, é importante que as padarias ajustem o seu modo de atendimento para obter resultados atrativos. Assim, é essencial saber como fazer delivery de sucesso.

O objetivo é tornar a experiência dos clientes com a padaria mais acessível, confortável e segura, sem interferir na qualidade. No entanto, para alcançar o objetivo é importante estar preparado, além de evitar riscos para garantir lucros consistentes e rápidos.

Se você deseja saber quais são as vantagens em investir no delivery e como começar, não perca o nosso post. Boa leitura!

Quais são as vantagens de investir no delivery?

Adotar o delivery na padaria é importante não apenas no cenário atual, mas também em outros períodos, já que essa estratégia pode gerar muitas vantagens. Confira, a seguir, as principais.

Aumento do ticket médio

A facilidade causada por um aplicativo de entrega ou por um cardápio no site da padaria proporciona um grande potencial de aumento do ticket médio do estabelecimento. Assim, uma boa opção é oferecer combos ou sugerir alguns produtos adicionais por um preço menor do que os valores unitários de cada item.

Comodidade

Com o dia a dia corrido, várias pessoas não têm mais tempo para ir à padaria. Se até mesmo os supermercados começaram a investir em um sistema de entrega, é importante que as panificadoras façam o mesmo, o que proporciona comodidade para os clientes.

Expansão da marca

Com a adoção do delivery, as pessoas de outras vizinhanças poderão ter acesso aos seus produtos e, ao adotar a boa gestão de custos, é possível cobrir uma distância maior e ampliar o leque de clientes.

Como começar uma padaria delivery?

Para começar a investir em uma padaria delivery é essencial seguir alguns passos que poderão garantir o sucesso.

Crie canais de comunicação

É bastante comum que os empreendedores invistam na criação de vários canais de comunicação e também equipamentos de última geração, como um software de gestão de pedidos e telefones de respostas automáticas. No entanto, é provável que o público da padaria não use todos esses meios de comunicação para pedir a comida.

Logo, com a popularidade do smartphone e o acesso quase ilimitado à internet, é importante investir em um canal de comunicação como as redes sociais. Portanto, antes de investir em muitas tecnologias, crie uma página para a sua padaria no Facebook e uma conta no WhatsApp. Com isso, é possível garantir que o público terá um meio de comunicação com você.

Monte uma equipe bem-estruturada

A qualidade da equipe também pode influenciar no sucesso da padaria. Por isso, um passo importante é escolher pessoas que saibam trabalhar alinhando as demandas dos consumidores e entregando bons resultados.

Tente dar preferência para profissionais flexíveis, com um conhecimento atualizado e experiência no mercado. Isso pode reduzir o tempo de treinamento, melhora a visão que os clientes têm da sua padaria e a qualidade do atendimento. Ao mesmo tempo, também torna menor o custo de adaptação.

Cresça de acordo com a demanda

Uma grande vantagem de investir em um serviço de entrega é que ele não requer um investimento muito alto. Ao criar um canal de comunicação e fazer a divulgação do serviço nas redes sociais, é possível obter sucesso em quantidade de pedidos.

Caso a quantidade seja baixa, você sabe que é importante inovar nos produtos, entender o seu público e melhorar as campanhas. Entretanto, se a demanda for alta, é preciso buscar motoboys que trabalhem por comissão.

Crie uma campanha de Marketing

Uma vez que a ponte entre a padaria e o público estiver pronta, chegou o momento de mostrar que o seu estabelecimento está oferecendo um serviço de delivery. Quando se fala em Marketing, existem diversas possibilidades e cada uma delas dependerá do orçamento.

Se o negócio é enxuto e não pode arcar com os custos de publicidade em outdoors e TV, por exemplo, uma boa alternativa é investir no digital. Com pouco dinheiro é possível criar uma campanha criativa e atrativa nas redes sociais, com foco nos indivíduos que moram na área e têm interesse nos produtos que a padaria oferece.

Outra boa opção é trabalhar com influenciadores. Assim, você pode enviar um dos seus produtos para um indivíduo influente no Instagram e pedir para que ele compartilhe com seus amigos.

Ofereça embalagens de qualidade

Uma preocupação que as padarias devem ter é a qualidade do produto quando chega na casa dos clientes. Problemas como bebidas quentes e lanches com molhos vazados não podem passar desapercebidos.

Portanto, é fundamental investir em uma boa embalagem para os alimentos que você entregará. Trabalhe junto de uma empresa especializada para criar embalagens que possam preservar a característica do prato.

Isso demonstra que você se preocupa com a experiência dos consumidores. Logo, a apresentação da embalagem pode ser um diferencial no momento da entrega.

Tenha uma boa organização interna

Quando você começa a oferecer a opção de delivery em sua padaria, é preciso entender que haverá um trabalho maior em sua cozinha, pois além de atender os pedidos dos clientes que foram até o seu estabelecimento, também é necessário cumprir as demandas dos pedidos de entrega.

Para que não ocorram erros e que as duas formas de atendimento sejam satisfatórias, é importante redesenhar o fluxo de trabalho e estabelecer um esquema de prioridade, uma espécie de linha de produção. Caso seja necessário, invista também na contratação de pessoal.

Estude como fazer o transporte

Para que o pão chegue fresquinho e quentinho ao cliente, é fundamental dedicar um tempo e pensar em como realizar o transporte. Assim, leve em conta o tempo de entrega e a maneira com que o produto é enviado. Em geral, existe um horário para as entregas de padarias, predeterminado e comunicado aos consumidores.

Se você tinha dúvidas sobre como fazer delivery para sua padaria, saiba que é importante seguir as dicas acima, como criar canais de comunicação, crescer de acordo com a demanda, entre outras. Com isso, você poderá usufruir todos os benefícios dessa estratégia.

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