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Fique por dentro das tendências de gastronomia para você se aventurar

junho 15, 2020
tendências de gastronomia

O mercado da confeitaria, assim como o da cozinha, é bastante dinâmico, e constantemente, novas tendências de gastronomia surgem. Isso acontece por vários motivos, como a descoberta de novos ingredientes e processos, a adaptação de receitas e até a preferência e o estilo de vida das pessoas.

Enquanto nas últimas décadas, por exemplo, os produtos industrializados foram a grande sensação da sociedade, trazendo mais praticidade às famílias, atualmente muitos consumidores começam a perceber os impactos negativos desses hábitos e buscam por alimentos mais naturais.

Isso quer dizer que, para que o seu negócio continue tendo o sucesso esperado, é fundamental acompanhar e se adaptar a essas tendências.

Neste texto, vamos mostrar algumas dessas novidades! Inspire-se, aventure-se e veja os lucros aumentarem!

Produtos artesanais

Como já exemplificamos, os alimentos produzidos de forma mais natural e artesanal têm conquistado o paladar e o coração de muitos clientes de padarias e confeitarias.

Sai o açúcar exagerado e entram frutas da estação para dar sabor e personalidade a deliciosos bolos caseiros, feitos como se tivessem saído do forno da vovó.

Os pães artesanais também têm ganhado bastante destaque: produzidos a partir de uma fermentação natural, como o levain, demoram dias para ficarem prontos, além de terem características e sabores que nenhuma empresa é capaz de reproduzir.

O mesmo acontece com biscoitos, cookies e bolos de aniversário! Quanto mais naturais, melhor para o seu negócio!

Comfort food

Em tradução para o português, trata-se de uma “comida confortável”, aquela que traz uma sensação de bem-estar ao ser apreciada.

O conceito de comfort food está diretamente relacionado à comida caseira, produzida de forma simples. Na gastronomia, podem ser aqueles pratos que nos levam de volta à nossa infância, com receitas que as nossas mães faziam.

Na confeitaria, além dos bolos caseiros que já citamos, podemos destacar o sabor de um bom brigadeiro, que pode surgir reinventado e mais sofisticado — tanto como na versão gourmet do próprio doce ou em outras receitas, como o brigadeiro explosivo: um brigadeiro estilo trufa que explode um recheio cremoso e bastante farto quando é mordido.

Gastronomia consciente e sustentável

Um estilo de vida mais sustentável tem sido adotado por grande parte da população e, como sempre, os hábitos alimentares seguem as tendências de comportamento das pessoas.

No ramo alimentício, essa sustentabilidade pode ser vista na postura já adotada por muitos estabelecimentos, que têm a política do lixo zero. Nesses locais, nada em relação aos alimentos é descartado: cascas de frutas são utilizadas na preparação de sucos ou novas receitas, por exemplo, e o que não pode ser reutilizado é corretamente direcionado à compostagem.

Além disso, outras tendências conscientes englobam o fim do uso de canudos plásticos (que já é lei e gera multas em diversas cidades do Brasil e do mundo), e a substituição do plástico em copos, talheres e pratos por outros materiais reutilizáveis ou ecologicamente corretos.

Alimentos veganos

São vários os motivos que têm feito com que as pessoas optem por retirar alguns ingredientes de seus pratos. A crueldade da indústria frigorífica, por exemplo, diminui o consumo de carnes; restrições alimentares abrem espaço para produtos sem glúten e sem lactose; a busca por mais saúde é responsável pelo aumento da procura por alimentos crus.

Na confeitaria, as principais transformações são relacionadas à substituição da farinha de trigo branca por outras opções mais saudáveis, como a de amêndoas, de aveia ou de arroz.

A manteiga também é trocada pela ghee ou outras opções vegetais, assim como o leite. Os ovos, mel e demais ingredientes de origem animal também são substituídos — e, cá para nós, quando a receita é bem elaborada, nem se nota a diferença.

Customização

O termo “customização” também tem sido bastante falado em diversos mercados, referindo-se à capacidade de adaptação de um produto ou serviço de acordo com as demandas do consumidor.

Ao falarmos sobre alimentação, a customização pode englobar a forma de servir os alimentos — em porções menores, tendo em vista que as famílias estão pequenas e muitas pessoas moram sozinhas, bem como em relação às receitas.

Além disso, para se destacar da concorrência, é essencial manter-se sempre atualizado em relação aos ingredientes e aos novos processos que surgem na confeitaria, a fim de oferecer sempre ao seu cliente novidades, tanto em relação ao sabor quanto ao visual: as técnicas de glitter e glaçagem dos bolos, por exemplo, podem brilhar os olhos dos seus consumidores!

Grab&Go

Do inglês, “pegar e levar”, o Grab & Go oferece refeições prontas para o consumo, já embaladas e dispostas em um ambiente onde o cliente pode escolher, pagar e sair, sem grandes complicações. Um último detalhe: os alimentos disponíveis nesse sistema são saudáveis e balanceados, como bowls de saladas, sanduíches, frutas e legumes já lavados e picados etc.

Mas e na confeitaria, como essa tendência é possível? As embalagens de bolos no pote, por exemplo, podem ser recheadas de deliciosas e frescas saladas de frutas. Se você trabalha com açaí, copos de diferentes tamanhos com o creme, granola e mel, dispostos em camada também fazem bastante sucesso.

Cookies caseiros, produzidos apenas com frutas e aveia, por exemplo, também podem ser vendidos em saquinhos, e são sucesso garantido entre as crianças (e os pais, que buscam uma alimentação cada vez melhor para os pequenos).

Como foi possível observar, as tendências de gastronomia se renovam a todo instante e também são perfeitamente adaptáveis ao universo da confeitaria e da panificação. Para acompanhá-las, esteja sempre atento a conteúdos de empresas relacionadas ao seu setor nas redes sociais e na internet, de forma geral, participe de eventos e feiras do segmento e invista em cursos de aperfeiçoamento.

Além dessas atitudes que vão ajudá-lo a antecipar-se às demandas dos seus clientes e surpreendê-los com novidades, esteja sempre aberto a ouvir o que eles tem a dizer: uma boa ideia pode surgir de qualquer lugar, e pode ser que a próxima tendência seja lançada por você!

Esperamos que este conteúdo tenha trazido inspiração e informação para o seu negócio! Agora, compartilhe-o em suas redes sociais para que outras pessoas também possam conhecer essas deliciosas tendências de gastronomia!

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