Dicas

Como escolher um bom medidor de ingredientes? Saiba aqui!

junho 30, 2020
medidor de ingredientes

“Uma xícara de açúcar, um copo de leite…”. Os caderninhos de receita das nossas avós são repletos de medidas escritas dessa forma, sem maiores indicações ou, muito menos, padronização. Também é comum encontrarmos instruções com o termo “uma pitada de”.

Baseados nas mesmas incríveis receitas das vovós, certamente, essas medidas dão certo! Mas convenhamos que, em produção mais profissional, é preciso contar com recursos mais precisos, como um medidor de ingredientes.

Os motivos são inúmeros: além de padronizar as misturas, garantindo que seja entregue ao cliente sempre o mesmo produto, um bom medidor evita desperdícios de matérias-primas e receitas com um resultado final errado — tudo isso, erros terríveis que podem levar o seu lucro por água abaixo.

Quer saber, então, como escolher um bom medidor de ingredientes? Continue a leitura!

A importância de contar com o medidor de ingredientes certo

Acredite, um bom medidor de ingredientes é capaz de se tornar o melhor amigo de um confeiteiro em pouquíssimo tempo.

Isso porque o utensílio, além de garantir a padronização das suas receitas, como já dissemos, facilita — e muito — o dia a dia em uma cozinha.

Entre as principais vantagens que os medidores de ingredientes trazem para uma produção profissional, podemos destacar algumas como as principais. Veja!

Agilidade no preparo

Não é preciso buscar sempre por determinada xícara, copo ou colher, por exemplo, e ficar refém desse objeto para garantir o seu produto final; basta deixar os seus medidores sempre à mão e agilizar o processo.

Afinal, imagina se a sua xícara de medidas quebra? Além disso, você vai ver mais adiante que uma xícara comum não tem a mesma precisão de uma xícara medidora.

Cálculo de custos

A partir de uma ficha bem elaborada, com as medidas precisas de cada insumo, é possível calcular os custos dos seus produtos de forma mais eficiente, e, assim, aumentar a sua margem de lucro de acordo com o que gasta, sem achismos, cobrando um valor justo dos consumidores.

Eficiência operacional

Essa mesma ficha técnica vai facilitar bastante o trabalho da cozinha, especialmente se existe mais de uma pessoa trabalhando. Nada de ingredientes colocados “a olho”, sem controle de quantidades, custo e garantia de sabor. Seguindo a linha de produção, todos vão saber exatamente o que fazer e o que vão encontrar, quando o trabalho estiver finalizado.

Os tipos de medidores existentes

Você não imaginou que um objeto tão pequeno teria tantas responsabilidades, não é mesmo? Justamente por ser tão importante e indispensável, existem, atualmente, uma variedade de medidores existentes no mercado.

Além de se diferenciarem pelo material com que são confeccionados, eles também são distintos em relação às medidas. Os mais comuns na confeitaria são os seguintes!

Medidor de xícaras

A xícara medidora foi criada pela chef americana Faniie Farmer. Em 1896, ela publicou um livro que utilizada o sistema de medida por capacidade utilizando a xícara como unidade, o Boston Cooking-School Cook Book.

Vale lembrar que nos Estados Unidos, uma xícara equivale a, aproximadamente, 240 mililitros (ou, com mais precisão, 236,6 mililitros, que, muitas vezes, é arredondado para 237 mililitros).

Medidor de colheres

As colheres medidoras seguem a mesma lógica das xícaras. Antes de comprar os seus kits medidores, confira a indicação do volume deles, e meça em sua cozinha o quanto cabe, a fim de confirmar a acuracidade — e padronizar de acordo com as suas receitas.

Os métodos utilizados para medir receitas

Se você já tem alguma experiência na cozinha, já percebeu que as medidas em gramas e mililitros são completamente diferentes. Acreditar que 250 g é o mesmo que 250 ml pode destruir a sua receita em segundos.

Também é perigoso usar a mesma forma de medida para todos os ingredientes, sejam eles secos ou líquidos.. Isso porque 100 g de chocolate não têm o mesmo efeito de 100 g de açúcar. Por esse motivo, os copos medidores trazem as marcações distintas para matérias-primas diferentes.

Apenas para lhe dar uma base, as medidas-padrão americanas são:

  • 1 colher de chá = 5 ml;
  • 1 colher de sopa (ou 3 colheres de chá) = 15 mililitros ml;
  • 1/4 de xícara (ou 4 colheres de sopa) = 59 mililitros ml;
  • 1/2 de xícara (ou 8 colheres de sopa) = 118 mililitros ml;
  • 1 xícara (ou 16 colheres de sopa) = 237 mililitros (ml).

A necessidade de medidores profissionais

Estamos, aqui, falando sobre o padrão americano de medição porque ele se assemelha bastante à forma como trabalhamos no Brasil, usando xícaras e colheres como unidades de medida de capacidade.

Mas é fundamental esclarecer que se você pretende utilizar nas suas receitas essas medidas por capacidade, precisa investir em conjuntos de medidores para ingredientes secos e líquidos.

Afinal, para garantir a padronização (e a profissionalização) das suas receitas, é essencial saber que uma xícara de medição não tem equivalência com uma xícara de chá comum, bem como acontece com as colheres.

A influência da precisão na qualidade do produto

A confeitaria, bem sabemos, é uma ciência mais ligada à química do que a própria gastronomia. Enquanto nas cozinhas dos restaurantes os chefs podem ousar em temperos e misturas, criando sabores diferentes em um toque de mágico, os confeiteiros precisam se ater às receitas para que nada desande.

É claro que as inovações na confeitaria existem — e são sempre bem-vindas, mas, geralmente, elas são resultados de muito estudos e testes (que deram errado antes de dar muito certo).

Acrescente, por exemplo, um pouco de açúcar a mais, ou um pouco de fermento a menos, e toda a sua receita pode ser prejudicada a ponto de não poder ser aproveitada.

Agora que você já sabe sobre a importância de contar com um bom medidor de ingredientes, percebeu também como é fundamental priorizar uma boa marca na hora de comprar os seus, a fim de garantir não apenas mais precisão, mas também objetos produzidos com materiais seguros e de qualidade assegurada.

A Chef Center pode ajudá-lo nesse momento! Temos diversas opções de medidores, para as mais variadas finalidades e atendendo a todos os perfis de chefs. Entre em contato com a nossa equipe para conhecer as nossas ofertas e como fazer as suas compras com segurança e agilidade!

You Might Also Like

No Comments

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: