Dicas

8 cuidados indispensáveis que se deve ter com equipamentos de cozinha

julho 14, 2020
equipamentos de cozinha

A melhor forma de conservar seus equipamentos de cozinha e mantê-los sempre em sua melhor forma é ter um cuidado constante com a sua limpeza e manutenção. Essa não é uma tarefa fácil, já que a sujeira é inerente a muitos processos, como as frituras.

Além disso, há produtos que se prendem aos utensílios, como os corantes e as gorduras. Entretanto, fazendo um pouco de cada vez e tendo organização, é possível! Na lista a seguir, você encontrará alguns dos cuidados primordiais para a utilidade plena e a longevidade dos seus equipamentos. Então, siga com a leitura e se prepare para agir!

1. Tenha um cronograma de limpeza

O primeiro passo é encontrar tempo para fazer uma limpeza mais dedicada em seus equipamentos. É impossível limpar todos de uma vez, principalmente se o expediente for longo e cansativo. Por isso, o mais indicado é que você estabeleça um cronograma periódico que permita limpar alguns itens por vez.

Os equipamentos maiores e mais trabalhosos devem ser limpos individualmente. Já aqueles menores, mais leves e fáceis de limpar, como talheres e copos, podem ser agrupados. O importante é você não se sobrecarregar e dedicar tempo suficiente em cada um dos equipamentos. Isso é uma boa prática de gestão do seu negócio!

2. Use os produtos adequados

Um erro muito comum é utilizar produtos contraindicados ou que não sejam eficientes na limpeza dos equipamentos. A maioria deles deve ser limpa apenas com água e sabão. Os produtos adstringentes, ácidos ou etílicos podem manchar, arranhar ou danificar as superfícies, o que pode comprometer o seu bom funcionamento.

Outra dica é garantir que a bucha, palha de aço ou pano que você esteja utilizando também sejam adequados para cada processo. Não improvise e não se contente com soluções intermediárias. Tenha sempre à mão o material de limpeza correto. Leia rótulos e instruções dos equipamentos, quando houverem, para se certificar!

3. Deixe os equipamentos secarem naturalmente

Há no mercado diversas máquinas e produtos secantes que auxiliam na secagem e aceleram o processo. Muitas vezes, isso é necessário para o andamento das atividades e para aliviar a carga de trabalho das pessoas envolvidas. No entanto, eles não são indicados para todos os equipamentos.

Leia atentamente as instruções de uso, tenha bom senso para o uso desse tipo de recurso e prefira a secagem natural, sempre que possível. Assim, você evita danos, manchas e alterações nas características dos seus equipamentos, que podem ser permanentes.

4. Faça inspeções e reparos

Outra dica importante é fazer inspeções periódicas para verificar o estado e a necessidade de reparos nos seus equipamentos de cozinha. A correria dos trabalhos pode fazer com que você esteja sempre protelando essas atividades, mas isso pode trazer diversos transtornos com o tempo.

Muitas das peças sobressalentes podem ser compradas separadamente por um preço relativamente baixo. Em outros casos, basta apenas um aperto moderado com as ferramentas corretas. Frestas e rachaduras favorecem a fixação da sujeira e o crescimento de microrganismos noivos à saúde, então tenha cuidado e as elimine assim que forem percebidas.

5. Verifique a vedação dos armários

É fundamental que sua cozinha possua acomodações próprias para seus equipamentos. É impensável uma cozinha sem armários, mas não basta tê-los, é preciso que eles estejam em bom estado e que sejam feitos de materiais resistentes. Verifique se há indícios que a poeira e a sujeira estejam entrando nos seus armários e se fixando nos seus equipamentos.

Corrigir esse problema e manter e a vedação em bom estado previne a necessidade de limpezas muito mais trabalhosas e danos aos seus equipamentos. Em alguns casos, é preciso que seja feita a substituição de algumas peças, em outros é possível adaptar e melhorar os encaixes.

6. Proteja superfícies delicadas

Os utensílios que contêm objetos feitos de cerâmica, madeira ou teflon são muito comuns nas cozinhas modernas. Eles são muito úteis e têm características específicas que os fazem insubstituíveis em algumas situações. Mas é preciso ter um cuidado redobrado com esse tipo de equipamento.

Isso porque eles são danificados com muita facilidade e se desgastam de forma acelerada quando não recebem a proteção correta durante o armazenamento. Tenha o cuidado de manter sempre protegidas às superfícies mais sensíveis e separe-as de outras mais rígidas e resistentes.

7. Não empilhe

A quantidade de equipamentos de que necessitamos para realizar as tarefas com maior perfeição, praticidade e agilidade é muito grande e, muitas vezes, superior à capacidade de nossos armários de acomodá-los. Por isso, uma prática muito comum é fazer pilhas complexas que tornam o acesso rápido a eles quase impossível.

Essa prática é muito perigosa para os equipamentos. Ao retirar um equipamento ou utensílio você pode, mesmo sem perceber, danificar outro que esteja sobre ou sob ele. Além disso, o próprio peso da pilha pode ser suficiente para amassar ou até mesmo quebrar algum item. Portanto, evite essa prática.

8. Mantenha objetos afiados separados

Outro importante cuidado é manter as partes pontiagudas ou afiadas distantes dos demais itens. É claro que você não quer manter seus equipamentos desmontados, com as partes espalhadas pela sua cozinha, mas é preciso identificar e ter um cuidado maior com partes que possam danificar outros equipamentos.

As facas devem ser guardadas separadamente, de preferência com o auxílio de uma superfície imantada, que facilite o acesso a elas e as mantém distantes. Outras superfícies cortantes, protuberantes, muito rígidas ou com pontas finas devem ser mantidas separadas das outras, ou até mesmo embaladas, para evitar o desgaste prematuro e danos.

Quando você tem equipamentos eficientes, duráveis e específicos para cada atividade, consegue produzir com maior qualidade e menor esforço. E cuidando bem deles verá que o investimento vale muito a pena. Então, escolha apenas os melhores utensílios para sua cozinha.

Na Chef Center você encontra as melhores marcas e produtos culinários. Uma variedade imensa de tudo que você precisa para fazer suas receitas e os melhores preços você só encontra lá. Visite o site agora mesmo e deixe sua cozinha pronta para atender seus clientes e te levar aos seus objetivos!

You Might Also Like

No Comments

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: