Receitas

Saiba como usar a tendência do caramelo salgado nas suas receitas

junho 10, 2020
caramelo salgado

Existem alguns sabores na cozinha que têm um poder sobre nós que parece inexplicável, fazendo com que a gente tenha vontade de comer até não aguentar mais. Uma sensação única que mexe com os nossos sentidos e cria um desejo incontrolável.

O caramelo salgado é bem assim! Por isso ele se tornou tão popular e o seu uso em receitas tão comum. Ele possui alguns segredos que conquistam o paladar dos consumidores e faz com que eles sempre voltem por mais. Nesse conteúdo você vai aprender tudo que precisa para usar esse trunfo nas suas receitas e encantar os seus clientes. Então, continue a leitura e boas vendas!

O use de contrastes na criação de sabores

A engenharia de alimentos é um ramo da ciência que se dedica ao aperfeiçoamento da comida visando melhorar a exploração comercial dela. Eles se preocupam com o aspecto, a longevidade na conservação, manutenção das texturas e, obviamente, com o sabor.

Os pesquisadores dessa área desenvolveram uma técnica que se aplica em alimentos industriais com muito sucesso. Ela consiste em misturar proporções muito específicas de sal, açúcar e gordura, para criar uma sensação de êxtase no cérebro.

Por isso é muito comum que você encontre grandes quantidades de sal em alimentos muito doces e vice-versa, assim como gordura embutida em excesso. Essa mistura equilibrada de ingredientes é conhecida como Bliss Point. Ela tem o poder de criar uma compulsão que faz com que as pessoas comam ou bebam mais do que realmente precisam.

O que é o caramelo salgado

O caramelo salgado é, justamente, um ícone desse tipo de manipulação dos sabores para conquistar o paladar dos clientes. A prática de se adicionar uma pitada de sal a alimentos doces é algo bem conhecido e tradicional. Se faz isso para ressaltar a doçura por contraste.

Uma receita clássica e poderosa como o caramelo não podia deixar de ter uma variação que explorasse todo o potencial do seu sabor. Com o acréscimo equilibrado de sal surge o caramelo salgado, que é predominantemente doce, mas tem notas salgadas bastante acentuadas que criam uma certa confusão e muito prazer ao comer!

Como fazer

Para fazer o caramelo salgado você precisa partir do caramelo tradicional. Existem diversas receitas e formas de fazer que você pode escolher, mas o procedimento é bem simples. Basta derreter o açúcar da sua preferência em uma panela até que ele adquira uma coloração âmbar.

Depois é preciso adicionar creme de leite fresco ao açúcar derretido e mexer bem até que ele esteja totalmente incorporado. Para finalizar acrescente o sal, preferencialmente em flor, assim ele traz textura e não se mistura por completo, aparecendo de surpresa a cada mordida. As proporções para um resultado perfeito dependem de muitas variáveis, então experimente!

Onde usar

As possibilidades de uso do caramelo salgado são inumeráveis. Ele é delicioso e pode ser protagonista de qualquer receita, mas também funciona excepcionalmente bem para dar um toque especial a outras preparações. Mas existem algumas receitas em que ele se destaca.

Ele pode ser usado até mesmo em receitas salgadas, desde que seja um toque de contraste. A ideia principal é que ele seja coadjuvante em texturas gordurosas e em sabores amargos, ácidos ou azedos. Veja alguns exemplos de combinações clássicas em que o caramelo salgado é muito utilizado e que fazem muito sucesso entre os clientes!

Cheesecake

Essas sobremesas deliciosas são preparadas tendo como base o queijo cremoso ou requeijão. O creme é colocado sobre uma massa fina e crocante que é assada e sobre ele uma camada que normalmente é brilhante e com um sabor mais pronunciado. Utilizar o caramelo nessa cobertura fica delicioso!

Sorvete

Na mesma linha se utiliza muito o caramelo salgado para dar sabor à sorvetes. Nesse caso ele será protagonista, já que o sorvete tem uma base bastante neutra. Então, não coloque demais para manter a textura do sorvete mais leve e para que ele não fique enjoativo.

Brigadeiro

No brigadeiro ele se vale da presença do sal para acrescentar personalidade a esse doce tão clássico. Ele pode ser usado como recheio ou ser aplicado sobre o brigadeiro enrolado para decorar. Use bicos de confeitar e faça os padrões que mais te agradarem para criar uma apresentação bonita.

Café

O amargo do café é mais um elemento que se beneficia muito de misturas com outros sabores marcantes, como o do caramelo salgado. Acrescente o caramelo a pequenos biscoitos neutros ou faça balas enroladas para serem comidos enquanto se bebe um cafezinho fresco e quente.

Tortas

Por fim, as tortas, que são coringas e agradam a todas as pessoas. Muitos recheios diferentes combinam bastante com o caramelo salgado e as massas mais gordurosas se beneficiam de versões com texturas mais cremosas, conseguidas acrescentando um pouco mais de creme de leite no momento de preparar o caramelo.

Importância de experimentar e ousar

O caramelo salgado é muito versátil e consegue dar um toque poderoso de sabor a qualquer receita, graças ao bliss point. Suas possibilidades de uso são muito amplas e por isso você deve testá-lo em muitas combinações para criar novidades únicas e personalizadas que podem fazer muito sucesso.

Acrescente-o às suas receitas mais clássicas ou que você mais gosta de fazer, principalmente as de confeitaria, claro. Esse elemento poderoso pode ajudar a aumentar muito sua clientela e as suas vendas e melhorar os lucros do seu empreendimento, facilitando a gestão e criando capacidade de investimento.

Por ser apenas um pouco mais doce que salgado esse ícone do sabor se adapta muito bem a muitos tipos de receitas, então não tenha medo de ousar. Teste, experimente, mude as proporções de acordo com cada preparo para chegar aos melhores resultados e se delicie com o caramelo salgado.

Se você adora um doce e quer saber mais sobre o principal ingrediente de receitas doces, nós sugerimos que você leia nosso conteúdo sobre qual o melhor açúcar. Nele você encontrará informações muito úteis e que facilitarão e melhorarão o uso deles nas suas receitas, além de aumentar os seus conhecimentos!

You Might Also Like

No Comments

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: