Empreendedorismo

Doces personalizados para festa: vale a pena vender?

julho 22, 2020
doces personalizados para festa

Se você tem acompanhado as últimas tendências em festas infantis, já deve ter notado que muita coisa mudou, não é mesmo? A decoração tem sido cada vez mais marcante, as temáticas muito criativas e os doces, personalizados para festa, que são praticamente itens obrigatórios. Afinal, a ideia é surpreender os convidados, levando em consideração a personalidade e essência do evento.

E as festas de aniversário não são as únicas que buscam por personalização, pois também há outros eventos, como casamentos, noivados, chás de bebê e formaturas que exigem esse tipo de detalhe. Assim, por ser uma área com bastante demanda, muitos confeiteiros têm investido nesse segmento, enquanto outros se perguntam: será que vale mesmo a pena?

É exatamente o que você verá neste post! Continue a leitura e entenda melhor sobre as vantagens de investir nessa área e descubra o que é necessário para oferecer doces personalizados para festa!

Alta procura

Esse certamente é um dos principais motivos pelos quais vale a pena investir na produção de doces personalizados. A alta demanda é praticamente uma certeza para esse mercado, tendo em vista que é um produto que combina com diversos tipos de eventos e oferece um quê a mais para a temática da festa.

E se tem uma coisa que todos os profissionais que trabalham com confeitaria gostam é de ter uma constância de pedidos. A partir disso, é que você pode elaborar o seu planejamento financeiro e organizar a gestão do seu negócio para, quem sabe, até fazer investimentos e ampliações no empreendimento futuramente.

Boa lucratividade

Outro fator importante e vantajoso diz respeito à lucratividade do segmento. Como produzir os doces não exige, necessariamente, um aumento no custo dos ingredientes e utensílios que você já usa, mas precisa de conhecimento das técnicas e criatividade, pode-se dizer que é um negócio bem rentável. Afinal, o preço mais alto do produto é justificável para o cliente, devido aos detalhes e personalização do trabalho.

Essa vantagem aliada à alta demanda descrita no item anterior é a receita para o saldo positivo no final do mês. Contudo, para esse objetivo, é importante precificar corretamente os doces, então, considere o seu lucro, os gastos com ingredientes, mão de obra, utensílios, assim como os custos extras, como água, energia, gás etc.

Diferencial competitivo

Muitos confeiteiros ainda trabalham apenas produzindo doces tradicionais e não há nada de errado nisso, porém certamente eles não serão a opção mais procurada por clientes que procuram itens personalizados para festa. É justamente por esse motivo que oferecer produtos com esse foco é considerado um diferencial competitivo e tanto.

Na verdade, trabalhar com personalização é uma forma até de fortalecer sua marca e divulgar seu trabalho. Isso porque os seus doces podem chamar a atenção dos convidados do evento para o qual seu trabalho foi contratado e, assim, o marketing boca a boca ocorre naturalmente, trazendo mais clientes interessados nos seus produtos. Aqui, fazer um bom atendimento também influencia bastante a indicação para terceiros, portanto, priorize o bom serviço e a qualidade sempre!

Diversidade de opções

Outra vantagem de vender doces personalizados para festa é que o leque de opções é bem vasto. Assim, você não precisa, e nem deve, oferecer só um tipo de produto, pois os clientes costumam querer itens diferenciados para compor seus eventos e surpreender seus convidados.

Além do mais, é possível que o próprio cliente chegue com ideias inovadoras e você deve ser capaz de executar para garantir a venda. Assim, estar aberto para novas possibilidades costuma ser uma característica essencial para quem deseja trabalhar nessa área. Porém, nada impede que você tenha alguns itens em mente para oferecer. Veja algumas sugestões:

  • cake pop;
  • brigadeiros na taça;
  • maça do amor gourmet;
  • cupcakes decorados;
  • bolo no cone;
  • brownies diferenciados;
  • doces típicos;
  • trufas decoradas;
  • pipoca doce;
  • bombons temáticos e muito mais.

Satisfação dos clientes

A alegria de todo confeiteiro é ver os clientes satisfeitos com o trabalho oferecido por eles, não é mesmo? É o que geralmente acontece quando trabalhamos com doces personalizados para festa. O motivo para isso é que, ao realizarmos um evento, planejamos e idealizamos muitas coisas, ou seja, fazer uma festa têm muito a ver com as nossas emoções e expectativas.

É por isso que o cliente precisa contar com profissionais que tenham responsabilidade e a capacidade de transformar sonhos em realidade. Dessa forma, além do retorno financeiro pelo trabalho, você terá a admiração e a confiança dos seus clientes — o que ajudará a construir sua realização profissional.

Possibilidade de soltar a imaginação

Você gosta de criar e detesta ter uma rotina sem muitas novidades? Então, a área de doces personalizados para festa é para você. Como dissemos anteriormente, são várias as opções de produção e é possível usar diferentes técnicas para chegar aos mais diversos resultados.

Nesse tipo de preparação, a decoração é um dos itens mais importante, pois, é a partir dela, que os doces ganharam a cara da festa e um ar de sofisticação a mais. Por essa razão, ficar de olho nas tendências é o melhor caminho para um trabalho bem-sucedido. Além disso, capriche nas embalagens e traga novidades também nesse sentido, pois ela também faz parte da decoração.

Se você se convenceu a respeito das vantagens de vender doces personalizados para festa, tenha em mente que é preciso cumprir alguns requisitos antes de se aventurar na área. Por exemplo, estar aberto para aprender novas técnicas, mesmo que seja necessário investir em cursos, é um diferencial importante. Além disso, é preciso ter interesse em acompanhar as tendências e se manter atualizado.

O mesmo vale para os equipamentos e utensílios. Não é preciso ter uma cozinha super profissional, mas é importante ter os recursos mínimos para trabalhar com confeitaria. Nesse caso, vale investir em itens de decoração, como bicos de confeitar diversos, embalagens diferentes, formas, corantes em gel etc. Esses produtos vão dar a liberdade para liberar a criatividade que você precisa!

E então, o que achou de saber mais sobre o mundo da confeitaria? Então, prepare-se para uma dica extra: compartilhe este post com seus amigos nas redes sociais e ajude a disseminar conteúdo de qualidade!

You Might Also Like

No Comments

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: