Empreendedorismo

Quer ter um pequeno negócio lucrativo? Veja 7 erros para evitar

junho 18, 2020
pequeno negócio lucrativo

Em tempos de empreendedorismo você pode estar pensando na possibilidade de abrir uma empresa. Mas são muitos os desafios para quem deseja ter um pequeno negócio lucrativo. Isso não significa que você deve desistir, é preciso apenas tomar alguns cuidados e ter persistência. A independência exige uma grande dose de responsabilidade.

Para ter longevidade o seu empreendimento precisa crescer sempre e conquistar espaço no mercado constantemente. Nesse texto listaremos alguns dos principais pontos de atenção que você deve observar com cuidado para ter sucesso. Siga a leitura e não descuide dessas valiosas dicas e nós temos certeza que você alcançará seus objetivos!

O cenário atual

As tecnologias e novos comportamentos dos consumidores têm favorecido os pequenos empresários, que encontram usuários mais acostumados a experimentar e muitas plataformas digitais em que pode oferecer seus serviços. Além disso, as matérias primas e equipamentos estão mais baratos e fáceis de serem encontrados.

Por outro lado, todos esses incentivos à iniciativa de empreendedores fazem com que a concorrência seja muito grande e apenas quem consegue gerir o próprio negócio com muita rigidez e organização consiga sobreviver tempo suficiente no mercado para se estabelecer. Veja a seguir uma lista com os principais erros que você deve evitar!

1. Misturar as receitas e despesa das empresas com as próprias

Esse erro vem em primeiro lugar porque é o mais comum, mais conhecido e mais devastador em empresas de todos os portes, no Brasil e no mundo. Todos sabem que essa prática deve ser evitada, mas acabam em algum momento cometendo algum desvio.

É preciso ser rígido e separar completamente o dinheiro que pertence à empresa do que pertence à pessoa do sócio ou proprietário. Para evitar perder o controle a melhor opção é se pagar primeiro. Determine uma retirada periódica, justa e razoável, e retire o dinheiro que te pertence do caixa da empresa assim que possível.

2. Superestimar os lucros e subestimar os gastos

Esse é outro problema muito sério e que acontece por falta de conhecimento sobre os números do próprio negócio. É preciso compreender que o lucro, na maioria dos casos, vem de economias mínimas, em centavos, que a longo prazo fazem um montante relevante.

Não permita que o seu dinheiro se esvaia e desapareça do caixa da sua empresa sem que você perceba. Tenha uma gestão financeira rígida e mantenha o controle rigoroso sobre todos os gastos e todas as entradas, para que você saiba exatamente onde e quanto está gastando.

3. Calcular mal o preço dos produtos ou serviços

Buscando atrais clientes em um cenário competitivo como o atual é comum que os empreendedores apelem para uma política de preço baixo. Ela é efetiva, na maioria dos casos, e pode levar ao sucesso da empresa, mas para isso é preciso ter um planejamento impecável e o controle absoluto das contas.

Existe uma máxima no comércio que determina que o custo de produção de algo deve ser multiplicado por três para se chegar a um valor de venda suficiente. Mas não se prenda a nenhuma fórmula, avalie as particularidades do seu negócio e do seu ramo de atuação e cobre o preço que precisar.

4. Não oferecer excelência no atendimento

O atendimento é o setor em que há a maior necessidade de ser impecável. É nele que o contato com o comprador é feito e onde ele manifesta os seus desejos, necessidades e insatisfações. É preciso ter um cuidado especial com essa parte da sua operação.

Verifique através de pesquisas o índice de satisfação dos seus clientes e persiga uma meta alta, buscando sempre resolver qualquer problema com agilidade, discrição, delicadeza e generosidade. Isso não só apagará uma má impressão, mas criará clientes fiéis.

5. Não investir em tecnologia

A tecnologia é uma dimensão técnica insuperável no mundo em que vivemos. Não se engane, não importa o tamanho do seu negócio ou qual o seu ramo de atuação, ferramentas tecnológicas podem te fornecer um diferencial competitivo que faz muita diferença nos seus resultados.

Seja no controle do seu estoque, no atendimento aos clientes, nas plataformas de venda e logística de entrega ou no relacionamento com a sua clientela, investir em tecnologia é fundamental para ter um pequeno negócio lucrativo e eficiente, para você trabalhar menos e ganhar mais.

6. Não observar a concorrência

Conhecer a realidade do mercado em que você atua, as melhores práticas, os erros e acertos dos seus concorrentes e o comportamento dos clientes é fundamental para que você consiga planejar e agir para estar sempre a frente, ou conseguir alcançar sua melhor forma.

Aprenda com a concorrência e tenha conhecimento da forma como eles atuam e o que seu negócio tem de melhor e de pior em relação aos outros. Só assim você saberá onde está situado, quanto pode cobrar para conseguir lucrar o máximo possível e manter a preferência dos seus clientes.

7. Ignorar os números

Mais do que só conhecer com exatidão todos os números que envolvem a gestão do seu negócio é preciso que você aja! Os números não mentem e você não pode jamais ignorá-los. É óbvio que diversos fatores devem ser considerados antes de mudar seu negócio radicalmente, mas pode ser preciso fazê-lo mais rápido do que você pensa.

Então, fique atento no acompanhamento dos números, mantenha registros organizados e atualizados e planeje ações para todos os cenários possíveis. Caso uma tendência seja demonstrada reaja rapidamente e mude sempre que for preciso para manter a sua empresa saudável.

Evitando a prática dos erros que listamos você estará mais próximo de alcançar os seus objetivos. Se você já sabe qual negócio quer montar, ou já tem algum empreendimento comercial em andamento, tenha certeza de não ser displicente com nenhum desses erros, ou sua empresa poderá enfrentar complicações.

Mas se você ainda não se decidiu sobre o ramo em que atuará uma boa opção é investir na venda de confeitaria e panificação. O ramo da alimentação tem uma demanda sólida e os custos de produção são relativamente baixos. Leia nosso texto sobre como montar uma padaria e descubra como é possível ter sucesso começando um negócio do zero!

You Might Also Like

No Comments

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: