Empreendedorismo

7 equipamentos de padaria necessários para o seu negócio funcionar bem

junho 11, 2020

Abrir um negócio próprio é o sonho de várias pessoas, mas muitas têm dúvidas sobre como começar e quais são os principais equipamentos de padaria necessários. Ter os utensílios corretos pode auxiliar a ter um estabelecimento de sucesso, seja ele em uma rede de pães, seja ele em uma pequena padaria.

Embora seja preciso fazer um investimento, os equipamentos podem garantir um serviço menos cansativo, pois algumas máquinas substituem o trabalho feito à mão e proporcionam um resultado ainda melhor e mais profissional. Assim, para conseguir se destacar da concorrência, atraindo mais clientes, é essencial que o empreendedor invista em bons maquinários, garantindo uma produção de alto nível.

Se você deseja conhecer quais são os 7 equipamentos de padaria que você não pode deixar de ter, não perca o nosso post. Boa leitura!

1. Forno

O forno é um dos equipamentos mais importantes de uma padaria, afinal, ele ajuda a transformar a massa em um pão quentinho e fresquinho para ser vendido. Os mais indicados são aqueles de modelo industrial, ou seja, que apresentam recursos extras, como um controle mais preciso de temperatura e uma distribuição de calor de maneira uniforme.

Outro componente fundamental é a injeção de vapor de água, muito importante na formação da crosta do pão, na formação dos alvéolos no miolo e em sua coloração. Os principais tipos de fornos existentes são:

  • forno de convecção: funciona por meio da eletricidade e conta com turbinas e ventiladores que causam uma circulação acelerada do ar;
  • forno rotativo: pode ser a gás ou elétrico. Apresenta somente uma câmara, em que as assadeiras giram dentro do forno, garantindo a distribuição de calor;
  • forno de lastro: ideal para uma padaria artesanal, já que permite a máxima qualidade em pães.

2. Amassadeira

Esse equipamento é de uso profissional da panificação e tem o objetivo de sovar massas pesadas em quantidades grandes. Para amassar massas mais sólidas e duras, como a de pizza ou de pão, a amassadeira é importante por ser mais resistente do que a batedeira, além de ajudar na diminuição do tempo de exposição da massa, já que é mais veloz.

Existem dois tipos de amassadeiras:

  • amassadeira espiral: é similar a uma batedeira planetária e apresenta somente um braço em formato espiral que fica perpendicular ao gancho. É ideal para a produção em larga escala e constante;
  • amassadeira basculante: esse tipo apresenta dois braços mecânicos e é ideal para confeitarias e padarias.

3. Câmara fria

Se a função da estufa de fermentação é manter a massa quente para estimular o trabalho da levedura no pão, na câmara fria o objetivo é desacelerar a sua atividade, o que permite que a massa cresça lentamente, mas sem que o fermento morra. Esse equipamento apresenta a estrutura de um armário de pão na parte interna, com calhas para que ocorra o encaixe de várias esteiras e assadeiras uma sobre a outra.

Entretanto, o seu interior é refrigerado para que a massa possa se desenvolver controladamente e lentamente. Além de ser utilizada para deixar uma fornada de pão crescendo o dia inteiro, a câmara fria também é útil em receitas de pão com fermentação natural ou produtos que necessitam passar a noite no descanso.

4. Utensílios

Os utensílios também são muito importantes, pois garantem um melhor acabamento no confeito ou na massa. Utilizar gambiarras pode não ser uma boa opção, por isso, é fundamental investir em elementos que você sempre vai usar, como:

5. Mesa de aço inoxidável

Todos os padeiros sabem que é fundamental ter uma mesa de trabalho para trabalhar, cortar e moldar a massa, mesmo que ela seja sovada na batedeira. Na padaria artesanal, a melhor opção é optar por uma bancada de aço inoxidável, que apresenta diversos benefícios, como:

  • o material é fácil de ser limpo e extremamente higiênico, pois não apresenta porosidades e ranhuras, o que contribui para evitar qualquer problema sanitário na padaria;
  • o aço é muito durável e resistente, por isso, é um investimento que vale a pena;
  • a superfície do aço inoxidável é lisa, fazendo com que as massas não grudem, o que reduz, consequentemente, a quantidade de farinha utilizada para moldá-la.

Além de todas essas vantagens, esse tipo de mesa também possibilita que você coloque todos os pães de uma fornada no mesmo lugar, conseguindo comparar a sua forma e fazendo cortes iguais em cada um.

6. Balança

Engana-se quem acha que entre os equipamentos de padaria obrigatórios existem somente itens relacionados a doces e pães. Para se manter ativa, a operação necessita ter uma boa estrutura que envolve outros elementos, como a balança culinária de precisão.

Fazer receitas em quantidades grandes exige bastante precisão e qualquer alteração prejudica a qualidade do produto. Por isso, todos os ingredientes devem ser pesados cuidadosamente.

No preparo de produtos da confeitaria, por exemplo, até ingredientes líquidos como leite, água e creme de leite, precisam ser pesados, pois a temperatura ambiente influencia no seu volume. Assim, compre uma balança culinária de pelo menos 1 g.

7. Divisora

O tempo de forno dos pães de formatos diferentes não é o mesmo, de maneira que levá-los de tamanhos variados para assar juntos pode fazer com que os maiores fiquem crus e os menores fiquem queimados e secos. A partir disso, fica fácil compreender porque uma padaria profissional necessita de uma máquina em que a função é dividir a massa em tamanhos iguais.

Existem diversos modelos de divisoras, mas todas funcionam a partir do mesmo princípio: transformam o total da massa em unidades menores. Então, o próximo passo é levá-las para crescer e, após isso, moldá-las e deixá-las fermentando antes de assarem.

Algumas divisoras apresentam um funil que é conectado à amassadeira. Já outras transformam as unidades de massa em bolas. O importante é adquiri-las em sua padaria para agilizar o seu trabalho.

Como vimos, existem diversos equipamentos de padaria que são indispensáveis para o seu negócio. Por isso, não deixe de adquirir os itens acima e conheça a diversidade de produtos na nossa loja para que você possa contar com um estabelecimento de sucesso.

Gostou deste post e tem alguma dúvida? Então, entre em contato conosco. Será um prazer respondê-lo!

You Might Also Like

No Comments

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: