Receitas

Conheça 6 tipos de comida italiana para vender na padaria

julho 27, 2020
tipos de comida italiana

Você sabia que a culinária italiana não é composta somente de massas? Além dos pratos típicos, há outros famosos que vão desde entradas a sobremesas, sendo difícil de resistir. Existem diversos tipos de comida italiana, e a refeição é dividida em três partes: o antepasto, que são preparações leves, como frutas e saladas, os pratos principais e as sobremesas.

Por serem deliciosas, as preparações fazem muito sucesso no Brasil e são encontradas nos mais diversos tipos de estabelecimentos comerciais, o que comprova sua força. A culinária é muito rica e tem forte influência da cozinha mediterrânea, proporcionando uma grande variedade de frutos do mar. Além disso, os italianos consomem muitos pratos à base de carne, como o filé à parmigiana.

Se você deseja conhecer os principais tipos de comida italiana para vender na sua padaria e conquistar ainda mais clientes, continue a leitura deste post!

1. Pizza

A pizza é uma das preparações mais consumidas no mundo e o prato italiano mais conhecido. Ela foi inventada no sul da Itália em 1889, e se tornou popular no resto do país no final do século XX. É uma comida típica muito apreciada, e cada país tem sua própria versão de pizza, com diferentes ingredientes.

Para fidelizar os consumidores, é essencial investir em um bom mix de produtos. A diversificação dos itens do cardápio não é somente uma opção, mas uma necessidade e uma boa estratégia de sobrevivência em um mercado competitivo e acirrado.

Diante desse cenário, muitos empreendedores do segmento das padarias estão incluindo a pizza em seus estabelecimentos. Por ser uma receita com várias possibilidades de ingredientes e sabores que podem agradar os clientes, essa alternativa pode ser muito válida.

2. Focaccia

Outro lanche típico italiano, a focaccia é um pão macio e achatado, que pode lembrar uma pizza, já que tem uma massa baixa e pode ter coberturas. A sua superfície apresenta furinhos que permitem que o azeite penetre na massa, deixando-a ainda mais gostosa.

A mais conhecida é a focaccia genovese, com pinceladas de azeite e sal grosso. Ela é feita com sal, água, fermento e farinha, e normalmente utiliza-se o alecrim, que confere um aroma único. A massa é aberta com as mãos em uma fôrma, sempre em uma espessura alta. O prato é típico dos camponeses italianos, sendo muito consumido no café da manhã.

Por ser uma preparação simples e cheia de sabor, pode ser incluída no cardápio da padaria. Você pode optar pela focaccia clássica, somente com azeite ou sal grosso, ou incluir novos ingredientes, como alecrim, tomate e manjericão.

3. Bruschetta

Apesar de não ser muito conhecida pelos brasileiros, a bruschetta é muito apreciada pelos europeus e italianos. Ela foi inventada pelos trabalhadores rurais italianos, criando o prato para reaproveitar as sobras dos pães do dia anterior, guarnecendo-os com os ingredientes disponíveis.

A receita se popularizou em vários países com influência italiana, e cada vez mais se torna sofisticada. O prato é composto basicamente de torrada, manjericão, alho, pimenta, azeite e sal, levemente assados. Servida como um antepasto, a palavra tem origem do italiano, da palavra “bruscatto” (tostado ou torrado).

Para agradar os mais variados paladares dos clientes, você pode investir em diferentes tipos de bruschetta. Algumas opções incluem tomate e manjericão, bacon e provolone, abobrinha, pera com queijo brie, salmão e cream cheese.

4. Ciabatta

O pão ciabatta é ideal para montar um sanduíche delicioso. No geral, a receita inclui o preparo da esponja, que é uma mistura de água, fermento e farinha algum tempo antes da massa propriamente dita. O resultado é a formação em grandes quantidades de gases no interior do pão, provocando os tradicionais buracos no miolo.

O nome vem do italiano para chinelo, em decorrência do seu formato achatado. Como em sua composição existe uma quantidade grande de água, esse pão apresenta um miolo bem aerado e mole. Para servi-lo na sua padaria, uma boa opção é substituir o pão de hambúrguer pela ciabatta, proporcionando novos aromas e texturas ao sanduíche.

Além disso, o pão fica incrível com salmão defumado, frango, presunto parma, salaminho, queijos e rosbife.

5. Gelatto

O gelatto é o sorvete artesanal italiano. Diferentemente das receitas comuns de sorvete, no gelatto usa-se menos açúcar, gordura e leite. Em sua preparação, os ingredientes são mais naturais e frescos, podendo utilizar abacate, leite fresco e nozes.

Quando foi criado, era uma sobremesa restrita aos nobres, mas há um tempo vem ganhando cada vez mais espaço nos estabelecimentos brasileiros. Uma característica interessante da sobremesa é a incorporação de ar na preparação, garantindo cremosidade, leveza e suavidade.

No geral, as frutas da estação são utilizadas em seu preparo, sem a adição de aromatizantes, corantes ou conservantes. Como o Brasil costuma ser um país bem quente, essa é uma excelente alternativa para oferecer na sua padaria. Alguns sabores incluem frutas, pistache, flocos, avelã e chocolate.

6. Cannoli

O cannoli é outra sobremesa saborosa e muito conhecida. O doce é uma massa em formato de tubo, que é frita e recheada tradicionalmente com creme de ricota. O prato é oriundo da Sicília e surgiu durante a dominação árabe no sul da Itália, por volta do ano de 75 d.C.

A massa leva ovos, açúcar, farinha de trigo, baunilha, cachaça, vinho, canela, manteiga e chocolate em pó. Apesar do creme de ricota ser um recheio clássico, é possível variá-lo para oferecer opções diversificadas aos clientes da padaria. Algumas opções são doce de leite, creme de avelã, brigadeiro, creme de confeiteiro e geleia de pêssego. Solte a criatividade para criar diversas receitas de cannoli!

Como vimos, existem muitos tipos de comida italiana que vão fazer sucesso na sua padaria. Agora que você sabe mais sobre o assunto, lembre-se de adotar a venda desses produtos para atrair um número maior de clientes e obter os melhores resultados para o seu negócio. Além disso, não deixe de conferir os nossos produtos!

Gostou deste post e tem alguma dúvida sobre o assunto? Entre em contato conosco para saná-la! Será um prazer responder aos seus questionamentos!

You Might Also Like

No Comments

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: